Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Adivinhe Quem Vem Para Assustar

Maurício Veneza

Desanimados com o mundo atual, quatro seres encantados se reúnem para conversar: o Saci, a Cuca, o Curupira e a Boiuna. Já não assustam mais ninguém, não conseguem transitar em paz pelas matas nem defender seu território, a natureza. Um monstro muito mais eficiente e assustador faz coisas de arrepiar cabelo da sola do pé. Vive diante da televisão, joga lixo em todo lugar, derruba matas, polui rios, usa armas perigosas: o homem, que, com seu comportamento predador, destrói o meio ambiente e atropela encantos... O texto aborda personagens do nosso folclore sem se limitar a recontar as histórias já existentes.

Saiba Mais

Chico Pena Azul

Maurício Veneza

Inspirado em contos populares, o conhecido autor Maurício Veneza cria um conto acumulativo no qual Chico vai correr o mundo para dar um jeito em sua vida. À medida que caminha, encontra pessoas necessitadas de ajuda e que, em troca, lhe dão algo (um botão de madrepérola, um vidrinho de azeite, uma corda de viola...). Esses objetos, na estrutura circular dos contos acumulativos, vão sendo trocados a cada encontro. Até que Chico ajuda um pássaro azul, que, em retribuição, lhe dá uma pena para enfeitar o chapéu. Mas não é uma pena qualquer...

Saiba Mais

Crime Na Escola Sinistra

Maurício Veneza

Daniela e Lucas são pré-adolescentes mas se sentem adultos demais para frequentar o Clube do Gambazinho Feliz. Porém sua mãe é inflexível e pede ao tio Roberto que os leve para lá. No trajeto, eles são surpreendidos por uma tempestade que os faz mudar os planos e abrigarem-se em uma sinistra e abandonada escola, habitada por uma estranha família. Visitantes ainda mais estranhos surgem no decorrer da noite. É quando ocorre um crime sem explicações aparentes. Quem será o assassino da escola sinitra? Daniela e Lucas ajudam a desvendar esse mistério.

Saiba Mais

Dia De Feira

Maurício Veneza

Se você já foi à feira algum dia, ouviu o burburinho dos feirantes ao oferecer suas mercadorias e algumas das brincadeiras que eles fazem para chamar a atenção dos fregueses. Imagine, no entanto, ser vizinho de uma feira, e ser acordado num domingo pela gritaria, pela movimentação das pessoas e pelo cheiro de fruta e peixe! Será que é divertido? Por meio de uma linguagem poética, o autor Maurício Veneza vai contar essa história direitinho.

Saiba Mais

Meia Palavra Não Basta

Maurício Veneza

Xi! A curiosidade dos bichos causa uma grande confusão na floresta! O tamanduá pergunta ao guaxinim aonde ele vai correndo daquele jeito e, da resposta, só ouve o final "eiro". Logo pensa em dinheiro e sai correndo também. Já o cachorro do mato entende "bombeiro" e imagina um incêndio na mata. O sapo supõe que se trata do nome de um jogo, e a ema, que alguém tropeçou e está ferido. Quando chegam à casa do guaxinim, todos ficam desapontados: não há dinheiro, nem incêndio, nem jogo, nem ninguém machucado. E agora?

Saiba Mais

Quem perde a voz perde a vez

Maurício Veneza

Em uma pequena cidade de um país enorme, um homem de voz possante resolve dar ordens para outros dois, que imediatamente passam a obedecê-lo. Esses dois, por sua vez, resolvem também mandar, e logo encontram quem lhes obedeça. Desse modo, em breve a cidade está povoada de gente que manda e gente que obedece, submissa. Até que o primeiro homem perde a voz, e a cidade descobre que pode funcionar sem ordens. Só que isso dura pouco...

Saiba Mais