Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Noviço

Martins Pena

Considerado um dos melhores observadores da sociedade brasileira de seu tempo, Martins Pena parte, nesta obra, de um casamento por interesse para extrair cenas de humor e demonstrar as consequências da ambição desmesurada e da falsa vocação.

Saiba Mais

O Noviço / O Judas Em Sábado De Aleluia

Martins Pena

Se é verdade que mentira tem perna curta, a ambição também tem. Juntas, as duas podem criar grandes confusões. Estas peças retratam com bastante humor o Brasil do século XIX e oferecem momentos de confusão e diversão.

Saiba Mais

Três Casamentos - Farsa De Inês Pereira / Quem Casa, Quer Casa / Até Que A Vida Nos Separe

Gil Vicente, Martins Pena, Alexandre Azevedo

“Mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube”; “quem casa, quer casa longe de casa”; “se casamento fosse bom não precisava de testemunhas” – esses são os provérbios que servem de ponto de partida para as peças teatrais "A Farsa de Inês Pereira", escrita por Gil Vicente, em 1523; "Quem casa, quer casa", escrita por Martins Pena, no século XIX, e "Até que a vida nos separe", peça contemporânea de Alexandre Azevedo. Nelas, diferentes casamentos são apresentados de forma irônica e bem-humorada. Em cena, figuras como a sogra palpiteira e mandona, noivas reclamonas que querem mudar de vida com o casamento, noivos que não querem saber de trabalho, maridos, esposas, ex-maridos, ex-esposas... Nesta obra, romance, intrigas e discussões envolvem as personagens das três peças teatrais, nas quais se pode entrever o olhar crítico e o riso irônico de seus autores sobre a sociedade e suas convenções.

Saiba Mais