Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Guerra Do Lanche

Lourenço Cazarré

O primeiro dia de aula no Ensino Fundamental II foi inesquecível para Cândido. A ansiedade era tanta que ele teve pesadelo de madrugada. Ao chegar cansado e com sono na escola, ele passa por uma série de trotes organizada pelos repetentes e meninos dos anos mais velhos. Se parasse por aí, já seria um dia terrível, mas o pior ainda está por vir. Durante a aula do professor de português, Kurt Schulmeister, o sanduíche que estava na mochila de Cândido desaparece misteriosamente. O furto de lanche continua durante as outras semanas, e segue além da Semana do Trote. Com a ajuda dos novos amigos, Fuzilica e Bolota, o garoto vai armar diversos planos para combater a Gangue do Lanche e garantir que a hora do recreio não seja mais tão chata. As lembranças da época de escola inspiraram Lourenço Cazarré a escrever esta história que vai divertir os jovens leitores da série Vaga-Lume.

Saiba Mais

Clube Dos Leitores De Histórias Tristes

Lourenço Cazarré

Olga Krapowiski organiza um Clube de Leitores em uma escola. Quem será essa mulher misteriosa, responsável por ensinar aos jovens a importância da literatura? Lendo contos famosos, os integrantes do Clube entram em contato com mundos e personagens diferentes, aprendendo mais sobre grandes autores e principalmente sobre suas próprias vidas, sentindo na pele o que leem, desenvolvendo a sensibilidade e se metendo em uma aventura digna de livros de ficção.

Saiba Mais

Devezenquandário De Leila Rosa Canguçu

Lourenço Cazarré

Leila Rosa é uma adolescente que mora em Brasília e escreve no computador um devezenquandário, contando para uma amiga imaginária, Fulana, o que a faz refletir, os acontecimentos familiares que aos poucos vão formando seu caráter, as dúvidas próprias da adolescência que não sabe como resolver, enfim, tudo o que mexe com sua cabeça e com seu coração.

Saiba Mais

Estava Nascendo O Dia Em Que Conheceriam O Mar

Lourenço Cazarré

Fulgêncio é um senhor de vida sofrida e simples que só tem a companhia de um único neto. Ao descobrir que pode perdê-lo, dispõe-se a fazer de tudo para que o menino permaneça feliz, ainda que isso exija de Fulgêncio rever sua trajetória, seus valores e superar qualquer tipo de dor.

Saiba Mais

Ilhados - Tratado Sobre Guris

Lourenço Cazarré

Quem pensa que vida de guri é só alegria, jogo de bola e banho de açude precisa olhar mais de perto, atentamente, para descobrir que é muito mais do que isso. Vida de guri também é ansiedade com as novas descobertas, os ritos de iniciação, o pesadelo nas noites acaloradas, a cumplicidade gostosa do avô ou do cusco. É também o chamado para o combate, a convivência com a intolerância, o medo da humilhação, o confronto com a morte, o controle do animal que existe dentro de si. Mas, o melhor da vida de guri é exasperar-se com o universo indecifrável das mulheres, o despertar para o próprio valor e a esperança no que está por vir.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais

O Homem Que Sabia Javanês

Lima Barreto, Lourenço Cazarré, Antonio Barreto, Elias José, João Antônio

Contos clássicos são a base para as reescrituras. Um encontro entre grandes nomes da literatura - os autores do texto de origem e os que escrevem as paródias: Lima Barreto - "O homem que sabia javanês"; Antonio Barreto - "Fulanga"; Elias José - "A volta por cima"; João Antônio - "Publicitário do ano" e Lourenço Cazarré - "Inventário".

Saiba Mais

O Motorista Que Contava Assustadoras Histórias De Amor

Lourenço Cazarré

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Os alunos do colégio Vicente de Paula que o digam. Durante a excursão escolar aos pontos históricos do interior gaúcho, a turma, guiada pelas palavras sedutoras de Seu Vereveveco, o motorista e um contador de histórias de mão-cheia, penetra nesse universo da narrativa oral, em que até os mortos podem viver um grande amor.

Saiba Mais

O Senhor Da Escuridão

Lourenço Cazarré

Um garoto de 12 anos se transforma em rato e passa um dia nos esgotos da própria casa. Até seu bichano de estimação se torna uma ameaça. O leitor é desafiado a compreender esta trama fascinante, inspirada na obra A metamorfose, de Franz Kafka.

Saiba Mais

Quem Matou O Mestre De Matemática?

Lourenço Cazarré

Lourival, um garoto de quinze anos, está em apuros: é o principal suspeito da morte do professor Eurico Prata, o milionário mais pão-duro da cidade. Mas ele é apenas o primeiro de uma longa e divertida lista de sete suspeitos. Nesta sátira do gênero policial, estão presentes todas as peças de um quebra-cabeça para uma boa trama: vários suspeitos, todos com boas razões para matar a vítima, um desfecho inesperado e uma grande dose de bom humor.

Saiba Mais

Três Cavaleiros - Rei Artur / Ivanhoé / O Guerreiro Dos Cabelos De Fogo

Thomas Malory, Walter Scott, Lourenço Cazarré

O Rei Artur teria existido realmente? Foi uma figura histórica ou um herói de lendas antigas, que viveu grandes aventuras junto com os Cavaleiros da Távola Redonda, às voltas com objetos mágicos e misteriosos como a espada Excalibur e o cálice do Graal? Certamente, cada leitor terá o seu ponto de vista depois de ler "Rei Artur", adaptado a partir da obra de Thomas Malory, escrita em meados da década de 1460. "Ivanhoé", outro herói que carrega as marcas da História e da lenda, acompanha Ricardo Coração de Leão que, ao voltar das Cruzadas, luta para recuperar seu lugar como rei da Inglaterra. A narrativa escrita por Walter Scott se passa na Inglaterra do século XII. Nela, além de Ivanhoé e Ricardo Coração de Leão, encontramos outras personagens marcantes, como a bela judia Rebeca e seu pai Isaac, a meiga Rowena, Cedric, Wamba, Gurth, Robin Hood e seus seguidores. Em "O Guerreiro dos Cabelos de Fogo", de Lourenço Cazarré, que também é o adaptador dos dois clássicos, temos uma narrativa que se passa no século XVIII. Guilherme Kugelfest, um menino perdido e faminto, caminha pelas ruas da cidade de Cádiz, depois de deixar seu país natal, a Alemanha. Depois de ser ajudado pelo padre Antonio Seppmayer, Guilherme decide acompanhá-lo na viagem que fará para o Novo Mundo. Os dois acabam por chegar ao sul do Brasil, lugar onde o jovem viverá aventuras que exigirão coragem, inteligência e força de caráter.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais