Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Clara Dos Anjos

Lima Barreto

A bela e inocente Clara, uma mulata pobre do subúrbio, conhece Cassi Jones, um malandro sedutor de classe média. Apesar da vigilância incessante dos pais, ela sucumbe aos galanteios de Cassi e assim inicia-se um romance rápido e furtivo, que traz consequências trágicas e desastrosas. Ao ambientar a trama nos bairros da periferia do Rio de Janeiro, Lima Barreto ressalta a miscigenação cultural e o sincretismo religioso ali presentes. Assim evidencia as diferenças de classe e o preconceito racial e socioeconômico da sociedade e das instituições do início do século XX.

Saiba Mais

Contos Brasileiros 1

Graciliano Ramos, Ignácio De Loyola Brandão, José J. Veiga, Lima Barreto, Luiz Vilela, Marcos Rey, Stanislaw Ponte Preta

Nesta antologia, nosso país é retratado em diferentes épocas e lugares por sete grandes autores. A diversidade é constatada não só no plano dos cenários, períodos e temas escolhidos, mas também nos estilos literários. Afinal, cada escritor tem seu repertório cultural, suas crenças e sua maneira única e particular de narrar, inventar e seduzir...

Saiba Mais

Histórias De Humor

Luís Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Stanislaw Ponte Preta, Antônio De Alcântara Machado, Graciliano Ramos, João Do Rio, Lima Barreto, Aluísio Azevedo, Artur Azevedo

As histórias deste livro expõem um panorama crítico e politizado da sociedade brasileira em várias épocas. Os contos ironizam costumes e comportamentos e levam o leitor a refletir sobre preconceito, ambição, hipocrisia e intolerância.

Saiba Mais

Histórias Divertidas

Fernando Sabino, Artur Azevedo, Machado De Assis, Stanislaw Ponte Preta, Lima Barreto, Luís Fernando Veríssimo, Aluísio Azevedo, Moacyr Scliar

Organizado por José Paulo Paes, este é um livro para ler e reler sempre que se precisar de uma boa dose de humor.

Saiba Mais

Histórias Fantásticas

Edgar Allan Poe, Lima Barreto, Guy De Maupassant, Moacyr Scliar, Charles Dickens, Franz Kafka, Murilo Rubião, Modesto Carone

Fatos estranhos, que parecem inexplicáveis, transformam a vida dos personagens destas 13 histórias em que o fantástico interfere no cotidiano e o desfecho fica por conta da interpretação do leitor.

Saiba Mais

Histórias Sobre Ética

La Fontaine, Machado De Assis, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Voltaire, Guido Fidelis, Katherine Mansfield, Lima Barreto, Lourenço Diaféria, Artur Azevedo, Álvaro Cardoso Gomes

Comuns a qualquer época e lugar, os dilemas éticos estão presentes em todas as sociedades. Suas nuances, porém, não são poucas - variam conforme o período, o povo, a cultura. A literatura, portanto, é terreno fértil para o debate e o questionamento desses elementos tão próprios dos humanos. Ética e consciência estão sempre em pauta nas grandes obras. As obras desta coletânea são trabalhos na exploração da ética em seus diversos aspectos. As narrativas trazem personagens frente às mais variadas situações, como a do forte se sobrepondo ao fraco, a oposição entre honestidade e vantagem, a conformidade e aceitação de valores sociais impregnados de preconceitos. Abrindo as histórias, um texto introdutório evidencia a relação desta obra com outras manifestações artísticas e lançando luzes sobre o contexto histórico em questão.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Gonçalves Dias, Edson Rodrigues Dos Passos, Ilka Brunhilde Laurito, Graciliano Ramos, Lima Barreto, Paulo Coelho, Carolina Maria De Jesus, Índios Ticuna, Pepetela, Monteiro Lobato, Alcântara Machado, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais

O Homem Que Sabia Javanês

Lima Barreto, Lourenço Cazarré, Antonio Barreto, Elias José, João Antônio

Contos clássicos são a base para as reescrituras. Um encontro entre grandes nomes da literatura - os autores do texto de origem e os que escrevem as paródias: Lima Barreto - "O homem que sabia javanês"; Antonio Barreto - "Fulanga"; Elias José - "A volta por cima"; João Antônio - "Publicitário do ano" e Lourenço Cazarré - "Inventário".

Saiba Mais

Os Bruzundangas

Lima Barreto

Um país imaginário, mas que nos parece bastante familiar: essa é a realidade mostrada por Lima Barreto ao falar da Bruzundanga. As crônicas, recheadas de ironia, revelam como os interesses privados governam a vida dos cidadãos dessa república, numa paródia contundente da sociedade brasileira no início do século XX. O autor faz uma crítica feroz aos preconceitos, à política conservadora e aos valores literários da época.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

José Louzeiro, Lima Barreto

A história se passa nos primeiros anos da República brasileira. Policarpo Quaresma é um major de hábitos regulares, cujo lazer é estudar a pátria e tudo o que lhe diz respeito. Cercado de militares medíocres e sem vocação, seu exacerbado nacionalismo é considerado loucura perigosa, e ele é trancafiado em um hospício. Após anos de luta incansável para preservar as tradições e os costumes nacionais, Quaresma acaba descobrindo que a Pátria que quisera ter era um mito. Sátira impiedosa de um Brasil burocrático que ainda hoje se mantém atual.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Luiz Antonio Aguiar, Lima Barreto, Cesar Lobo

Patriota ao extremo, Policarpo Quaresma tem ideias mirabolantes para o progresso do país, mas logo precisa se adequar à realidade.

Saiba Mais