Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Rei Da Rua

Jorge Fernando Dos Santos

Onde há garotos, há turma. Onde há uma turma, há outra, a dos adversários. Os inimigos... Quem é o melhor? Quem manda? Quem é valente ou quem é criancinha? Quem é o Rei da Rua? Esta obra fala de um momento em que a gente está deixando de ser criança, entrando na adolescência, e, para se impor, escolhe entre adotar a brutalização dos sentimentos ou, quem sabe, um tipo muito especial de coragem - que não provoca, que não faz alarde, mas que se impõe no sereno enfrentamento dos desafios.

Saiba Mais

Palmeira Seca

Jorge Fernando Dos Santos

Palmeira seca conta a emocionante saga de uma família do interior de Minas Gerais. O velho patriarca Durval rememora seu passado e desvenda ao leitor as raízes de uma tradição que se inicia à época dos bandeirantes e, séculos depois, tem seu final marcado por trágicos acontecimentos. Com uma história forte, repleta de emoções controversas que atingem o público jovem e adulto, Palmeira seca é uma leitura cativante. Em 1989, recebeu o Prêmio Guimarães Rosa, na Categoria Romance.

Saiba Mais

Primavera Dos Mortos

Jorge Fernando Dos Santos

Uma enxurrada arrastou Leôncio e sua cunhada Gláucia para a morte prematura. Essa foi a história contada em Morro do Calvário após uma tempestade castigar o lugarejo. O suposto acidente teria sido esquecido, não fosse uma pista inconveniente aflorar três anos depois, indicando um duplo assassinato. Como explicar o buraco de bala encontrado no crânio da mulher e qual seria o verdadeiro relacionamento entre ela e o cunhado? Na árdua tarefa de investigar o mistério, o delegado Galeno Valadares se vê diante do silêncio obstinado de todos os que conheciam as vítimas. Transferido da capital por discordar da ditadura militar que então governa o país, ele logo percebe que os habitantes da pacata cidadezinha guardam segredos, muitos segredos…

Saiba Mais

Procura-Se Um Fantasma

Jorge Fernando Dos Santos

O professor de História Ricardo de Sousa Barbosa, que mora e trabalha em Juiz de Fora, é chamado às pressas a Petrópolis para o enterro de seu tio, o capitão Fausto de Sousa, da Marinha brasileira. Como único herdeiro do capitão, Ricardo recebe a notícia de que agora é dono de um casarão mal-assombrado. Após reviravoltas em sua vida profissional, o professor resolve assumir o casarão e transformá-lo numa pousada. A principal atração do local: a assombração do fantasma Sancho Perro, “antigo conhecido” de seu tio. Com o tempo, o local passa a ser frequentado por pessoas muito estranhas… na narrativa, o leitor passeia por Petrópolis, cidade histórica fluminense, junto com o professor Ricardo. No caminho, conhece sua arquitetura, seus principais fatos históricos e vários personagens importantes que por lá passaram.

Saiba Mais

Reportagem Mortal

Jorge Fernando Dos Santos

Antônio Augusto é um jornalista em crise, que não consegue escrever um livro que um editor lhe encomendou. Porém, ao fazer uma reportagem rotineira sobre uma exposição de arte e entrevistar Tânia Suely, uma das artistas, ele se vê envolvido em uma perseguição a traficantes de armas e de pedras preciosas, que envolve as guerrilhas armadas latino-americanas e a polícia federal brasileira. Se o que faltava a Antonio Augusto era um pouco de aventura, a ficção literalmente bateu à sua porta...

Saiba Mais

Sumidouro Das Almas

Jorge Fernando Dos Santos

Ainda menino, Faustino se vê frente a frente com a crueldade quando seu pai é assassinado a mando de um grileiro da região onde moram. A cena de violência e o sentimento de perda vão acompanhá-lo por toda a vida, incitando-lhe o desejo de vingança. No garimpo, de posse de uma bela pedra, ele pensa ter encontrado um meio de recuperar as terras arrebatadas de sua família. Contudo, a cobiça impõe-lhe uma nova perda e o obriga a tomar um perigoso caminho. Um caminho sem volta. Em sua 2.ª edição revista, a narrativa aprimora-se. Faustino, corruptela de Fausto, alude ao antigo mito alemão, cujo protagonista vende a alma ao diabo em troca de benesses na vida terrena. O tema do pacto é mais comum do que se pensa. A obra explora as mazelas do sertão, expondo com maestria as penúrias psicológica e social do norte de Minas Gerais, em meados do século XX. As descrições realistas da atmosfera regional remetem à densidade literária de autores como Erico Verissimo, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, influências confessas de Jorge Fernando dos Santos. A riqueza da obra se completa com as referências aos filmes de faroeste, ao Cinema Novo, a Dom Quixote de la Mancha e à literatura de cordel, poesia popular nordestina impressa em folhetos rústicos que geralmente narram grandes pelejas.

Saiba Mais