Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Moby Dick

Werner Zotz, Herman Melville

Moby Dick é uma enorme baleia-branca que desafia seus perseguidores. Um deles, o Capitão Ahab, tem a perna arrancada por ela e jura vingança, dedicando a vida à sua caça. A bordo do barco Pequod, o obsessivo capitão percorre três quartos do globo, até finalmente encontrar Moby Dick.

Saiba Mais

Moby Dick

Leonardo Chianca, Herman Melville

Moby Dick desafia seus perseguidores. Sobretudo o capitão Ahab, que teve uma perna arrancada pela enorme baleia branca e lhe jura vingança. A bordo do Pequod, com tipos estranhos entre os tripulantes, o capitão percorre três quartos do globo e, finalmente, encontra sua inimiga. No navio, também está Ismael, um jovem fascinado por baleias.

Saiba Mais

Moby Dick

Geraldine Mccaughrean, Herman Melville

O capitão Ahab, marcado pelo ataque brutal da grande baleia branca Moby Dick, comanda o navio Pequod em uma busca implacável para se vingar da criatura que se tornou sua arqui-inimiga. A bordo, a tripulação enfrenta não apenas os perigos do oceano, mas também os conflitos humanos e existenciais que afligem suas almas. Nas palavras da escritora Ana Maria Machado, em texto exclusivo para esta edição, “há muitos livros sobre o mar, vários deles excelentes. Poucos, porém, revelam tanta intimidade com esse universo”. Considerada a obra fundadora da literatura norte-americana, Moby Dick foi escrita no século XIX, no entanto até hoje “continua sendo citada, referenciada e utilizada como inspiração para obras de todo tipo de arte, mesmo depois de quase 200 anos”, como destaca o influencer literário Tiago Valente. Esta narrativa magistral não apenas narra uma perseguição épica, mas também tece um retrato expressivo da vida no mar, com uma observação realista de detalhes que transporta o leitor para o convés do Pequod.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais

Três Vinganças - Moby Dick / O Conde De Monte Cristo / Olho Por Olho

Herman Melville, Alexandre Dumas, Sylvio Gonçalves

É justo querer vingar-se de quem provoca um grande mal? Para os protagonistas destas histórias, a resposta é afirmativa. Em "Moby Dick", de Herman Melville, Ahab, o comandante do navio Pequod, se lança ao mar em louca perseguição para matar a enorme baleia branca que lhe arrancou uma das pernas. Em "O Conde de Monte Cristo", escrito por Alexandre Dumas, Edmond Dantés executa um plano arquitetado em detalhes para se vingar dos que lhe fizeram passar treze anos injustamente preso. Além dessas obras consagradas universalmente, há também "Olho por olho", de Sylvio Gonçalves, história em que ficção científica e suspense se mesclam em uma trama na qual o jovem Artur se vê traído por seu próprio pai. Por mares, continentes e ilhas, em diversos tempos e lugares, acompanhamos os acontecimentos que marcam a vida de personagens em busca de resposta para os males que as acometem, colocando o leitor frente a questões éticas essenciais.

Saiba Mais