Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Amor Adolescente

Elias José

Amor adolescente é uma ampliação do aclamado livro de poemas Cantigas de adolescer. Revelando mais uma vez os universos feminino e masculino dos jovens, os textos poéticos tratam com delicadeza das aparentes banalidades cotidianas: a visão da Lua, a gaveta de guardados, o muro pichado, o eco na caverna; tudo isso é motivo para dar vida a um poema.

Saiba Mais

Cantigas De Adolescer

Elias José

Maria diz: "Idade? Quinze, mas tenho vinte ou doze, / dependendo da situação e das conveniências". E João: "Chegou o tempo de pensar em namoradas e / sonhar com corpos e beijos / que vivem mais nos poemas que no real". Paixões que explodem e fogem, brigas com os pais, espinhas no rosto, encucação, isolamento, esperanças, estão neste livro de poemas, que, além de retratar o universo de dois adolescentes, Maria e João, toca a intimidade daqueles que, embora continuem às vezes sentindo medo do escuro, acreditam que não podem mais manifestá-lo. Daqueles a quem o mundo assusta tanto quanto encanta, pelo muito que há a descobrir e pela ansiedade de viver tudo o quanto antes.

Saiba Mais

Cantos De Encantamento

Elias José

Organizado em duas partes, Os encantamentos da terra e Os encantamentos das águas, os poemas deste livro nasceram do amor do autor pelo folclore brasileiro. Poemas ternos, líricos, bem-humorados, brincalhões colocam diante do leitor seres mitológicos e lendas do nosso folclore, numa visão emocionada e original.

Saiba Mais

De Amora E Amor

Elias José

O longe imenso que há dentro de cada um pode ser um milhão de qualquer coisa. Pode ser um vazio gigantesco, uma saudade apertada, um desgosto sem tamanho ou uma vasta incompreensão. Mas também pode ser decepção em não poder ajudar ou uma vontade irrequieta de fazer a diferença. Antes de ser uma narrativa poética sobre o esforço de salvar baleias das mãos de caçadores, das garras da cultura predatória, dos mares tingidos de vermelho, esta obra é uma reflexão sobre descobertas e tentativas de resgatar o humano que mora dentro de cada um. Um longe… imenso. Aqui dentro.

Saiba Mais

Histórias De Amor

Lygia Fagundes Telles, Marques Rebelo, Marina Colasanti, Machado De Assis, O. Henry, Luís Fernando Veríssimo, João Do Rio, Elias José, Orlando Bastos, João Antônio, William Shakespeare

O amor pode durar toda a vida ou ser tão passageiro quanto uma ilusão. Neste livro, grandes escritores mostram o amor em diferentes épocas e situações, em textos que tocam a alma do leitor.

Saiba Mais

Mágica Terra Brasileira

Elias José

Poemas bonitos e emocionados inspirados em quadros da pintora Meiga Villas Boas, descrevendo cenas e paisagens de um cotidiano tipicamente brasileiro, especialmente mineiro, com suas personagens simples, suas festas e eventos que ainda persistem, timidamente, no interior do país.

Saiba Mais

Mundo Criado, Trabalho Dobrado

Elias José

Era uma vez um menino que gostava muito de desenhar e criar gente, bichos e coisas. Numa tarde, ele desenhou uma casa bem grande e sua velha proprietária. Mas ela ficava tão sozinha! Para alegrá-la, começou a encher a casa de bichos, com seus lápis coloridos. Armou uma confusão enorme com um gato, um rato, um passarinho e um cachorro que latia sem parar. Como era o criador da confusão, podia também apagar tudo. Assim, a velha ficou sozinha de novo. Então, ele teve uma grande ideia e preparou uma surpresa para voltar a alegrá-la.

Saiba Mais

O Homem Que Sabia Javanês

Lima Barreto, Lourenço Cazarré, Antonio Barreto, Elias José, João Antônio

Contos clássicos são a base para as reescrituras. Um encontro entre grandes nomes da literatura - os autores do texto de origem e os que escrevem as paródias: Lima Barreto - "O homem que sabia javanês"; Antonio Barreto - "Fulanga"; Elias José - "A volta por cima"; João Antônio - "Publicitário do ano" e Lourenço Cazarré - "Inventário".

Saiba Mais

Primeiras Lições De Amor

Elias José

Saiba Mais

Sem Pé Nem Cabeça

Elias José

A partir de expressões formadas com a palavra "pé", o texto é uma sucessão de frases predominantemente interrogativas, desvinculadas umas das outras, que exploram ambiguidades geradas pelas diferenças existentes entre o sentido próprio e o sentido figurado das palavras. O resultado é o humor vindo do inesperado ou do inusitado das questões, como acontece em "Se aquela sua proposta ainda está de pé, deve estar morta de cansaço" ou em "A gente tem que comprar muletas para uma cadeira de pé quebrado?", só para citar dois exemplos.

Saiba Mais