Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Cidade E As Serras

Eça De Queirós

O consumismo, a poluição, o caos urbano são temas que já incomodavam Eça de Queirós no final do século XIX. Neste romance, Jacinto, ávido entusiasta do progresso, vive em Paris se entupindo com as últimas novidades tecnológicas, muitas inúteis. Mas uma viagem para as serras de Portugal, em meio à natureza, o levará a uma inquietação cada vez mais contemporânea: será que o culto à tecnologia e o ritmo de vida moderno não estariam nos afastando de nossa verdadeira essência?

Saiba Mais

O Crime Do Padre Amaro

Eça De Queirós

O que é mais importante: a fidelidade aos princípios religiosos ou a satisfação dos desejos sexuais? Nesse dilema, Eça de Queirós constrói uma severa crítica à hipocrisia e à corrupção do clero no século XIX. A trajetória de Amaro, pautada pelo egoísmo e pela frivolidade, bem como a devassidão e a falta de escrúpulos dos sacerdotes, marcam este que é considerado o primeiro romance naturalista português. Com sarcasmo e ironia, o livro aborda temas que, nos dias atuais, continuam chocantes, interessantes e pertinentes.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Carlos Heitor Cony, Eça De Queirós

A romântica e sonhadora Luísa casa-se com o engenheiro Jorge, mesmo sem amá-lo. Certo dia, ele precisa viajar e a deixa sozinha. Nessa ocasião, a moça recebe a visita de seu primo, o galante e sedutor Basílio. Em pouco tempo, eles se tornam amantes. Mas a traição é descoberta pela criada Juliana, que passa a chantagear a patroa, tornando sua vida um verdadeiro tormento.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Neste romance, Luísa e Jorge, casados há três anos, moram numa rua pouco elegante de Lisboa, frequentada por gente pobre e que se diverte com mexericos. Engenheiro, Jorge trabalha num Ministério, e Luísa, sonhadora, passa horas lendo romances. Durante uma viagem de Jorge, chega a Lisboa um primo de Luísa, Basílio, que, entediado nessa cidade (para ele, provinciana), deseja ter uma aventura com a prima. A partir dessa tensão desenvolve-se uma história de traição e arrependimento, em que Eça de Queirós, de acordo com o programa do Realismo, procura mostrar as causas da degradação das classes burguesas em Portugal.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Luísa é casada com o engenheiro Jorge e vive uma vida pacata. Quando o marido precisa fazer uma viagem, ela se vê entregue ao ócio das ordens domésticas, das leituras românticas e das visitas regulares. Um dia, chega de Paris o primo Basílio, com que Luísa tivera um relacionamento. Seduzida pela sofisticação do primo e vislumbrando uma aventura amorosa, a jovem está disposta a arriscar a felicidade de seu casamento. A obra de Eça de Queirós, de 1877, traz uma crítica contundente à sociedade burguesa lisboeta do século XIX.

Saiba Mais