Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Antologia De Poesia Brasileira: Romantismo

Gonçalves De Magalhães, Gonçalves Dias, Laurindo Rabelo, Casimiro De Abreu, Junqueira Freire, Álvares De Azevedo, Fagundes Varela, Bernardo Guimarães, Castro Alves, Tobias Barreto, Sousândrade

Este livro traz os poemas mais significativos de 11 dos maiores poetas da fase romântica de nossa literatura. É uma coletânea que mostra a diversidade que o Romantismo adquiriu em solo brasileiro. Mais do que ajudar a fundar uma literatura própria, esses poetas celebraram ideais estéticos e políticos que ressoam nos tempos atuais.

Saiba Mais

Espumas Flutuantes E Outros Poemas

Castro Alves

Conhecido por denunciar as injustiças e as torturas do sistema escravocrata, Castro Alves é um dos maiores poetas do Romantismo brasileiro. Além da crítica social, cantou a liberdade e o amor, e produziu versos que retratavam a figura feminina de maneira inovadora em meados do século XIX, por apresentar a sensualidade das relações amorosas com beleza e naturalidade. Os poemas aqui reunidos, pertencentes às obras "Espumas flutuantes", "Os escravos", "A cachoeira de Paulo Afonso" e "Poesias coligidas", conservam seu interesse por esses temas e pela riqueza da linguagem, arrebatadora e repleta de musicalidade.

Saiba Mais

O Amigo De Castro Alves

Moacyr Scliar

Neste livro, o leitor vai aprender um pouco sobre a vida e a obra daquele que foi o último grande poeta do romantismo brasileiro: Castro Alves.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais