Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Aluísio Azevedo e O Cortiço

Ivan Jaf

Neste livro, Ivan Jaf apresenta aos leitores a vida e a obra de Aluísio Azevedo até a escrita de sua obra-prima, o romance O cortiço. Combinando dados factuais com criação ficcional, o autor consegue recriar de forma viva e pulsante os eventos biográficos e históricos que compõem a obra do escritor naturalista. Aliando pesquisa de arquivo a imaginação, humor e estilo, Ivan Jaf mostra como a cidade do Rio de Janeiro, onde o autor maranhense viveu durante mais e quinze anos, é muito mais do que um pano de fundo para seus livros. O ambiente e a época (final do século XIX) são fundamentais para entendermos as condições que favoreceram o surgimento e as transformações da obra de Aluísio Azevedo. E, fazendo o caminho de volta, Ivan Jaf nos mostra como essa obra ajuda a entender melhor nossa formação literária, política e social, propiciando um olhar crítico em relação ao presente.

Saiba Mais

Contos Brasileiros 3

Aluísio Azevedo, Domingos Pellegrini, A. De Alcântara Machado, Érico Veríssimo, Ivan Angelo, Mário De Andrade, Orígenes Lessa, Otto Lara Resende, Ricardo Ramos

Observando ao redor, registrando fatos e mesclando-os com situações imaginadas, estes escritores, de épocas e estilos distintos, entram com maestria no mundo das palavras e exploram lembranças, mudanças, medos e esperanças. Proporcionam assim ótimos momentos de leitura.

Saiba Mais

Histórias De Humor

Luís Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Stanislaw Ponte Preta, Antônio De Alcântara Machado, Graciliano Ramos, João Do Rio, Lima Barreto, Aluísio Azevedo, Artur Azevedo

As histórias deste livro expõem um panorama crítico e politizado da sociedade brasileira em várias épocas. Os contos ironizam costumes e comportamentos e levam o leitor a refletir sobre preconceito, ambição, hipocrisia e intolerância.

Saiba Mais

Histórias Divertidas

Fernando Sabino, Artur Azevedo, Machado De Assis, Stanislaw Ponte Preta, Lima Barreto, Luís Fernando Veríssimo, Aluísio Azevedo, Moacyr Scliar

Organizado por José Paulo Paes, este é um livro para ler e reler sempre que se precisar de uma boa dose de humor.

Saiba Mais

O Cortiço

José Louzeiro, Aluísio Azevedo

João Romão é um comerciante, dono de um terreno onde constrói casas de baixo custo para alugar. Assim, vai se formando um cortiço no local, para a revolta de seu vizinho Miranda. A história se passa na década de 1870 e expõe a dura condição de vida da classe operária e as humilhações aos escravos às vésperas da abolição.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

No Rio de Janeiro do final do Império, o cotidiano miserável de uma habitação coletiva. Em seus cubículos amontoam-se os desfavorecidos e marginalizados da sociedade, com suas agruras e percalços na luta pela sobrevivência.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

Maior nome do Naturalismo na literatura brasileira, Aluísio Azevedo conseguiu atingir uma das mais cruas representações da realidade. Nesta obra, a própria massa humana de miseráveis torna-se protagonista da narrativa, vivendo no limiar entre o mundo da cultura e as mais brutas forças da natureza.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo, Ivan Jaf

Um cortiço carioca no fim do século XIX condiciona a vida de seus moradores. Esta adaptação para HQ preservou a acidez, o humor e a riqueza de personagens da obra original.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais