Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A vida escrita: memórias de uma professora

Joice Lamb

Joice Lamb é uma educadora que serve de inspiração para todos nós. Sua trajetória na área da educação teve início quando fez magistério e cursou Letras. Desde então, passou a atuar em escolas da rede pública como professora e lá permaneceu exercendo também cargos como o de diretora e de coordenadora pedagógica. Toda a sua dedicação e o seu poder de mobilização fizeram com que fosse ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 em 2019, um dos mais importantes prêmios da Educação Básica brasileira, que celebra iniciativas realizadas por educadores Brasil afora, e também eleita Educadora do Ano. A valorização do trabalho coletivo e o convite aos professores a reavaliarem as práticas pedagógicas e experimentarem novas ideias foram os princípios norteadores do projeto #aprenderecompartilhar – Escola Inovadora, gestado por Joice. A escola e o ensinar compõem apenas algumas partes da vida desta mulher inspiradora, que neste livro também nos conta suas memórias e impressões de viagens, família, amizades, projetos, poesia, todos esses fragmentos de suas múltiplas vivências. Esta obra é direcionada aos que se interessam pelo caminho de quem contribui para transformar os rumos da educação no Brasil.

Saiba Mais

Batalha!

Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr.

Jovens da periferia batalham contra o racismo, a opressão policial, a desigualdade social e muito mais. Neste livro, Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr. mostram ainda Tati, no bairro de Pirituba, em São Paulo, em sua jornada para se tornar poeta, e Henrique e sua crew, no Morro do Horácio, em Florianópolis, em batalhas de rap, de dança… e pela vida. A obra conta as histórias desses jovens periféricos engajados com a cultura hip-hop, o slam e os desafios da adolescência. Ao longo dos capítulos, o leitor é envolvido pelo cotidiano da crew, composta por grafiteiros, MCs, b-girls e DJs, e colocado em contato com a organização de festas de rua, o intercâmbio entre diferentes bairros, o amadurecimento artístico e pessoal de cada personagem, as relações com a comunidade, a repressão policial e o perigo iminente do tráfico.

Saiba Mais

Histórias cruzadas

Eliana Martins

Um pajé foge para esconder um artefato na floresta, na esperança de que alguém o encontre em tempos de paz. Três irmãos se preparam para uma grande expedição pelo interior do Brasil para demarcar terras boas para a expansão econômica. Uma jovem estudante, às vésperas do vestibular, ainda está em dúvida quanto ao futuro – principalmente quando começa a ter sonhos com um velho indígena que pede a ajuda dela. Por mais que não se conheçam, as histórias desses personagens se cruzam e mudam não apenas a eles mesmos, mas o destino dos povos indígenas brasileiros.

Saiba Mais

O Lago do Silêncio

Lino De Albergaria

A turma de dona Dolores gosta demais de passeios. Ela e seu Gumercindo, o motorista, também. Por isso, a diretora aceitou o convite que chegou meio misteriosamente à escola: um hotel fazenda oferecia hospedagem grátis para todo o grupo conhecer o Lago do Silêncio! Após viverem e desvendarem grandes mistérios na Casa da Neblina, na Serra das Lianas, na Ilha do Tempo Perdido, no Raríssimo Antiquário e no Jardim das Margaridas, os personagens embarcam em mais uma história bem-humorada e misteriosa, na qual Lino de Albergaria mistura imaginação e realidade, criando um cenário perfeito para ser desvendado pela animada turma e por todos os seus leitores.

Saiba Mais

Rastros e riscos: minhas memórias de leitores

Ana Maria Machado

“Este livro é um registro precioso da transformação que a leitura pode ter na sociedade.” – Marcos da Veiga Pereira, editor. Escrito por Ana Maria Machado e publicado às vésperas da comemoração de 80 anos de vida da autora, trata-se de um livro de memórias autobiográficas, com uma reunião de relatos de experiências relacionadas a livros e leitores ao longo da carreira de escritora. Nas palavras de Ana Maria: “Rastros de uma jornada que me trouxe até aqui. Uma boa jornada, apesar dos riscos”.

Saiba Mais