Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Escrava Isaura

Guila Azevedo, Bernardo Guimarães

Filha de um português com uma negra, Isaura perdeu a mãe ainda criança e foi educada pela bondosa esposa do comendador Almeida. A bela moça é uma escrava peculiar: branca e inteligente, comporta-se como uma dama da corte. É admirada por todos e tem vários pretendentes. Mas, com a morte de sua benfeitora, Isaura irá enfrentar as maldades do terrível Leôncio, e seu sonho de liberdade parecerá cada vez mais distante.

Saiba Mais

A Outra Face - História De Uma Garota Afegã

Deborah Ellis

Aos 11 anos, a afegã Parvana está em apuros. O pai foi preso e o irmão mais velho, morto. Como o Talibã não permite que as mulheres trabalhem, só resta a ela se disfarçar de menino...

Saiba Mais

A Viagem De Parvana - Mais Histórias De Uma Garota Afegã

Deborah Ellis

Aos 11 anos, a afegã Parvana está em apuros. O pai foi preso e o irmão mais velho, morto. Como o Talibã não permite que as mulheres trabalhem, só resta a ela se disfarçar de menino...

Saiba Mais

Aída

Rosana Rios, Giuseppe Verdi, Antonio Ghislanzoni

No alto Egito, duas mulheres se apaixonam pelo mesmo homem, Radamés, capitão da guarda. De um lado, está Amnesis, filha do faraó, e, do outro, Aída, princesa etíope feita escrava pelos egípcios e por quem Radamés também se apaixona. Aída terá de escolher entre viver seu grande amor com o líder inimigo e se manter fiel a seu pai e sua nação. Uma história de amor e coragem de uma escrava capaz de mudar o destino de dois povos.

Saiba Mais

As Mil E Uma Noites

Julieta De Godoy Ladeira

Traído por sua esposa, o sultão Shariar resolve se vingar de todas as mulheres. Cada noite, fica com uma jovem e, no dia seguinte, manda matá-la. Um dia, Sherazade se oferece para se casar com ele, sob a condição de lhe contar uma história antes de ser executada. O sultão se envolve com as histórias da moça e assim se passam mil e uma noites...

Saiba Mais

Éramos Seis

Maria José Dupré

Este romance se passa na capital paulista, entre as décadas de 1910 e 1940. Nele, a saudosa D. Lola relata o dia a dia vivido ao lado do marido e de seus quatro filhos. Aos poucos, o leitor se vê envolvido pelas alegrias, dramas e adversidades da família Lemos e faz uma viagem pela São Paulo do início do século XX, marcada pelas revoluções de 1924 e 1932.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Meu Nome É Parvana - Outras Histórias De Uma Garota Afegã

Deborah Ellis

No terceiro título da trilogia da menina Parvana, a valente garota afegã recomeça a vida junto com a mãe e os irmãos. Após a queda do Talibã, depois de ter perdido o pai e ter ido parar em um campo de refugiados, a família da menina decide construir uma escola só para moças. Mas eles acabam enfrentando o preconceito dos aldeões que não aceitam que mulheres estudem. Parvana continua a superar desafios para tentar sobreviver e para manter a família unida, ao mesmo tempo em que busca na leitura de romances e livros de poesia uma fuga para a vida tão sofrida. Escrito pela premiada autora canadense Deborah Ellis, a partir de relatos ouvidos no Afeganistão, Meu nome é Parvana encerra a trilogia sobre a comovente história de uma menina afegã.

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Redes De Abuso

Tânia Alexandre Martinelli

Verônica é uma garota superantenada com o mundo em que vive e resolve criar um blog para denunciar injustiças e abusos contra as mulheres. Bárbara, sua melhor amiga, não tem computador e vive em seu próprio mundo. Jéssica é uma escritora de e-books de suspense que de repente se vê envolvida em uma história muito real. Essas três jovens mulheres têm muito que contar...

Saiba Mais

Três Filhas - Antígona / Rei Lear / A Filha Que Deu Certo

Sófocles, William Shakespeare, Sonia Rodrigues

Esta obra reúne três diferentes histórias sobre filhas mulheres que lutam por aquilo que acreditam e se rebelam contra o poder, a cobiça e a inveja que se instalou em suas famílias. São filhas corajosas, honestas e verdadeiras, características que nem por isso as livram de um destino infeliz ou mesmo trágico. "Antígona" – filha do falecido rei Édipo –, nome da peça homônima de Sófocles, se revolta após a morte de seus irmãos Eteócles e Polinices contra um decreto baixado por seu tio Creonte ao assumir o governo de Tebas. Este concede sepultamento digno a Eteócles, enquanto nega a Polinices as honras fúnebres. Antígona questiona o poder de Creonte e o acusa de se colocar acima da lei dos deuses e do respeito aos mortos. Ao desobeder suas ordens e tentar sepultar o corpo do irmão, é acusada de traição e submetida à prisão em uma caverna onde deve esperar pela morte. Em "Rei Lear", de William Shakespeare, Cordélia é a filha mais nova e também a preferida do rei da Bretanha. Este decide abdicar de seu reino e terras em favor das três filhas e para isso pede a elas que definam seu amor por ele. Enquanto Regana e Goneril recobrem o rei de elogios, Cordélia é sincera e diz amá-lo tal qual uma filha deve amar a um pai. Essa resposta provoca a ira de Lear, que a deserda como filha, negando-lhe sua parte na herança e o dote destinado a seu casamento. Ainda assim, quando Lear tem seu poder diminuído e está beirando a loucura, vítima da ganância das demais filhas, Cordélia é a única que não o abandona. Em "A filha que deu certo", de Sonia Rodrigues, Heloísa é a filha caçula de Roberto e o alvo principal do ciúme e da rivalidade de suas meias-irmãs Guta e Duda. Ao ter a oportunidade de seguir uma carreira internacional fotografando cenas de making of de moda, Heloísa é afastada do convívio familiar a pedido do pai, que encontra nesse distanciamento uma forma de zelar pela boa convivência entre as três filhas. No entanto, as intrigas entre as irmãs chegam a tal ponto que Roberto, doente e magoado com o que julga ser falta de amor de Heloísa, ameaça emancipá-la.

Saiba Mais