Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

África, Horizontes E Desafios No Século Xxi

Charles Pennaforte

Este volume da coleção Geografia sem Fronteiras é sobre o continente africano, que, devido à sua dimensão e diversidade, exemplifica bem as consequências das transformações sociais, políticas e tecnológicas que, nas últimas décadas do século XX, alteraram, entre outros aspectos, a configuração dos mapas políticos e mesmo a maneira de entender o mundo. A obra esboça as perspectivas africanas no mundo globalizado e competitivo de hoje.

Saiba Mais

Áfricas No Brasil

Kelly Cristina Araújo

A partir do século XVI, africanos trazidos como mão de obra escrava exerceram grande influência na formação da identidade brasileira. Neste livro, o leitor conhecerá tradições e costumes dos povos que habitavam a África na época e compreenderá melhor sua importância na constituição da identidade nacional.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

Iracema HQ

Ivan Jaf, José De Alencar

No cenário exuberante do Brasil colonial, Iracema, uma jovem guerreira indígena da tribo dos tabajaras, se apaixona por Martim, um colonizador português. Entre a união de dois mundos tão distintos, surge um amor proibido, repleto de desafios e sacrifícios. Com uma narrativa envolvente e visualmente deslumbrante, Iracema ganha vida através dos traços da quadrinista Raquel Teixeira, que retrata a riqueza da cultura indígena e a exuberância da natureza brasileira. Os diálogos cuidadosamente adaptados pelo roteirista Ivan Jaf preservam a poesia e a essência da obra original, transportando o leitor para o universo mágico e intenso de Iracema. A obra de José de Alencar é uma das mais icônicas da literatura brasileira, e sua adaptação para quadrinhos celebra esta grande história de amor e conflito. Imperdível para os fãs da literatura brasileira e para todos aqueles que desejam se encantar com a história de Iracema de uma forma visualmente impactante.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais