Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Cor Do Preconceito

Carmen Campos, Sueli Caneiro, Vera Vilhena

Mira é uma garota negra que mora na periferia e se confronta com questões sobre sua identidade quando percebe o racismo e o preconceito.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães, Ivan Jaf

Isaura é filha de uma escrava negra e de um homem branco. Ela foge de Leôncio, seu senhor, e recomeça a vida como Elvira. A paixão e a luta pela liberdade estão intactas nesta adaptação.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

Romance que fez de Bernardo Guimarães um dos mais populares autores de sua época, conta a história de Isaura, uma escrava de pele clara, fruto do amor entre uma mulata e um branco. Graças à bondade de sua senhora, Isaura recebeu educação de moça branca. Ela só pensa em sua liberdade quando se apaixona por um fervoroso abolicionista. Trata-se de uma obra antiescravagista, sem idealização romântica, que ressalta a ambivalência da condição de escrava da protagonista, mostrando assim o jogo dos preconceitos e dos bloqueios sociais brasileiros ligados à questão étnica, às vésperas da abolição.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

Atormentada pelo amo Leôncio, que tenta seduzi-la, a escrava branca Isaura foge para lutar por sua liberdade e começar uma nova vida. Com uma nova identidade, Isaura inicia um romance com um rico fazendeiro, mas Leôncio não pretende facilitar as coisas para ela. A obra de Bernardo Guimarães, de 1875, diferencia-se dos primeiros livros românticos produzidos ao colocar em questão o caráter social do problema da escravidão.

Saiba Mais

Coragem Não Tem Cor

Marcia Kupstas

Os irmãos Benjamim e Lúcio conseguem uma bolsa de estudos em um colégio de elite, e passam a viver em mundo muito diferente daquele que conheciam. Eles terão de lutar para conquistar o respeito que merecem.

Saiba Mais

Do Outro Mundo

Ana Maria Machado

Quatro adolescentes passam férias em uma antiga fazenda de café. Lá, se envolvem com o fantasma de uma escrava e discutem o preconceito, percebendo que as marcas deixadas pela escravidão ainda não desapareceram de nossa sociedade.

Saiba Mais

Dúvidas, Segredos E Descobertas

Helena Carolina

Uma obra que traduz a vida em 52 poemas. Um olhar poético sobre os pequenos e grandes momentos, sobre as tristezas e alegrias, pois quem tem arte e amor no coração enxerga num olhar pela janela mais do que ruas, carros e pessoas. Enxerga amores e desamores, alegrias, fantasias, poemas e versos.

Saiba Mais

Longe Dos Olhos

Ivan Jaf

Oto é negro, Sílvia, branca. Embora milite pela causa negra, Oto se finge de branco temendo ser rejeitado por Sílvia. As razões para isso remontam à situação retratada em O mulato.

Saiba Mais

Nó Na Garganta

Mirna Pinsky

Tânia tem 10 anos. Seus pais decidiram trocar a vida pobre e difícil da cidade grande por uma nova oportunidade no litoral, e ser caseiros na casa de dona Matilde. No novo ambiente, Tânia aprende e inventa novas brincadeiras, faz novos amigos e sofre muito preconceito pelo fato de ser negra. Ao mesmo tempo, vai nascendo dentro dela uma consciência até então desconhecida, uma vontade de mostrar às pessoas sua verdadeira personalidade.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Segredo Das Tranças E Outras Histórias Africanas

Rogério Andrade Barbosa

Contos recolhidos da tradição oral de cinco países africanos que têm o português como uma de suas línguas: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Saiba Mais

O Sol Da Liberdade

Giselda Laporta Nicolelis

Esta obra conta a emocionante saga de várias gerações da família de Ajahi, um príncipe africano que veio para o Brasil em um navio negreiro. Por meio do olhar da autora, vemos se desenrolar a História do Brasil desde 1825 até 1985, tendo como foco principal a inestimável contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira.

Saiba Mais

Quer Tc Comigo?

Valéria Melki Busin

Marcelo conhece Rita na internet, e os dois iniciam um namoro virtual. Será que Marcelo deve contar a ela que é negro?

Saiba Mais

Segredos De Seis Corações

Sônia Barros

Namoro escondido, paixão proibida... Seis histórias de adolescentes e seus conflitos.

Saiba Mais

Tanto, Tanto!

Trish Cooke

Uma divertida família se reúne para fazer uma festa-surpresa. Enquanto esperam o aniversariante, todos os parentes querem agarrar e beijar o bebê da casa e brincar com ele.

Saiba Mais

Trago Na Boca a Memória do Meu Fim

Ricardo Azevedo

Neste romance, em um momento histórico e significativo para o entendimento da formação identitária do Brasil – a colonização –, o leitor tem a possibilidade de viajar por terras desconhecidas, repletas de aventuras, perigos, sobrevivências de um personagem cheio de sofridas histórias para contar, mas que nem por isso deixa de ter seus momentos de confabulações e sonhos de mudar de vida. A narrativa apresenta fatos reais e surreais, estes, muitas vezes, próximos do mundo fantástico, das superstições de uma época remota. Uma história que convida o leitor a percorrer não só caminhos, mas também os descaminhos de um jovem que tenta de tudo para se dar bem, com seus desejos e muitos medos.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais

Zumbi, O Menino Que Nasceu E Morreu Livre

Janaína Amado

Ele havia nascido livre. Corria solto pela mata, subia em árvores, lutava capoeira e empinava pipas coloridas. Um dia, porém, foi capturado. Levado para longe de tudo e de todos, para um lugar totalmente desconhecido. No entanto, esse menino nunca se esqueceu de sua gente. Logo que teve uma chance, fugiu. Por meio da história de Zumbi dos Palmares, acompanhamos a história de um povo contra a escravidão e sua luta incansável pela liberdade. Um dia, o menino que nasceu livre, que foi capturado e que mesmo assim voltou para seu povo, lutando até o fim, se tornaria o líder pelo respeito ao ser humano e pela preservação dos valores pessoais.

Saiba Mais