Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Homem Não Chora

Flavio De Souza

Diante das atitudes do pai ao perder o emprego (tristeza, preocupação, introversão) e ao encontrar outro (choro de alegria), um menino pequeno passa por um momento de insegurança, pontilhado por dúvidas, inquietações, descobertas. Seus questionamentos a respeito do tema “homem não chora” são balizados pelas diversas possibilidades de pontuação que o narrador usa para a frase-título, criando fechos originais para cada episódio. Tudo isso faz do texto uma história rica e terna, com um desfecho que reafirma o homem como um ser que sente – e, portanto, ri, chora, sofre, ama.

Saiba Mais

Por Que Não Um Carrinho?

Flavio De Souza

Luís Fernando, o Dinho, é flagrado pelo pai brincando com uma boneca. Uma simples brincadeira transforma-se de repente em um grande alvoroço familiar, um verdadeiro telefone sem fio... Preocupado e sem saber o que fazer, Luciano manda um e-mail para sua mãe, pedindo um conselho. Márcia, a avó de Dinho, preocupada com a atitude do neto, resolve ajudar escrevendo um outro e-mail para sua nora, Carlinha. Esta, por sua vez, telefona para sua irmã gêmea para compartilhar sua preocupação com o comportamento do filho. A tia Carlota conversa pelo MSN com o outro tio de Dinho e ambos confirmam que alguma coisa muito estranha deve estar acontecendo com o sobrinho. Mas... foi só a irmãzinha de Dinho nascer para que ele logo conseguisse mostrar para seus pais que os adultos deviam mesmo é se preocupar com coisas mais importantes, pois desde o princípio ele sabia muito bem o que estava fazendo quando brincava de boneca.

Saiba Mais