Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Almanaque Da Bola

Alcy, José Santos

Por meio da literatura, o futebol recebe um tratamento humorístico, relembrando a estrutura dos antigos almanaques. Com isso, há possibilidade de trabalhos com a carta enigmática, o jogo de percurso, tiras e desenhos. Na área da língua portuguesa, traz diversos gêneros textuais, como o classificado, o verbete, o poema, a fábula, a receita, a piada. No caso da prosa, enfatiza o uso da paródia, principalmente nas fabulas tradicionais. E na poesia, trabalha principalmente com a quadra e com o modernista poema-piada, nesse caso, com o poema feito a partir das próprias piadas do anedotário popular. Além disso, mostra o futebol sob o prisma da cultura popular, contendo quadrinhas, cantigas de roda, adivinhas, trava-línguas, piadas etc. Um texto de introdução ajuda o leitor a se utilizar dos recursos do almanaque, explicando o conteúdo das sessões, como resolver uma carta enigmática, como brincar com o jogo de percurso etc. Sempre buscando oferecer um humor infantil qualidade, sem referências desqualificadoras de gênero, etnia, religião etc.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

No Reino Do Vai Não Vem - Uma Viagem Ao Mundo Do Cordel

Fábio Sombra

O narrador-personagem revela o drama em que se encontra: sua rabeca Veridiana sumiu e, sem ela, não existe criação. Depois de consultar a cigana Esmeralda, o artista descobre que a rabeca está no Reino do Vai não Vem, um lugar mágico onde vivem todos os personagens da poesia popular.

Saiba Mais

Olívia E Os Índios

Betty Mindlin

A autora narra a experiência de sua neta, Olívia, uma menina da cidade, que vai passar um tempo com os índios, na floresta Amazônica. Ela experimenta morar numa oca, dormir na rede, tomar banho no rio, colher frutas na mata, ouvir histórias do pajé e se divertir com as brincadeiras indígenas. Quanto às refeições, a garota prova mandioca, milho, caititu. Sempre presente, protegendo-a, estão a menina índia mais velha e o olhar, a distância, da avó. O livro traz apêndice e glossário para conhecer melhor a cultura indígena.

Saiba Mais