Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Sabedoria De Madi, O Viajante Tolo

Salim Hatubou

As ilhas Comores ficam entre o continente africano e Madagascar. É nesse arquipélago que o ingênuo e irônico Madi vivencia situações inusitadas, nas quais mostra toda a sua sabedoria. De uma ilha a outra, por terra ou por mar, em palácios ou vilarejos e até mesmo na floresta, as 25 histórias deste livro convidam o leitor a seguir os passos desse viajante tolo - que de tolo, na verdade, não tem nada.

Saiba Mais

Áfricas No Brasil

Kelly Cristina Araújo

A partir do século XVI, africanos trazidos como mão de obra escrava exerceram grande influência na formação da identidade brasileira. Neste livro, o leitor conhecerá tradições e costumes dos povos que habitavam a África na época e compreenderá melhor sua importância na constituição da identidade nacional.

Saiba Mais

Contos Africanos Dos Países De Língua Portuguesa

Albertino Bragança, Boaventura Cardoso, José Agualusa, Luandino Vieira, Luís Bernardo Honwana, Mia Couto, Nelson Saúte, Odete Costa Semedo, Ondjaki, Teixeira De Sousa

Este livro traz dez contos dos mais representativos escritores africanos contemporâneos de língua portuguesa. Com base nessas narrativas é possível traçar um cenário cultural e político dos países que têm o português como uma de suas línguas oficiais.

Saiba Mais

Escravidão No Brasil Colonial

Gloria Porto Kok

Com base em minuciosa pesquisa e documentos da época, a historiadora Glória Porto Kok trata de um tema polêmico, cujas marcas são até hoje sentidas na sociedade brasileira: a escravidão de negros e índios na América portuguesa. Discutindo os vários aspectos da questão, desde o aprisionamento dos índios até a resistência dos quilombos, a autora faz referência aos diferentes conflitos culturais gerados pela mentalidade escravista. Uma obra importante e atual, que desperta nossa consciência para os problemas da sociedade.

Saiba Mais

Meninos Em Guerra - História De Amizade E Conflito Na África

Jerry Piasecki

Uma triste realidade é comum em vários países da África: as guerras civis, que destroem populações e impedem o progresso de gerações. Esse assunto delicado é abordado em Meninos em guerra e pode ser introduzido em sala de aula por meio da história de Thomas e Deng, garotos sequestrados por milicianos e forçados a guerrilhar. Torturas, ataques armados e mortes passam a fazer parte do dia a dia, e eles precisam esquecer que são adolescentes e lutar pela sobrevivência. Uma lição de paz, que inspira o enfrentamento das injustiças e do ódio que gera preconceito e violência contra inocentes.

Saiba Mais

Mitos Africanos

Gary Jeffrey

Neste livro, o leitor tem a chance de conferir um pouco da tradição oral africana que remonta a tempos imemoriais. As lendas reunidas explicam como o mundo foi criado e contam fábulas de personagens trapaceiros e de animais que falam.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Segredo Das Tranças E Outras Histórias Africanas

Rogério Andrade Barbosa

Contos recolhidos da tradição oral de cinco países africanos que têm o português como uma de suas línguas: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Saiba Mais

Procurando Assombração E Outras Histórias

Márcia Batista

Recontos livres de oito narrativas da literatura oral brasileira, abrangendo diversos tipos de contos: de terror, cômico, etiológico, do ciclo da morte, de encantamento e de animais, entre outros. Neles podemos observar sentimentos comuns ao ser humano, presentes no inconsciente coletivo, como o medo em geral: do desconhecido, de monstros e, claro, da morte…

Saiba Mais