Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Bruxa Onilda Vai À Festa

Enric Larreula, Roser Capdevila

Certo dia, Bruxa Onilda é convidada para uma grande festa. Ela não perderia aquele evento por nada! Durante o baile, dança com um jovem alquimista, participa de uma corrida de vassouras e de um concurso de beleza, o Miss Aiquehorror. será que ela ganha essa competição?

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Inglaterra

Enric Larreula, Roser Capdevila

Bruxa Onilda descobre que um inglês oferecerá uma recompensa para quem acabar com o fantasma que ronda seu castelo. Não tem dúvida: segue para a Inglaterra. Lá conhece o Palácio de Buckingham e o Big Ben. Ao chegar à casa do magnata, ela descobre que o fantasma é um velho amigo seu.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Nova Iorque

Enric Larreula, Roser Capdevila

A Feira Internacional de Bruxologia e Ciências Ocultíssimas de Nova Iorque era a chance da Bruxa Onilda ficar famosa com sua nova poção mágica. Mas, na exposição, descobriu a maior novidade de todos os tempos: uma vassoura com quatro marchas, freio e motor turbo.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Veneza

Enric Larreula, Roser Capdevila

É feriado e Bruxa Onilda viaja a Veneza. Chegando lá, acaba caindo dentro de um canal e sua vassoura perde os poderes mágicos. Confundida com a faxineira do Palácio Ducal, tem de varrê-lo por dentro e por fora!

Saiba Mais

Caçadores De Aventuras

Daniel Munduruku

Uma brincadeira diferente faz com que cinco curumins se percam na floresta. E agora? Eles terão que passar a noite longe de seus pais e expostos a todo tipo de perigo? Conseguirão retornar à aldeia sem a ajuda dos adultos? Uma coisa é certa, depois dessa aventura eles nunca mais serão os mesmos... Na Coleção Crônicas Indígenas, Daniel Munduruku põe a criança da cidade em contato com o cotidiano indígena e mostra que certos valores são importantes em qualquer sociedade.

Saiba Mais

Cadê A Água Do Mestre Aleijadinho?

Fernando A. Pires

Este livro é uma pequena homenagem ao artista Aleijadinho (1738-1814) e à sua obra. Com a incumbência de levar água ao mestre, João Filismino, um personagem fictício, faz um tour pelas escadarias que levam até Aleijadinho, dando carona ao leitor, que vai conhecendo, junto com o menino, um pouco sobre as esculturas dos profetas do arraial de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, consideradas as obras-primas desse artista. Como o menino não conhece o mestre e não sabe direito como chegar até ele, ao passar pelas esculturas fica imaginando mil coisas, como uma criança que não sabe que aquelas “pessoas paradas” são esculturas, e até fala com elas pedindo informações de como chegar ao ateliê. Por causa disso, ele vai explorando cada detalhe, como o filactério que o profeta Isaías segura na mão esquerda; a pena que o profeta Jeremias exibe e o leão que está aos pés do profeta Daniel.

Saiba Mais

Cadê O Docinho Que Estava Aqui?

Maria Angela Resende

Em uma releitura da parlenda Cadê o toucinho que estava aqui?, o texto dialoga com as perguntas e respostas que conduzem a brincadeira (por exemplo: Foi pro mato. Que mato? O mato sem cachorro? Mato Grosso? ou Água apagou! A água da chuva? Do rio? Do mar? A água de cheiro? A água da Fonte do Tororó?, e assim por diante). Esse diálogo é construído pela intertextualidade (referência a outros textos, personagens, cantigas, como o Gato de Botas, Julinho Gatinho, da Coleção Casa Amarela, a Fonte do Tororó, o Boi da Cara Preta, a Galinha Ruiva ou a dos Ovos de Ouro), ou por elementos de outras tradições (como os ovos de Páscoa), personagens folclóricas (o Saci), elementos do cotidiano (milho de pipoca, galinha choca), expressões idiomáticas (mato sem cachorro, ovo de Colombo). O enredo é simples, de estrutura circular: a história começa e termina com uma avó e seus netos procurando o gato fujão que comeu o docinho que estava aqui.

Saiba Mais

Caderno De Segredos

Lino De Albergaria

"Ganhei este caderno da professora. Foi o prêmio pela poesia que fiz sobre o Brasil. A gente estava disputando a Copa. Ainda não era tetra, mas eu tinha certeza que ia ser. Acho que nunca vou saber que emoção é essa. Gol de cabeça... Minha cabeça não foi feita para fazer gol. Minha cabeça é uma máquina de ficar pensando. Como agora. Custei a dormir, imaginando que a Maria Laura um dia vai descer do morro. Vai virar modelo, atriz de tevê. Comprar um carro coreano, casar com um doutor. E eu, o que será de mim?" Essas são as confissões que o menino José Carlos escreve em um caderno, um caderno de segredos. Nele, o garoto conta suas dúvidas, pensamentos, esperanças, ao mesmo tempo que deixa transparecer suas impressões sobre os craques da seleção brasileira, o novo presidente, a troca de moeda... E também sobre seu trabalho no clube, seus amigos e Maria Laura, seu amor.

Saiba Mais

Caminho Da Roça

Lalau E Laurabeatriz

Os 11 poemas deste livro contam como é um dia no campo - do amanhecer, com a passarada anunciando o novo dia, ao anoitecer, quando a escuridão abraça tudo. Os versos revelam traços marcantes da cultura caipira e estimulam o leitor a perceber e respeitar as diferenças.

Saiba Mais

Caminho De Volta

Luís Fernando Pereira

Um homem relembra sua pré-adolescência e o difícil processo de amadurecimento: a perseguição no colégio, a incompreensão dos adultos e o refúgio no mundo da fantasia. Ainda bem que o amor ajuda a superar essas barreiras.

Saiba Mais

Canta Sabiá

Giselda Laporta Nicolelis

Clara, uma garota muito curiosa, descobriu um ninho de sabiás-laranjeira na árvore em frente à janela do seu quarto. Entre os filhotes, contudo, havia um passarinho diferente dos outros, com asas salpicadas de branco. Como seu avô era um especialista em pássaros, ela pediu que ele viesse para ver aquele sabiá. Foi então que ele disse que a neta fizera uma incrível descoberta.

Saiba Mais

Canteiro - Músicas Para Brincar

Margareth Darezzo

Uma maneira lúdica de ver a alfabetização musical, criada pela arte-educadora margareth Darezzo. O livro, cheio de surpresas interativas, traz um CD com 15 canções, que tratam de temas importantes, como aceitação das diferenças e preservação da natureza. Cada canção é acompanhada de uma brincadeira e um exercício de sensibilização musical – além da letra da música para a criança acompanhar. O volume traz ainda informações sobre instrumentos, compositores e ritmos.

Saiba Mais

CANTEIRO 2 - músicas para aprender

Margareth Darezzo

Neste livro interativo, você encontra animais simpáticos, dança, brincadeiras, instrumentos musicais e muita diversão. Além disso, o livro conta com 15 músicas acessíveis através de QR Code para ouvir, cantar, brincar e aprender. Criado pela compositora e arte-educadora Margareth Darezzo, Canteiro 2 – músicas para aprender dá continuidade ao projeto Canteiro, que busca estimular o raciocínio, a criatividade e a expressão das emoções dos pequenos. Além das letras das canções, o livro traz atividades de escuta ativa e informações sobre sons, instrumentos e ritmos.

Saiba Mais

Cantigas De Adolescer

Elias José

Maria diz: "Idade? Quinze, mas tenho vinte ou doze, / dependendo da situação e das conveniências". E João: "Chegou o tempo de pensar em namoradas e / sonhar com corpos e beijos / que vivem mais nos poemas que no real". Paixões que explodem e fogem, brigas com os pais, espinhas no rosto, encucação, isolamento, esperanças, estão neste livro de poemas, que, além de retratar o universo de dois adolescentes, Maria e João, toca a intimidade daqueles que, embora continuem às vezes sentindo medo do escuro, acreditam que não podem mais manifestá-lo. Daqueles a quem o mundo assusta tanto quanto encanta, pelo muito que há a descobrir e pela ansiedade de viver tudo o quanto antes.

Saiba Mais

Capulana - Um Pano Estampado De Histórias

Heloisa Pires, Mário Lemos

Dandara, uma menina que mora em São Paulo, recebe um presente de seu amigo Tulany, de Moçambique. É uma capulana! Na terra do garoto, o uso desse tecido é tradição. Ele serve para muitas coisas: cobrir o corpo ou a cabeça, enfeitar, carregar bebê nas costas, presentear alguém em ocasiões especiais... A amizade entre as duas crianças resgata uma bela tradição africana, ainda viva entre os povos de Moçambique.

Saiba Mais

Cara Ou Coroa?

Fernando Sabino

Em 28 histórias, o autor retrata o dia a dia de adultos e crianças: traquinagens, pequenas mentiras, grandes encrencas, burocracia e reflexões desfilam com a graça característica desse celebrado escritor, que vê a vida com olhos de menino.

Saiba Mais

Caras Encaradas

Fanny Abramovich

Sarah, uma garota negra, evangélica, e Tato, um menino branco, judeu, são amigos inseparáveis, que dividem alegrias e travessuras. Um dia, discutem e descobrem que têm opiniões diferentes sobre algumas pessoas. Resolvem, então, compará-las – não é que isso se torna uma brincadeira muito divertida e surpreendente? Há momentos em que concordam, outros em que discordam totalmente, outros ainda em que concordam e discordam um pouquinho. O melhor é que a amizade não se abala com isso, muito pelo contrário!

Saiba Mais

Carpe-Diem, O Crime Bate À Porta

Samir Thomaz

Eurico é um jovem da periferia de São Paulo que sonha se tornar um grande escritor. Junto com seus amigos - Vareta, Reina, Nemaila e Marina -, edita o jornal literário da escola onde estudam. A entrevista com Bóris Mariano, escritor famoso por participar da luta contra a ditadura, prometia ser um encontro excitante para Eurico. No entanto, ao chegar ao apartamento de Bóris, o garoto descobre que seu entrevistado acabara de ser assassinado. Ele e seus amigos decidem, então, fazer sua própria investigação e entregar o criminoso à polícia.

Saiba Mais