Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida, Ivan Jaf

O Rio de Janeiro recebe a família real portuguesa e passa a ser a sede do Império. É nesse cenário conturbado que o leitor segue Leonardo. Esta adaptação mantém o tom irônico da obra original.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance, que faz uma bem-humorada crônica de costumes do Brasil de dom João VI. A ironia e o deboche com que Manuel Antônio de Almeida conta as trapalhadas de Leonardo, primeiro malandro da literatura nacional, situam a obra além das características do movimento literário do período em que foi escrita, o Romantismo.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Carlos Heitor Cony, Manuel Antônio De Almeida

O romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a malandragem como ocupação. O jovem vive se envolvendo com mulheres e arrumando confusões, a ponto de ser preso algumas vezes. Com uma trajetória dessas, não deixa de ser irônico o fato de que Leonardo acabe se tornando um militar.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Mal-Assombradas De Um Fantasma Canhoto

Luiz Antonio Aguiar

Anjão, Prisca, Manouk e Deco são os Achudos: jovens nerds cheios de opinião sobre tudo, curiosos por descobrir sempre mais. Um dia, no intuito de desvendar se assombração é ou não deste universo, os quatro decidem invadir um casarão abandonado, onde têm o desprazer de conhecer Sir Simon de Canterville, um famoso fantasma da literatura que vai ensinar a eles muito sobre o terror...

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

Toda a riqueza do livro de Machado de Assis foi transportada para esta história em quadrinhos por dois grandes autores. O resultado é uma adaptação primorosa, que não se limita a reproduzir o clássico, mas possibilita novos modos de compreender a obra. A sociedade brasileira do século XIX é retratada com fidelidade na trama em que Brás Cubas se apresenta como um defunto autor e narra suas memórias a partir de sua morte.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

José Louzeiro, Machado De Assis

Publicado em 1881, este romance é o marco do Realismo brasileiro. Brás Cubas, homem abastado que nunca precisou trabalhar, escreve uma autobiografia depois de morrer. O defunto relata passagens de uma vida cheia de insucessos e mesquinharias. Com sua ironia característica, Machado apresenta uma visão cruel da natureza humana.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

No romance, um defunto dialoga com o leitor e conta sua vida. Abusando da ironia, Brás Cubas traça um perfil impiedoso de si próprio e das pessoas com quem conviveu. Mais que isso, faz um retrato sarcástico da sociedade de seu tempo.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Minha Irmã Severina

Cristina Porto

Nos livros da Coleção Serafina, a personagem escreve, conta coisas de sua vida, inventa histórias, faz surpresas para os amigos e ainda estimula as crianças a ler e escrever. O problema é que, muito ocupada com as próprias invenções, Serafina acompanhou tão pouco os dias da irmã mais nova que nem notou a dificuldade dela para aprender a falar. Arrependida e decidida a ajudá-la, a mais faladeira da casa resolve então escrever um caderno de histórias especialmente dedicado à pequena Severina. Assim, a obra celebra os quarenta bem-sucedidos anos de literatura de Cristina Porto e de Serafina, marcados pela parceria de sucesso da coleção com o ilustrador Michele Iacocca.

Saiba Mais

Miopia E Outros Contos Insólitos

Tadeu Pereira

As histórias deste livro fazem pensar. Realçam a poesia e a loucura que se escondem nas tramas do cotidiano. Trazem novos óculos, novas lentes, que ajudam a enxergar insólitas questões do mundo. São dezessete pequenos contos que evidenciam aspectos insólitos do comportamento humano que normalmente ninguém vê. Por meio de enredos interessantes, Tadeu Pereira expõe, de forma contundente, situações marcantes que definem o destino das personagens. Os contos são curtos, mas não se engane: os questionamentos são muitos.

Saiba Mais

Mitos Africanos

Gary Jeffrey

Neste livro, o leitor tem a chance de conferir um pouco da tradição oral africana que remonta a tempos imemoriais. As lendas reunidas explicam como o mundo foi criado e contam fábulas de personagens trapaceiros e de animais que falam.

Saiba Mais

Muito Barulho Por Nada

Leonardo Chianca, William Shakespeare

No século XIII, Leonato, governador da Sicília, recebe a visita do rei de Aragão, que vem acompanhado de seus homens de confiança, Benedito e Cláudio. Benedito chama a atenção da implicante Beatriz, sobrinha do governador. Eles se apaixonam, mas não se dão conta disso, pois vivem trocando farpas. Cláudio cai de amores por Hero, filha de Leonato, porém uma intriga o faz abandoná-la no altar. Após muitos desencontros, os dois casais acabam encontrando seu destino.

Saiba Mais

Namoro Entre Livros

Lúcio Boechat

Lucas prefere fazer qualquer coisa a ler um livro ou entrar numa livraria. Também odeia garotas metidas a intelectuais que gostam de um papo-cabeça. Até que se apaixona por Carol, uma menina linda, inteligente e muito interessada em cultura e literatura. Para conquistá-la, ele segue os conselhos da amiga Luiza: manda poemas, escreve cartas e compra livros para Carol. Então, Lucas descobre que a literatura pode ajudá-lo a compreender melhor a vida.

Saiba Mais

Não Se Esqueçam Da Rosa

Giselda Laporta Nicolelis

Hanako tem apenas 13 anos e corre risco de vida: sofre de osteopatia, degeneração progressiva dos ossos. Sua doença tem origem genética, pois as células reprodutoras de seu pai foram afetadas pela radioatividade a que estivera exposto durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima. Sem saber ao certo quanto tempo lhe resta de vida, Hanako vai registrando em seu diário as reflexões que faz sobre as guerras e suas vítimas.

Saiba Mais

Ninguém Sabe O Que É Um Poema

Ricardo Azevedo

Neste livro, o escritor brinca com as palavras, explorando seus significados, sons, pesos e ritmos, em 38 poemas sobre amor, violência, pobreza, amadurecimento pessoal, o mistério que são os outros e a própria poesia.

Saiba Mais

Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo, Reinaldo Seriacopi

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram. Inspirado em narrativas góticas, Álvares de Azevedo criou uma obra alucinante, que marcou a literatura brasileira. Esta adaptação, em HQ, enaltece o lirismo da obra com um roteiro sensível e belos desenhos.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Gonçalves Dias, Edson Rodrigues Dos Passos, Ilka Brunhilde Laurito, Graciliano Ramos, Lima Barreto, Paulo Coelho, Carolina Maria De Jesus, Índios Ticuna, Pepetela, Monteiro Lobato, Alcântara Machado, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais