Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Bem-Te-Verde

Santuza Abras

Versos rimados que contam o desaparecimento do Verde em consequência da loucura do ser humano, predador da natureza. Mas a reação vem em seguida: humanos, animais e vegetais se unem para trazer o Verde de volta.

Saiba Mais

Bem-Vindos À Casa Da Neblina

Lino De Albergaria

A diretora Dolores leva seus alunos para uma excursão até uma cidade antiga, conhecida por suas velhas construções. Lá, visitariam um parque ecológico e dormiriam na escola de freiras onde dona Dolores estudou, hoje uma pousada: a Casa da Neblina. Porém, como bem lembraram os gêmeos Paulo Sérgio, o Pimba, e Úrsula, fantasmas e assombrações adoram tudo o que é velho, sobretudo casas, ruínas… e cemitérios! Alguns acreditam nisso, outros, não; mas o fato é que todos vivem histórias muito misteriosas, todas elas entrelaçadas de um modo mais misterioso ainda.

Saiba Mais

Benedito

Josias Marinho

Neste belo livro de imagens, você vai conhecer Benedito, uma criança que se descobre na batida do tambor do Congado, uma manifestação de fé, canto e dança celebrada por seus familiares e amigos. O tambor do Benedito não é apenas um brinquedo, é um instrumento que guarda e revive as memórias ancestrais do negro brasileiro! Você sabe o que significa ancestral? É tudo que se refere ao passado... E é com a criação do Benedito que o escritor e ilustrador Josias Marinho nos apresenta essa manifestação que faz parte da cultura brasileira. Vamos brincar de descobrir esses sons e ritmos com Benedito?

Saiba Mais

Besouro E Prata

Ana Maria Machado

Um besouro sonhador e uma barata cheia de si se conhecem em uma festa. Ela fica intrigada porque o besouro leva ouro no nome e, então, inventa que se chama Prata, mas quando eles saem da festa...

Saiba Mais

Bibi Brinca Com Meninos

Alejandro Rosas

Bibi conhece seus primos, todos meninos, e descobre que os garotos distraem-se com outras coisas e não brincam com bonecas. Ela começa a perceber as diferenças entre os sexos.

Saiba Mais

Bibi Come De Tudo

Alejandro Rosas

Bibi gosta de pés de galinha, seu primo Artur adora tomates. O livro mostra como as crianças se relacionam com a alimentação.

Saiba Mais

Bibi Compartilha Suas Coisas

Alejandro Rosas

Bibi ganha um estojo incrível, com 12 lápis de cor, borracha cheirosa e duas réguas. Todo seu, para usar como e quando quiser. Durante a aula, um dos amigos precisa de um lápis azul para colorir seu desenho. Será que Bibi vai emprestar o dela?

Saiba Mais

Bibi Corta O Cabelo

Alejandro Rosas

Bibi nunca cortou o cabelo. Só que ele cresceu muito, muito mesmo. Virou um cabelão e começou a atrapalhar a vida dela. Agora, Bibi precisa fazer algo a esse respeito.

Saiba Mais

Bibi E A Natureza

Alejandro Rosas

Bibi vai ao parque com os pais e o primo Artur, em um domingo de sol. Lá eles têm a sensação de que estão no campo, mesmo passeando bem no centro da cidade. Depois da descoberta de que o ar e a água são muito importantes para os seres vivos, Bibi e Artur tomam uma importante decisão!

Saiba Mais

Bibi e Kito

Alejandro Rosas

Um dia, Bibi se viu diante de uma situação embaraçosa com a chegada de Kito, um novo colega. Ele usa trancinhas, vem de outro país e não sabe falar português. Para ajudar, todos os amigos de Bibi não se esforçam para acolhê-lo. Inconformada, Bibi começa a pensar no que fazer para mudar essa situação.

Saiba Mais

Bibi e o Brinquedo Genial

Alejandro Rosas

Bibi adora conversar e brincar com os seus amigos, olhando para eles, já o irmão do Artur faz tudo pelo celular. Ao conversar com seu pai, ela descobre que na infância dele era comum brincar na rua e que ele e os amigos podiam ser astronautas, vaqueiros, marinhos, cozinheiros, apenas com a imaginação e um brinquedo genial. Bibi fica encantada e pede ao pai que a ensine essas brincadeiras, então ele a presenteia com o melhor brinquedo de todos os tempos!

Saiba Mais

Bibi Fala Em Público

Alejandro Rosas

Bibi adora conversar. Passa horas batendo papo com a prima, com a ursinha de pelúcia... Chega, então, o dia de ir para a escola. Tudo vai bem até que a professora pede às crianças que falem de sua brincadeira preferida. Bibi fica vermelha, não consegue falar nada. O que teria acontecido?

Saiba Mais

Bibi Não Chupa Mais O Dedo

Alejandro Rosas

Um dia, Bibi descobriu como era gostoso chupar o dedo e isso se tornou um hábito. Só que ela cresceu e, agora, não consegue brincar e, ao mesmo tempo, manter o dedo na boca. Bibi está percebendo que chegou a hora de tomar uma decisão muito importante.

Saiba Mais

Bibi Quer Ser Grande

Alejandro Rosas

Um dia, Bibi se dá conta do seu tamanho e deseja ser grande. Em uma conversa com a sua mãe, percebe que “tudo que nasce, nasce pequenininho”. Então entende que terá muito tempo pela frente para ser grande e começa a enxergar os benefícios de ser pequena.

Saiba Mais

Bibi Toma Banho

Alejandro Rosas

Bibi gosta de andar sempre limpinha e cheirosa, mas não quer interromper suas brincadeiras para tomar banho. Um dia, ela assiste a um filme que mostra um senhor cantando na chuva e, então, percebe que a hora do banho pode ser bem divertida.

Saiba Mais

Bibi Vai Para A Escola

Alejandro Rosas

Bibi não quer ir para a escola porque acha que não vai gostar de nada por lá. Mas, no primeiro dia de aula, ela tem uma agradável surpresa.

Saiba Mais

Bibi Vai Para A Sua Cama

Alejandro Rosas

Bibi tem uma cama todinha para ela. Mas só quer saber de dormir com os pais. Um dia, sente-se incomodada, apertada, sufocada. É então que ela faz uma grande descoberta.

Saiba Mais

Bichário

Otoniel S. Pereira

Além de serem animais, o que o boi, o cavalo, a borboleta, a abelha, o peixe, a andorinha, o cachorro, o gato e a centopeia têm em comum? Se você respondeu poesia, acertou! Com uma deliciosa brincadeira com o ritmo, as palavras, a rima e a forma, Otoniel S. Pereira faz um diário de bichos, um Bichário, onde vai anotando suas impressões poéticas sobre muitos animais. As criativas ilustrações de Angelo Abu enriquecem ainda mais a obra, fazendo-a mais que um instrumento para a conservação ambiental, mas, sobretudo, uma obra artística pela conservação da literatura e da linguagem poética.

Saiba Mais