A revolução dos bichos
George Orwell
A revolução dos bichos conta uma história sobre poder e tirania, habilmente escrita por George Orwell, sob as vestes de uma fábula. O mote principal: a insurreição dos animais de uma fazenda contra seus donos humanos exploradores. Inicialmente, a fazenda pertencia ao sr. Jones, contudo, insatisfeitos com a dominação e exploração que sofriam, os bichos decidem fazer uma revolução. Daquele momento em diante e com os porcos no comando, o inimigo passa a ser todos aqueles que andam sobre duas pernas. Progressivamente, porém, a revolução vai ganhando tons opostos ao que se propunha.
Essa história, que atravessou gerações e foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é uma crítica de Orwell a todo tipo de autoritarismo, tanto que se uniu a grupos progressistas ao longo de sua vida, posicionando-se sempre contra a ameaça totalitária que poderia surgir com determinados líderes que ascendem ao poder.
Para celebrar este clássico da literatura, o texto foi especialmente traduzido pelo professor, escritor e linguista Marcos Bagno para integrar a coleção Eu Leio, e ainda conta com uma apresentação exclusiva do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva. O livro também dispõe de um apêndice explicativo sobre quem foi George Orwell, a obra e algumas releituras dela para o cinema, o teatro e a música, além de uma bibliografia com outros títulos do autor.
Saiba Mais