Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Fadas, Pizzas E Saladas

Regina Carvalho

A linda princesa Alice esperava pela chegada de um príncipe para se casar. Até aí, nada de novo. Mas o leitor pode escolher dois finais diferentes para essa história: um tradicional e outro totalmente surpreendente. Dá para imaginar uma fada madrinha moderninha, que anda de moto e acha vida de princesa uma chatice? Pois ela pode virar as coisas de pernas para o ar...

Saiba Mais

Família

Anna Claudia Ramos

Os quatro livros da coleção foram criados para falar de diferenças. A partir dos temas família, amigo, medo e casa, as autoras procuram mostrar que existem jeitos diferentes de ser, de fazer, de sentir, de viver... cada um desses temas. Além de falar sobre essas diferenças, criam um espaço (uma página interativa) para o leitor mostrar seu ponto de vista a respeito do tema. Este volume trata dos vários tipos de família: pessoas que fazem parte dela, pessoas que entram, que saem, pessoas que estão com a gente há tanto tempo, que são até consideradas da família..

Saiba Mais

Farra No Formigueiro

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Uma galinha leva um susto quando vê sua própria sombra e acha que está sendo perseguida. As formigas não aguentam mais ouvir a mesma fábula sobre a formiga e a cigarra. Afinal, por que é só a cigarra que canta?

Saiba Mais

Festas

Marcelo Xavier

Agora também com CD de áudio, o livro aborda as origens e características das festas populares brasileiras; os vários tipos de festas populares; as influências e adaptações que as festas receberam ao longo dos anos; as crenças, a fé e a alegria que movem essas festas; o folclore brasileiro: origens, manifestações, influências no nosso cotidiano etc.; modelagem e escultura; criação e construção de cenários.

Saiba Mais

Fiz Voar O Meu Chapéu

Ana Maria Machado

Prosa poética deliciosa, com rima e ritmo bem marcados. Um chapéu que voa, voa... e vai passando por riachos, coronéis, senhoras, caciques, marinheiros, botes e cachoeiras até virar ninho de passarinho (com varanda e tudo!). O texto é constituído por dísticos cheios de musicalidade. O ponto de vista é de uma criança que traduz com humor, sonoridade e simplicidade as brincadeiras do seu cotidiano: no caso, fazer voar o seu chapéu.

Saiba Mais

Fofinho

Teresa Noronha

Fofinho nasceu em uma incubadeira e, um dia, resolveu sair em busca de sua identidade.

Saiba Mais

Fraca Fracola, Galinha-D'Angola

Sylvia Orthof

Madame D'Angola não dá sossego aos moradores do galinheiro. Ela passa o dia gritando que está fraca e reclamando de dor em tudo. É uma perna que manca, o pescoço que entorta, uma asa que depena. Mas é só chegar o veterinário que essa galinha hipocondríaca foge rapidinho.

Saiba Mais

Galo, Galo, Não Me Calo

Sylvia Orthof

História do galo da menina Fanci, moradora de uma rua de Copacabana, numa casa pequena com quintal, no meio da cidade do Rio de Janeiro. prosa poética narra o conflito entre o galo, que todas as manhãs canta para saudar o Sol, e os moradores da vizinhança, que vivem nos altos edifícios próximos à casa de Fanci e que tentam calar o galo a todo custo. Uma história ecológica que mostra a cidade grande com seus carros, buzinas, fumaça, prédios, lixo expulsando a natureza para longe de si.

Saiba Mais

Gato Que Pulava Em Sapato

Fernanda Lopes De Almeida

Vale a pena superproteger quem a gente ama? Para a dona de Mimi custou, mas ela acabou aceitando a autonomia do seu gatinho.

Saiba Mais

Grande Ou Pequena?

Beatriz Meirelles

Mariana é pequena para brincar na rua, mas é grande demais para chupar chupeta. A menina fica confusa, sem saber o que pode e o que não pode fazer. Será que seus pais vão ajudá-la a compreender o motivo de tantas regras?

Saiba Mais

História De Fantasma

Tatiana Belinky

Tati não tem medo de escuro nem de fantasma e, zombando do irmão, quer mostrar a ele que é muito corajosa, mas...

Saiba Mais

Histórias De Bobos, Bocós, Burraldos E Paspalhões

Ricardo Azevedo

Inteligência, astúcia, esperteza, valentia... Os heróis deste livro não fazem a menor ideia do que essas palavras significam. Ao contrário de príncipes e guerreiros, os personagens das seis narrativas vivem fazendo trapalhadas e sendo passados para trás. Por serem tão humanos, conquistam os leitores à primeira vista.

Saiba Mais

Histórias Para Sonhar Acordado

João Anzanello Carrascoza

Coletânea de contos publicados na revista Nova Escola e outras revistas do mesmo gênero entre 1990 e 2001, e de narrativas escolhidas pelo autor entre as que ouviu do pai na infância. Esta antologia apresenta histórias curtas com finais inesperados.

Saiba Mais

Homem Não Chora

Flavio De Souza

Diante das atitudes do pai ao perder o emprego (tristeza, preocupação, introversão) e ao encontrar outro (choro de alegria), um menino pequeno passa por um momento de insegurança, pontilhado por dúvidas, inquietações, descobertas. Seus questionamentos a respeito do tema “homem não chora” são balizados pelas diversas possibilidades de pontuação que o narrador usa para a frase-título, criando fechos originais para cada episódio. Tudo isso faz do texto uma história rica e terna, com um desfecho que reafirma o homem como um ser que sente – e, portanto, ri, chora, sofre, ama.

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Isso É Amor

Mique Moriuchi, Sam Williams

Conseguimos nomear o que está ao nosso redor, descrever o que vemos, sentir o ar, ouvir os sons, cantar, desenhar, pintar, atravessar o oceano, chegar à Lua... Mas como definir o amor em palavras?

Saiba Mais

Isso Não É Brinquedo!

Ilan Brenman

Para as crianças pequenas, tudo pode virar brinquedo: o balde de água, o coador de suco de laranja, as panelas, o sapato do papai, o batom da mamãe… É claro que elas sabem que não são brinquedos de verdade, mas o que vale mesmo é a imaginação.

Saiba Mais

Jacaré Com Janelinha, Quem Já Viu Que Me Apresente! E Outros Poemas

Maria Augusta De Medeiros

Este é o livro dos versos que celebram a água e toda a vida que depende dela. Assumindo a essência desse elemento, os poemas se derramam generosos como a chuva acariciando os ouvidos e a mente de quem gosta de poesia. Além do sr. Jacaré, temos a honra de apresentar um verdadeiro imperador que não tira seu traje de gala nem para dormir. E também a senhorita Foca (não repare em suas maneiras; ela é mesmo muito irrequieta), e o Caranguejo-Eremita (por acaso você tem uma casa para trocar?) e uma galanteza de Cavalo-Marinho. E ainda temos a dona Ostra – não seja tão fechada, diga olá! Essa turma é meio úmida, mas ainda não seque as mãos porque aí vem mais água: a sra. Marola, a sra. Chuva e a sra. Sereia.

Saiba Mais