Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Três Mistérios - O Fantasma De Canterville / Os Irmãos Corsos / Sonhos Perigosos

Oscar Wilde, Alexandre Dumas, Telma Guimarães Castro Andrade

"O fantasma de Canterville", de Oscar Wilde, é uma obra satírica e irreverente para sua época (século XIX), pois parodia as lendas de fantasmas, ao mesmo tempo que contrapõe a tradição e o conservadorismo britânicos ao progresso e à liberdade norte-americanos, além de discutir questões como a morte e o amor. Esse clássico da literatura mundial foi adaptado por Telma Guimarães Castro Andrade, assim como "Os irmãos corsos", de Alexandre Dumas. Os irmãos Corsos vem encantando leitores de todo o mundo ao longo dos anos, com a história dos gêmeos idênticos que compartilham seus sentimentos e, na iminência de fatos importantes, são "visitados" por familiares mortos. Uma terceira história inédita e contemporânea, "Sonhos perigosos", da mesma autora das adaptações, fecha este volume, com o eletrizante relato dos sonhos premonitórios de uma garota, que acabam por guiá-la na solução de um misterioso crime. São três histórias fantásticas, vibrantes, que vão deixar os leitores arrepiados e de cabelos em pé!

Saiba Mais

Três Pais - Hamlet / Carta Ao Pai / Pai Embrulhado Para Presente

William Shakespeare, Franz Kafka, Paulo Bentancur

Este volume apresenta as adaptações de "Hamlet", de William Shakespeare e "Carta ao pai", de Franz Kafka, além do inédito "Pai embrulhado para presente", de Paulo Bentancur, que também é o adaptador dos dois clássicos. Em "Hamlet", o fantasma do rei aparece ao filho Hamlet para lhe fazer uma terrível revelação: fora assassinado por seu irmão Cláudio, que agora ocupa o trono. A verdade transforma a vida do jovem príncipe, que protagonizará uma tragédia, na qual se misturam amor, lealdade, poder, traição e vingança. Em "Carta ao pai", Kafka expõe seus sentimentos em relação ao pai, de personalidade forte e intransigente, em um texto amargurado, que mostra aspectos da complexidade das relações familiares. Em "Pai embrulhado para presente", o jornalista André, pai amoroso de Júlia e de Sofia, vive um dilema: mudar-se para Brasília e realizar uma importante conquista profissional ou permanecer em Porto Alegre, perto das filhas, mas distante do centro das decisões políticas do país. As três histórias apresentam as relações entre pais e filhos tratadas sob diferentes e instigantes perspectivas.

Saiba Mais

Três Paixões - Tristão E Isolda / Cyrano De Bergerac / O Profundo Céu Azul...

Béroul E Gottfried De Strassburg, Edmond Rostand, Giselda Laporta Nicolelis

Três narrativas, de diferentes autores e épocas, entrelaçadas por um tema central: a paixão. Em "Tristão e Isolda", adaptada a partir dos textos de Béroul e Gottfried de Strasburg, uma paixão avassaladora traça os destinos dos protagonistas. Tristão, sobrinho do rei da Cornualha, está incumbido de trazer Isolda, filha do rei da Irlanda, para se casar com seu tio. Porém, durante a viagem, uma poção de amor tomada por engano pelos jovens, provoca uma paixão que nenhum deles poderá ou desejará evitar. Em "Cyrano de Bergerac", de Edmond Rostand, é a paixão secreta que delineia a sorte das personagens. Imaginando que jamais será amado por sua prima Roxana, o feio Cyrano se conforma em escrever os versos de amor que lhe serão enviados por Cristiano, por quem ela está apaixonada. E a verdade só será revelada por Cyrano em seus últimos momentos de vida. Já em "O profundo céu azul...", texto inédito de Giselda Laporta Nicolelis, a trama se passa no cenário caótico e violento de uma grande cidade brasileira. Um sequestro e muitos dias de tensão colocam Eduardo e a noiva de seu melhor amigo frente a uma paixão inesperada. Fatalidade, lealdade, amizade, culpa e redenção são os ingredientes que compõem as paixões reunidas neste volume.

Saiba Mais

Três Terrores - Drácula / O Médico E O Monstro / O Morto-Vivo Da Colina Verde

Bram Stocker, Robert Louis Stevenson, Leo Cunha

Inseridas na tradição da literatura de horror, as histórias reunidas nesta obra, de Leo Cunha, envolvem o leitor em uma atmosfera de mistério, apreensão e medo. Ela oferece duas adaptações de clássicos da literatura universal, "Drácula", de Bram Stoker, e "O médico e o monstro", de Robert Louis Stevenson, tornando tais narrativas mais acessíveis ao público juvenil. Além dessas histórias, o volume conta com a inédita "O morto-vivo da colina verde", de Leo Cunha, que contrabalança, com uma narração bem-humorada, o possível pavor gerado por personagens tradicionalmente muito assustadoras. Drácula, o mais famoso vampiro de todos os tempos, deixa seu tenebroso castelo na Transilvânia e viaja para Londres, levando consigo as marcas do horror de sua sobrenatural existência. Porém, a esperança de banir o mal que ameaça todos reside no professor Van Helsing, personagem imortalizado também pelo cinema como o grande oponente da assustadora criatura das trevas. Em "O médico e o monstro", o virtuoso dr. Jekyll, por meio de uma poção produzida em laboratório, libera seu lado maligno na figura do repugnante Hyde, homem sem escrúpulos, violento e assassino cruel. A discussão sobre a dualidade do ser humano é aqui corporificada pela separação de uma só pessoa em duas, indicando a oposição entre o bem e o mal. Já na bem-humorada "O morto-vivo da colina verde", o estranho caso de Zequinha, homem que morre e desmorre, chama a atenção de um trio de adolescentes que decide desvendar o mistério. Em sua investigação, os garotos precisam visitar um cemitério e uma bruxa de verdade, detentora da poção da vida eterna. Mas, como não se vive apenas de sustos, o amor tem seu lugar marcado nessa narrativa.

Saiba Mais

Três Viagens - Viagens De Marco Polo / A Ilha Do Tesouro / Além Do Grande Mar

Marco Polo, Robert Louis Stevenson, Marcia Kupstas

A obra é composta por três histórias para jovens. Elementos como aventura, curiosidade, coragem, medo e amadurecimento estão presentes nestes enredos que dialogam entre si. "Além do grande mar", criada por Marcia Kupstas, mostra uma sociedade viking do ano 1000 e o desejo do adolescente Bjarni que pretende ser um grande navegador para desbravar as terras distantes, que ficam além da Groenlândia. A segunda história é uma adaptação da famosa obra "Viagens de Marco Polo". O texto descreve as incríveis descobertas de Marco Polo pelas cidades e paisagens do Oriente. O leitor se encantará, assim como os contemporâneos de Marco Polo também ficaram fascinados por estes relatos que compõem "O livro das maravilhas". A terceira história é outra adaptação da clássica obra de Robert Louis Stevenson, "A Ilha do Tesouro". Nesta narrativa somos transportados para as emocionantes viagens dos piratas do século XVIII e torcemos pelo jovem grumete Jim Hawkins, que almeja conquistar o tesouro enterrado em uma misteriosa ilha, que pertencia ao capitão Flint.

Saiba Mais

Três Vinganças - Moby Dick / O Conde De Monte Cristo / Olho Por Olho

Herman Melville, Alexandre Dumas, Sylvio Gonçalves

É justo querer vingar-se de quem provoca um grande mal? Para os protagonistas destas histórias, a resposta é afirmativa. Em "Moby Dick", de Herman Melville, Ahab, o comandante do navio Pequod, se lança ao mar em louca perseguição para matar a enorme baleia branca que lhe arrancou uma das pernas. Em "O Conde de Monte Cristo", escrito por Alexandre Dumas, Edmond Dantés executa um plano arquitetado em detalhes para se vingar dos que lhe fizeram passar treze anos injustamente preso. Além dessas obras consagradas universalmente, há também "Olho por olho", de Sylvio Gonçalves, história em que ficção científica e suspense se mesclam em uma trama na qual o jovem Artur se vê traído por seu próprio pai. Por mares, continentes e ilhas, em diversos tempos e lugares, acompanhamos os acontecimentos que marcam a vida de personagens em busca de resposta para os males que as acometem, colocando o leitor frente a questões éticas essenciais.

Saiba Mais

Treze Contos

Edson Gabriel Garcia

Será que um homem pode fazer papel de mulher numa peça de teatro? E uma garota pode ser goleira num time de meninos? Bode é animal de estimação? Estas e outras histórias compõem a obra Treze contos, relatando acontecimentos emocionantes, surpreendentes, do dia a dia da garotada e sua visão do mundo.

Saiba Mais

Triângulo De Fogo

Carlos Augusto Segato, Giselda Laporta Nicolelis, Rosana Rios

João Carlos Lorquemad, homem rico e influente, morre em um incêndio. A família se reúne para o funeral e para discutir a divisão dos bens. Nesse encontro, os primos, adolescentes curiosos, ouvem conversas estranhas e resolvem investigar a morte do avô. A partir daí ocorrem fatos suspeitos, revelando um mundo de ambição, corrupção, tráfico e assassinatos.

Saiba Mais

Tristão E Isolda

Telma Guimarães Castro Andrade

O bravo cavaleiro Tristão vence o gigante Morholt, mata uma fera terrível e conquista a princesa Isolda dos Cabelos Dourados para o rei Marcos da Cornualha. Mas, por uma ironia do destino, Tristão e Isolda se apaixonam.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

José Louzeiro, Lima Barreto

A história se passa nos primeiros anos da República brasileira. Policarpo Quaresma é um major de hábitos regulares, cujo lazer é estudar a pátria e tudo o que lhe diz respeito. Cercado de militares medíocres e sem vocação, seu exacerbado nacionalismo é considerado loucura perigosa, e ele é trancafiado em um hospício. Após anos de luta incansável para preservar as tradições e os costumes nacionais, Quaresma acaba descobrindo que a Pátria que quisera ter era um mito. Sátira impiedosa de um Brasil burocrático que ainda hoje se mantém atual.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Luiz Antonio Aguiar, Lima Barreto, Cesar Lobo

Patriota ao extremo, Policarpo Quaresma tem ideias mirabolantes para o progresso do país, mas logo precisa se adequar à realidade.

Saiba Mais

Trocadilho

Jacqueline Salgado

Poemas leves, bem-humorados, que revelam uma espécie de autobiografia da poetisa. Com jogos de palavras e sons, verdadeiros trocadilhos, os poemas levam a múltiplas imagens - algumas quase improváveis -, um presente que, muitas vezes, somente o texto lírico pode oferecer. Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2016 (Bologna Children's Book Fair 2016), na categoria Poesia. Altamente Recomendável FNLIJ 2016 na categoria Poesia Este livro possui Guia do Professor. Recebeu o selo de Altamente Recomendável FNLIJ, na categoria "Poesia" e foi selecionado para o Catálogo de Bolonha, em 2016.

Saiba Mais

Tudo Ao Mesmo Tempo Agora

Ana Maria Machado

Jajá é um garoto pobre, que estuda em uma escola particular e acaba se apaixonando por uma menina rica. O cotidiano desse adolescente e de seus amigos é contado com delicadeza, mostrando situações em que os jovens deparam com questões de ética, justiça e solidariedade.

Saiba Mais

Tuik, O Amigo Imaginário

Marina Pechlivanis

Tuik está sempre alegre, é otimista e já viajou muito, muito mesmo, para lugares inacreditáveis! Conheceu pessoas diferentes, culturas curiosas, abriu-se para o mundo em fantásticas aventuras que conta para uma garota. Com Tuik, assim, tão diferente, ela sempre aprende alguma coisa. Tuik, esse amigo pra lá de especial, ensina a usar a imaginação, onde tudo é possível, onde mundos magicamente estranhos passam a ser familiares, onde pessoas aparentemente esquisitas mostram que a normalidade é relativa, basta ser coerente. Brincar de imaginar. Imaginar brincando. Tuik faz isso assim, fácil, fácil.

Saiba Mais

Txopai E Itôhã

Kanatyo Pataxó

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais. Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).

Saiba Mais

U'Yara, Rainha Amazona

Margarida Patriota

Lugar de mulher é na... Tribo Og. Isso mesmo! Porque lá os homens servem apenas para serviços como varrer, limpar e catar piolhos. É nesse lugar que nasce U’Yara, uma garota destemida cheia de ideias pioneiras e boas intenções que, para se tornar rainha, vai ter de engolir muito sapo – ou outro animal qualquer lá da Amazônia. Haja ternura para lidar com os desmandos de Murumu’Xaua, com crenças imutáveis e ultrapassadas e planos terríveis para tirar-lhe o direito ao trono. U’Yara terá de aprender a lidar com o querer de um povo, a mudar tradições arraigadas demais em pensamentos acomodados e, principalmente, a equalizar diferenças promovendo a igualdade, porque, para isso, vale a pena ser a rainha amazona.

Saiba Mais