Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Poemas Completos De Alberto Caeiro

Fernando Pessoa

Neste livro, o leitor confere os poemas do heterônimo preferido de Fernando Pessoa. Amante da natureza, Caeiro se diz pastor de ovelhas e afirma que pensar é estar doente dos olhos. Em suas poesias, ele defende a simplicidade, tanto da vida como da linguagem. Seus versos são livres e proclamam a sensação das coisas tais como são.

Saiba Mais

Poemas Miudinhos - Para Brincar E Ritmar

Neusa Sorrenti

A música e a poesia estão em toda parte. Elementos da natureza, cenas do cotidiano e mesmo situações absurdas vêm à tona com os versos líricos e singelos de Neusa Sorrenti. São textos breves e bem humorados para cantar e musicar, mas, acima de tudo, para se divertir e emocionar. Cada poema traz uma sugestão de acompanhamento musical, com instruções passo a passo e ilustrações detalhadas para a confecção de instrumentos a partir de sucata ou materiais fáceis de serem encontrados. Um ótimo meio para introduzir as crianças no universo musical.

Saiba Mais

Poemas Para Brincar

José Paulo Paes

Um clássico da poesia infantil brasileira em que José Paulo Paes propõe a seus leitores brincar com a língua portuguesa. Os poemas apresentam jogos de palavras e até um abecedário com significados inusitados, que diverte, instiga a criatividade das crianças e ainda faz pensar.

Saiba Mais

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas

Almir Correia

Coletânea de poemas sapecas e traquinas, ternos e emocionados, que divertem e encantam o leitor. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

Saiba Mais

Poeminhas Fenomenais

Alexandre Azevedo

Abra uma janela para o céu e olhe as nuvens, sinta a chuva no rosto, sinta também o calor do sol e não tenha medo de tempestades. Perceba a mudança das estações. Se quiser ainda mais emoção, passeie pelos planetas, segure o rabo de um cometa, leve um tombo com uma estrela cadente… Assim, entre astros e fenômenos da natureza, o poeta lhe oferece um universo de poemas, com os quais você pode brincar e passear por uma galáxia de palavras, sensações e sentimentos!

Saiba Mais

Poesia Lírica E Indianista

Gonçalves Dias

A exuberante natureza pátria e o massacre do índio empreendido pela colonização portuguesa no Brasil, a busca incessante do equilíbrio em relação ao amor e à amada. Esses são alguns temas presentes na poesia de Gonçalves Dias, fundamental para a compreensão, hoje, do que é ser brasileiro. Marco do nosso Romantismo, os poemas de Gonçalves Dias mesclam à herança clássica os motivos e a expressão de nossa nacionalidade dialogando, por meio da originalidade, com a tradição lírica ocidental.

Saiba Mais

Poesia Marginal

Ana Cristina Cesar, Cacaso, Chacal, Francisco Alvim, Paulo Leminski

O experimentalismo, a irreverência, o lirismo e a rebeldia de cinco poetas da "geração mimeógrafo" em uma antologia que revela o espírito não conformista da juventude durante a ditadura militar.

Saiba Mais

Poesia Pela Cidadania

Odete Rodrigues Baraúna

Cidadania não é coisa só de adulto. Este livro fala sobre o assunto de um jeito atraente e divertido.

Saiba Mais

Poesias

José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana, Vinícius De Moraes

A sensibilidade profunda de quatro poetas em textos de temas variados: gente, animais, coisas, lugares, tempo, amor.

Saiba Mais

Polegarzinha

Hans Christian Andersen

Para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, um homem rouba alguns rabanetes da plantação de uma casa vizinha. Mas a dona da casa, uma bruxa malvada, fica aborrecida com o furto e rapta a linda bebê do casal, chamada Rapunzel.

Saiba Mais

Policarpo, O Inseto Desclassificado

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Policarpo, um inseto, nasce de um ovo e se vê sozinho em uma mata. Sem saber nada a respeito de si mesmo, começa a procurar outros seres da sua espécie. Mas, por ser raro, não é reconhecido pelos outros com os quais passa a conviver. À procura da própria identidade, Policarpo envolve-se em uma série de aventuras com vaga-lumes, formigas, borboletas, besouros, até viver a experiência da metamorfose, assistida por uma minhoca, com quem bate um papo e deixa fluir emoções e sentimento de rejeição, tal qual um adolescente. A partir daí, surge a necessidade de ele se encarar como adulto. Desanimado, Policarpo voa-anda sem rumo até chegar à cidade grande e viver outra desventura, dessa vez entre baratas. Finalmente, cansado, é apanhado por um entomologista, que o reconhece, classifica-o (portanto, atribui-lhe uma identidade) e dá à história um final inusitado.

Saiba Mais

Política Pra Quê?

Marcelo Siqueira Ridenti

Este livro faz um painel da política brasileira, do fim da ditadura do Estado Novo até a era Lula e a eleição de Dilma, em pleno século XXI. Analisa os partidos no período democrático de 1946 a 1964, o bipartidarismo imposto pela ditadura de 1965 a 1979, e a volta do pluripartidarismo em 1980, seguido pelo retorno à democracia nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. A proposta é ressaltar a importância da participação política de todos, iluminando as alternativas políticas e as visões de mundo que lhes dão base. Ao traçar o histórico e as diversas conexões de influência dos partidos no país, Ridenti abre o horizonte de compreensão da política brasileira,retratando um Brasil que muitos não conhecem.

Saiba Mais

Pollyanna

João Anzanello Carrascoza, Eleanor H. Porter

Órfã, Pollyanna é obrigada a morar com a tia ranzinza em uma casa inóspita. Mas seu jeito positivo de ver a vida contagia essa mulher amarga e todos que encontra em seu caminho.

Saiba Mais

Pomba Colomba

Sylvia Orthof

Colomba encontra uma carta que não sabe onde deve ser entregue. Disposta a ajudar, ela se veste de pomba-correio e sai em busca do destinatário da carta.

Saiba Mais

Pomelo Cresce

Ramona Bădescu

Pomelo é um elefante diferente daqueles que você conhece. Pequenino e rosado, ele é um elefantinho de jardim que vive, a cada história, experiências comuns a crianças de toda a parte. Neste livro, ele se enche de alegria ao perceber que está ficando mais alto. Mas essa constatação vem acompanhada de dúvidas e dilemas: será que ele está crescendo de maneira uniforme? Para crescer por fora é preciso antes crescer por dentro? Será que quando estiver crescido ele vai perder todos os seus medos? Junte-se a Pomelo neste livro profundo e bem-humorado para refletir sobre o crescimento junto dos pequenos - enquanto eles não viram gente grande!

Saiba Mais

Pomelo E As Cores

Ramona Bădescu

Certo dia, ao olhar ao redor de si, Pomelo redescobre doze cores em todos os seus matizes. Que incluem: o branco infinito da neve que cai, e o branco cremoso do leite quente; o amarelo da lima azedinha, e o amarelo ofuscante do sol do meio-dia; o vermelho tom de vergonha do tomate, e o deslumbrante vermelho da paixão; o cor-de-rosa ingênuo de um algodão-doce, que traz tantas alegrias, e o tom rosado do bumbum do Pomelo!; o azul-celeste dos sonhos, e o azul-escuro do desconhecido...; o verde desconcertante da primavera, e o verde perfeito ervilhas! Elementos da natureza, divagações sobre emoções e sensações cotidianas nos fazem ir fundo no universo das cores através dos olhos sempre curiosos de nosso Pomelo. Uma explosão de evocações poéticas e bem-humoradas!

Saiba Mais

Pomelo E Os Opostos

Ramona Bădescu

Pelo olhar sempre curioso e bem-humorado de Pomelo, vemos um apanhado de palavras apresentadas ao lado de seus respectivos opostos. Desde os pares clássicos, como “aberto” e “fechado”, “longe” e “perto”, e “alto” e “baixo”, passando por alguns sutis, como “efêmero” e “eterno”, e outros surpreendentes como “sonho” e “realidade”, “nítido” e “turvo” e até mesmo “tudo” e “nada”. Uma maneira divertida de apresentar aos pequenos a relação de oposição entre conceitos que muitas vezes eles já conhecem, mas que ainda não identificam com clareza.

Saiba Mais

Pomelo Sonha

Ramona Bădescu

Sempre que fecha os olhos, Pomelo se põe a sonhar. Sonhos divertidos e exagerados. Sonhos azuis, com animais que não existem e, claro, sonhos com seu dente-de-leão! Embarque com Pomelo neste delicioso mundo de fantasias, em que a realidade sai de cena para dar lugar a deliciosas imagens poéticas com nosso querido elefantinho de jardim e seus amigos.

Saiba Mais