Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Xisto E O Pássaro Cósmico

Lúcia Machado De Almeida

Mas o rapaz resolve sobreviver, e só aguarda um momento oportuno para fugir. O sinal vem em 1628, quando um escravo fugitivo que havia sido recapturado lhe conta sobre o quilombo dos Palmares. Gaspar decide agir.

Saiba Mais

Xisto No Espaço

Lúcia Machado De Almeida

Para impedir que Rutus destrua o Universo, Xisto tem de empreender uma longa e perigosa viagem interestelar e enfrentar alienígenas.

Saiba Mais

Zé Murieta, O Homem Da Capa Preta

Lilian Sypriano

Numa tarde tranquila, Julinho vê, na caixa de correio da Casa Amarela, uma carta do morador do número 660, que o carteiro entregou por engano. Disposto a desfazer o erro, Julinho sai em busca do verdadeiro destinatário e... surpresa! É justamente o endereço do casarão abandonado do homem da capa preta, o morador misterioso de quem muitos têm medo.

Saiba Mais

Zé Pedro E Seus Dois Amores E Outras Histórias

Ricardo Azevedo

Três histórias. Uma cidade que nunca dorme. São Paulo é o pano de fundo para essas três narrativas, com personagens tão cativantes e que, mesmo também tão diferentes, compartilham distintas facetas de uma mesma experiência: viver na grande megalópole paulistana. Suas trajetórias nunca vão se encontrar, mas de algum modo seus cotidianos se cruzam na construção conjunta de uma cultura popular urbana e múltipla, repleta de misturas e autenticidade. Em A hora do cachorro louco, o leitor vai acompanhar a história de Marcelo em sua busca por solucionar uma série de mortes misteriosas. Nesse suspense, nos deparamos com uma das figuras mais presentes nas lendas folclóricas: o lobisomem. Além disso, permeiam a história elementos da cultura sertaneja e influência das migrações nordestinas e que nos enchem de deslumbre e terror. Zé Pedro e seus dois amores, história que dá título à coletânea, Ricardo Azevedo coloca em campo a paixão popular pelo futebol, através de um garoto muito especial, dividido entre duas paixões. Na última narrativa, Três lados da mesma moeda, o leitor conhece Carlão, que vem para São Paulo com um único objetivo em mente, mas que acaba ajudando os outros a se compreender melhor e, assim, encontra sentimentos inusitados.

Saiba Mais

Zekeyê E A Música

Nathalie Dieterlé

Para fazer chover, o povo da aldeia de Zekeyê toca, canta e dança. O menino quer tocar também, mas não alcança os tambores. Então, faz seu próprio instrumento, com um som tão pequeno quanto ele... Todo mundo ri. A chuva chega e, com ela, muitos mosquitos. Para acabar com eles, os sábios sugerem encher a aldeia de sapos. Depois, para eliminar os sapos, o feiticeiro decide trazer serpentes. E, assim, o problema vai mudando. Quem acha a solução definitiva é Zekeyê, com sua música e astúcia.

Saiba Mais

Zekeyê E Os Olhos Da Noite

Nathalie Dieterlé

Maína é uma menina cega, amiga de Zekeyê. Numa tarde, as crianças decidem ir à cachoeira e se recusam a levar a garota, porque teriam de ir mais devagar para ajudá-la pelo caminho. Zekeyê fica com a amiga. Eles brincam pra valer e só param quando cai uma tempestade. Mas as outras crianças não retornam, pois a chuva e a escuridão as impedem de achar o caminho de volta. Como Maína tem os sentidos aguçados, Zekeyê e a menina resolvem resgatar os amigos. Ao encontrá-los, eles estão encurralados por um leão. Com coragem e inteligência, a dupla salva a turma.

Saiba Mais

Zekeyê Vai À Escola

Nathalie Dieterlé

Zekeyê vai sozinho à escola pela primeira vez. Sua avó recomenda que ele não saia do caminho. Mas Zekeyê não resiste e para a fim de brincar com os macaquinhos. Depois, aperta o passo para compensar o atraso. Porém, fica curioso para explorar a mata e se atrasa ainda mais. De novo na estrada, o garoto depara com pássaros presos pedindo socorro. Zekeyê não pode parar, mas seu coração fala mais alto e ele liberta as aves. Agora, ele está mesmo atrasado! As aves levam o menino até a escola. Ainda assim, ele é penalizado pelo atraso, só que Zekeyê consegue se sair bem no final.

Saiba Mais

Zero A Zero

Tadeu Pereira

A vida de Rodrigo nunca foi fácil. No entanto, a vontade de vencer e de tornar-se um jogador profissional sempre o motivou a lutar. A recompensa chegou cedo. Escolhido pelo técnico para vestir a camisa 10, passou a atuar em partidas decisivas, sendo sempre bem-sucedido. Com o dinheiro dos "bichos" e outras economias, ele comprou uma moto. Porém, jamais poderia imaginar que a máquina tão sonhada seria a responsável por ele ter de abandonar o esporte e viver preso a uma cadeira de rodas.

Saiba Mais

Zero Zero Alpiste

Mirna Pinsky

Daniel recebeu o apelido de Zero Zero Alpiste porque tem as bochechas rosadas e cobertas de sardas. Ele não gosta que o vejam chorando, pois um dia o pai lhe disse que "homem não chora". Mas ele vive uma aventura com uma flor que lhe mostra não só que homem chora como também que homem deve e precisa chorar de vez em quando.

Saiba Mais

Zezinho, O Dono Da Porquinha Preta

Jair Vitória

Seo Odilo, o pai de Zezinho, decidiu vender Maninha, a porquinha da cor da noite, que o filho tinha criado desde leitoinha. Porém, para não se afastar de seu animal de estimação, o corajoso Zezinho está disposto a enfrentar tudo o que for preciso. E nessa luta para preservar sua mascote, o garoto arma inúmeras confusões e tem de lidar com a dura repreensão paterna, mas também faz muitas descobertas e aprende a enxergar a vida de uma maneira diferente. Zezinho, o dono da porquinha preta é uma aventura que desde a década de 1980 mostra ao leitor o que é uma amizade verdadeira.

Saiba Mais

Zumbi, O Menino Que Nasceu E Morreu Livre

Janaína Amado

Ele havia nascido livre. Corria solto pela mata, subia em árvores, lutava capoeira e empinava pipas coloridas. Um dia, porém, foi capturado. Levado para longe de tudo e de todos, para um lugar totalmente desconhecido. No entanto, esse menino nunca se esqueceu de sua gente. Logo que teve uma chance, fugiu. Por meio da história de Zumbi dos Palmares, acompanhamos a história de um povo contra a escravidão e sua luta incansável pela liberdade. Um dia, o menino que nasceu livre, que foi capturado e que mesmo assim voltou para seu povo, lutando até o fim, se tornaria o líder pelo respeito ao ser humano e pela preservação dos valores pessoais.

Saiba Mais