Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Violino

Carolina Michelini

A música inebria. É o que este livro de imagens transmite ao narrar a grande transformação de uma garota que, do seu quarto, ouve uma música que entra suavemente pela janela. Curiosa, a menina segue para descobrir de onde ela vem e conhece aquele que despertaria o desejo de aprender a tocar um instrumento: o violino. A partitura que ilustra a capa é uma música composta pelos autores especialmente para esta obra.

Saiba Mais

Palmeira Seca

Jorge Fernando Dos Santos

Palmeira seca conta a emocionante saga de uma família do interior de Minas Gerais. O velho patriarca Durval rememora seu passado e desvenda ao leitor as raízes de uma tradição que se inicia à época dos bandeirantes e, séculos depois, tem seu final marcado por trágicos acontecimentos. Com uma história forte, repleta de emoções controversas que atingem o público jovem e adulto, Palmeira seca é uma leitura cativante. Em 1989, recebeu o Prêmio Guimarães Rosa, na Categoria Romance.

Saiba Mais

Penélope Manda Lembranças

Marina Colasanti

Nestes contos, o insólito, o inesperado e o fantástico tornam-se possibilidades da realidade. O estranhamento com relação ao mundo e o desconhecimento de si mesmo tomam conta das narrativas.

Saiba Mais

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas

Almir Correia

Coletânea de poemas sapecas e traquinas, ternos e emocionados, que divertem e encantam o leitor. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

Saiba Mais

Pomba Colomba

Sylvia Orthof

Colomba encontra uma carta que não sabe onde deve ser entregue. Disposta a ajudar, ela se veste de pomba-correio e sai em busca do destinatário da carta.

Saiba Mais

Ponha-se No Seu Lugar!

Ana Pacheco

Lucas acorda e percebe que seu nariz não está mais em seu rosto, no lugar dele, não há nada, apenas uma superfície lisa. Zizo, seu arqui-inimigo, reconhece que o nariz encontrado no meio do pão de queijo que comprou na cantina da escola é o de Lucas e acaba jogando-o na lata de lixo a fim de se livrar dele. Então, o nariz ganha vida própria e torna-se a nova atração do colégio, provocando admiração unânime, de meninas e meninos. Nariz conquista Florinha, a mais bonita e rica do colégio, cuja garota Lucas havia decidido que queria namorar. Depois disso, inicia-se a aventura em que Lucas tenta reconquistar seu nariz e colocar o Nariz no lugar dele.

Saiba Mais

Procura-Se Lobo

Ana Maria Machado

Um anúncio num jornal atrai vários lobos de histórias famosas. Eles compõem uma narrativa divertida, que alerta para a extinção da espécie.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Quero Casa Com Janela

Elza Cesar Sallut

É bom ter um lugar para morar! Dona Galinha Ovolina está de casa nova, mas só quer saber por onde o Sol vai entrar.

Saiba Mais

Rabisco - Um Cachorro Perfeito

Michele Iacocca

O menino desenha um cachorro desengonçado e depois deixa o bichinho de lado. Mas Rabisco, o cão, mostra que ele e o dono têm brilho próprio.

Saiba Mais

Sem Cabeça Nem Pé

José Paulo Paes

Compilação de poemas meio sem pé nem cabeça sobre gente fora do comum - a especialidade do poeta inglês Edward Lear. Considerado Altamente Recomendável para a criança, categoria Tradução, pela FNLIJ, em 1992. *Inclui o original em inglês.

Saiba Mais

Senhora

Luiz Antonio Aguiar, José De Alencar

Com belíssimas ilustrações de Shiko, Senhora adaptada em HQ traz a história de Aurélia Camargo, que, na aparência, era uma mulher firme e determinada. Jovem, bela, rica e inteligente, tinha todos os homens a seus pés e fazia questão de esnobá-los. No seu íntimo, entretanto, escondia-se uma moça frágil e insegura, motivada por uma decepção amorosa.

Saiba Mais

Serafina Em: Manhêêê, Corre Aqui!

Cristina Porto

Serafina não é mais a menininha que todo mundo conheceu de laço no cabelo e vestidinho verde e rosa. Ela cresceu. Agora que um garoto bonito se encantou com seu novo jeito, o que será que vai acontecer?

Saiba Mais

Sofia E Outros Contos

Luiz Vilela

Seis contos sobre simplicidade: a Sofia dos tomates, um regalo de Natal, um passado, um monstro, uma lagartixa e... amanhã eu volto. Divertidas, comoventes, engraçadas, líricas ou trágicas, algumas das melhores histórias de um dos mais notáveis contistas brasileiros estão reunidas nesta obra, que foi 3º lugar no Prêmio Jabuti 2010, na categoria Juvenil. 3° lugar no Prêmio Jabuti, na categoria "Juvenil".

Saiba Mais

Soprinho - O Segredo Do Bosque Encantado

Fernanda Lopes De Almeida

Quem é bom e quem é mau no reino da natureza? Para descobrir, quatro amigos estão dispostos a ir até mesmo ao centro da Terra se necessário.

Saiba Mais

Teatro

Raquel Coelho

Num texto fluente, gostoso, criando um clima de proximidade e cumplicidade com o leitor, Raquel Coelho desfila importantes informações sobre o teatro, fundamentadas com cuidado e seriedade, mostrando cenários, personagens, objetos, fatos relativos a essa manifestação artística. Seu texto, acompanhado de belíssimas ilustrações, também de sua autoria, feitas de retalhos, pequenos objetos, bonecos e sucata, leva o leitor, seja ele criança ou adulto, a percorrer os caminhos do teatro, saboreando cada página com prazer. Um livro que fala de arte feito com arte.

Saiba Mais

Tempo De Chuva

Carlos Almeida

Carlos Almeida parte de sua experiência pessoal e profissional para criar textos breves e reflexivos. Ao misturar memórias, cenas cotidianas e acontecimentos fictícios, as crônicas reunidas neste volume nos apresentam um universo rico em personagens cativantes e passagens memoráveis. Os textos, que se inclinam ora para o humor ora para o drama, são redigidos sempre de forma elegante e realista, mas sem perder o ímpeto dos causos, conquistando o leitor à primeira vista.

Saiba Mais