Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Triângulo De Fogo

Carlos Augusto Segato, Giselda Laporta Nicolelis, Rosana Rios

João Carlos Lorquemad, homem rico e influente, morre em um incêndio. A família se reúne para o funeral e para discutir a divisão dos bens. Nesse encontro, os primos, adolescentes curiosos, ouvem conversas estranhas e resolvem investigar a morte do avô. A partir daí ocorrem fatos suspeitos, revelando um mundo de ambição, corrupção, tráfico e assassinatos.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

José Louzeiro, Lima Barreto

A história se passa nos primeiros anos da República brasileira. Policarpo Quaresma é um major de hábitos regulares, cujo lazer é estudar a pátria e tudo o que lhe diz respeito. Cercado de militares medíocres e sem vocação, seu exacerbado nacionalismo é considerado loucura perigosa, e ele é trancafiado em um hospício. Após anos de luta incansável para preservar as tradições e os costumes nacionais, Quaresma acaba descobrindo que a Pátria que quisera ter era um mito. Sátira impiedosa de um Brasil burocrático que ainda hoje se mantém atual.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Trocadilho

Jacqueline Salgado

Poemas leves, bem-humorados, que revelam uma espécie de autobiografia da poetisa. Com jogos de palavras e sons, verdadeiros trocadilhos, os poemas levam a múltiplas imagens - algumas quase improváveis -, um presente que, muitas vezes, somente o texto lírico pode oferecer. Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2016 (Bologna Children's Book Fair 2016), na categoria Poesia. Altamente Recomendável FNLIJ 2016 na categoria Poesia Este livro possui Guia do Professor. Recebeu o selo de Altamente Recomendável FNLIJ, na categoria "Poesia" e foi selecionado para o Catálogo de Bolonha, em 2016.

Saiba Mais

Tudo Ao Mesmo Tempo Agora

Ana Maria Machado

Jajá é um garoto pobre, que estuda em uma escola particular e acaba se apaixonando por uma menina rica. O cotidiano desse adolescente e de seus amigos é contado com delicadeza, mostrando situações em que os jovens deparam com questões de ética, justiça e solidariedade.

Saiba Mais

Tuik, O Amigo Imaginário

Marina Pechlivanis

Tuik está sempre alegre, é otimista e já viajou muito, muito mesmo, para lugares inacreditáveis! Conheceu pessoas diferentes, culturas curiosas, abriu-se para o mundo em fantásticas aventuras que conta para uma garota. Com Tuik, assim, tão diferente, ela sempre aprende alguma coisa. Tuik, esse amigo pra lá de especial, ensina a usar a imaginação, onde tudo é possível, onde mundos magicamente estranhos passam a ser familiares, onde pessoas aparentemente esquisitas mostram que a normalidade é relativa, basta ser coerente. Brincar de imaginar. Imaginar brincando. Tuik faz isso assim, fácil, fácil.

Saiba Mais

Txopai E Itôhã

Kanatyo Pataxó

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais. Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).

Saiba Mais

U'Yara, Rainha Amazona

Margarida Patriota

Lugar de mulher é na... Tribo Og. Isso mesmo! Porque lá os homens servem apenas para serviços como varrer, limpar e catar piolhos. É nesse lugar que nasce U’Yara, uma garota destemida cheia de ideias pioneiras e boas intenções que, para se tornar rainha, vai ter de engolir muito sapo – ou outro animal qualquer lá da Amazônia. Haja ternura para lidar com os desmandos de Murumu’Xaua, com crenças imutáveis e ultrapassadas e planos terríveis para tirar-lhe o direito ao trono. U’Yara terá de aprender a lidar com o querer de um povo, a mudar tradições arraigadas demais em pensamentos acomodados e, principalmente, a equalizar diferenças promovendo a igualdade, porque, para isso, vale a pena ser a rainha amazona.

Saiba Mais

Um Amigo No Escuro

Marcia Kupstas

Luciana tem treze anos e está entediada. Um blecaute deixou toda a cidade em que mora sem luz durante muitas horas. Chateada com os pais, que vivem irritados e brigando, ela se tranca no quarto e decide tentar a sorte num jogo de roleta-russa ao telefone. Ao discar números aleatoriamente, Miguel atende à sua ligação. E uma amizade improvável, entre pessoas muito diferentes, nasce a partir de uma conversa despretensiosa. Miguel tem vinte e oito anos, quase o dobro da idade de Luciana, e mais vivência do que a garota que está entrando na adolescência. A troca de confidências entre pessoas desconhecidas acaba revelando as inseguranças e os desejos dos personagens que estão enfrentando momentos de afirmação e transformação. E algumas revelações importantes vão surpreender quem está do outro lado da linha.

Saiba Mais

Um Anarquista No Sotão

Ivan Jaf

Final da agitada década de 1960. Aos 9 anos, Tadeu perde o avô, mas ganha um grande e improvável amigo: Donato, um ex-combatente anarquista da Guerra Civil Espanhola e antigo morador da pensão de seus avós. Enquanto o menino entra em contato com o universo adulto e se questiona sobre as complexidades da vida, o velho, do alto da sua experiência, exibe uma visão irreverente da existência humana e um repertório infindável de fábulas para contar e ilustrar seu pensamento. As divertidas conversas que Tadeu e Donato mantêm ao longo dos anos ajudam o garoto a ver o mundo com olhos mais maduros e críticos. Ambientada no Rio de Janeiro e tendo como pano de fundo a efervescência política e cultural das décadas de 1960 e 1970, a história criada por Ivan Jaf leva o leitor a uma verdadeira viagem no tempo e a uma (re)descoberta da sabedoria que as fábulas contêm.

Saiba Mais

Um Avião E Uma Viola

Ana Maria Machado

Usando palavras e expressões de sons semelhantes e sentidos diferentes, Ana Maria Machado constrói uma brincadeira extremamente original. Em pares inusitados como “Um malabarista e uma labareda”, “Um matagal e uma tagarela”, “Um amuleto e uma muleta”, a autora faz um jogo que estimula o leitor a saborear os sons e a ficar atento para a riqueza e as inúmeras possibilidades da língua. O texto é todo em letra bastão, ideal para crianças que estão descobrindo a leitura, mas pode ser trabalhado em diferentes níveis de leitura, também em séries mais adiantadas.

Saiba Mais

Um Bairro Encantado

Rosana Rios

No Bairro Encantado, vivem personagens de várias histórias. Um dia, Aladim resolve dar uma festa para inaugurar seu novo palácio. Cinderela é convidada, mas não acha seus sapatinhos de cristal. Com a ajuda de Simbad, ela descobre que caíram nas mãos do professor Museófilo e estão expostos no museu de coisas estranhas.

Saiba Mais

Um Bom Sujeito

Antonio Carlos Olivieri

Eduardo, um pré-adolescente tímido, se apaixona por Valéria, sua colega de turma, também paquerada por Reinaldo. Como pano de fundo, a aula de Português, na qual aprendem os termos da oração. Jogando com esse aprendizado, a narrativa se desenvolve até um final feliz, a partir do momento em que Eduardo é ajudado, sem saber, por um estratagema do irmão mais novo.

Saiba Mais

Um Certo Livro De Areia

Adriano Bitarães Netto

Uma conversa entre o autor e o leitor, uma viagem por um terreno de areia em que as personagens e paisagens que se encontram pelo caminho são arquétipos ou metáforas de elementos de um texto. As personagens são o Autor, o Leitor, o Menino/Homemiragem, a Velhinha, o Cavaleiro, o Espantalho. Não existe uma história propriamente dita, mas diálogos metalinguísticos, que comentam sobre a arte literária e homenageiam clássicos e histórias folclóricas.

Saiba Mais

Um Copo D'Água

Lalau E Laurabeatriz

Um copo de água parece pouco, mas pode ser muito! Para um passarinho em um dia de sol, é refresco. Para o menino que quer fazer bolinhas de sabão, é diversão. Para um peixe que escapou do rio, é a salvação. Assim como, para uma flor que murcha, um copo de água é a vida de volta.

Saiba Mais

Um Coração Maior Que O Mundo

Luís Augusto Fischer

Por causa de um trabalho em grupo sobre o poeta Tomás Antônio Gonzaga, cinco estudantes acabam aprendendo lições importantes sobre amor e convivência.

Saiba Mais

Um Corpo De Mulher

Fernando Sabino

Da janela do seu quarto de hotel, um homem vê o corpo de uma mulher tombar inerte na rua. Disposto a desvendar o mistério dessa estranha morte, o personagem Jaques Olivério encarna o papel de um detetive e acaba se defrontando com seu próprio e doloroso passado.

Saiba Mais

Um Dia De Matar!

Natalino Martins

Beto acordou atrasado para a prova de Matemática, o primeiro desastre do dia e talvez o menor deles. Depois disso, brigou com a Bia, perdeu a chave do carro, tomou chuva, recebeu multa, ficou sem combustível... Maldição? Castigo? Não adiantava querer voltar o relógio duas horas, meia hora, cinco minutos, vinte segundos. O tempo continuou passando, e Beto precisou sobreviver a seu dia de matar para, assim, aprender a viver melhor.

Saiba Mais