Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Sabor De Vitória

Fernando Vaz

Delém gosta muito de futebol. Com outros garotos, forma o Esporte Clube Jardim. Depois de muito treino, o time participa até de campeonatos. Delém é o destaque, jogando cada vez melhor. Um dia, para matar uma jogada do time adversário, Delém comete uma falta dura em Zito, que se machuca feio. A vitória está garantida, mas o incidente fica no coração de Delém por muito tempo.

Saiba Mais

Saci-Pururuca

Telma Guimarães Castro Andrade

Os pais de Pururuca sempre lhe diziam para não dar atenção ao saci, se o encontrasse. Tantas recomendações despertaram a curiosidade do garoto, que um dia resolveu se disfarçar de saci e esperar na mata pelo menino de uma perna só. E não é que ele apareceu? E, ainda por cima, acreditou que Pururuca era seu primo! Junto com os outros membros da família, eles aprontaram a maior confusão numa festa da cidade. Mas o saci era muito esperto mesmo, e no Dia do Folclore acabou passando a perna em Pururuca.

Saiba Mais

Salada De Letrinhas

Maria Amália Camargo

Quando as letras escapam de dentro da gente, uma grande confusão se forma pelo ar. E é aí, no meio dessa salada de letrinhas, que mora o perigo. Porque o POEMA de repente pode virar um PROBLEMA, o VERBO ir para o BREJO, a SÍLABA cair numa CILADA... Um livro saboroso preparado para agradar a todos os paladares, até os mais exigentes. Bom apetite!

Saiba Mais

Salvando A Pele

Mario Teixeira

Matias e Sandino têm uma ONG que defende os animais. Eles descobrem que a esposa de um rico empresário quer criar um creme rejuvenescedor usando animais como cobaias. A dupla precisa desmascarar a megera e impedir seu plano.

Saiba Mais

Samira Não Quer Ir À Escola

Christian Lamblin

Samira não gosta de assistir à aula. Ela acha melhor passar a tarde no escritório com a mãe. O que fazer para que veja que é bom ir à escola?

Saiba Mais

Savanas

Marcelo Bizerril

Para viajar do Brasil à África, podemos ir de avião e de navio. E se os continentes ainda fossem unidos? No cerrado, em meio à mata, dona Isaura, a Anta professora mais sábia da região, instiga a curiosidade de seus alunos. E não é que bem o mais arteiro deles, Chico, o macaco-prego, resolve levar a aula de Geografia a sério? Esse é o início de uma grande aventura que une lugares distantes mas com muitas semelhanças entre si: o Cerrado do Brasil e a Savana da África.

Saiba Mais

Se Criança Governasse O Mundo...

Marcelo Xavier

Uma terra governada apenas por crianças: esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria. Tudo ilustrado com massa de modelar, especialidade do autor Marcelo Xavier.

Saiba Mais

Se Essa Rua Fosse Minha

Bel Linares, Alcy

As cantigas, assim como as parlendas, fazem parte do folclore brasileiro e são de origem muito antiga, principalmente portuguesa, espanhola, africana e indígena. Por terem sido transmitidas oralmente, de geração para geração, há muitas versões de suas letras. Os autores deste livro escolheram as versões que lhes parecem ser as originais. No lugar de palavras-chave estão desenhos, e as palavras que eles substituem estão em letra bastão no final da página, para que o pequeno leitor associe som, imagem e escrita. As cantigas são ligadas ao universo infantil popular e contêm melodia e ritmo simples, o que favorece a assimilação e a memorização por parte das crianças. Por isso são textos adequados para trabalhar o sistema de escrita e são utilizadas como estratégia auxiliar à alfabetização.

Saiba Mais

Se Eu Fosse Aquilo

Ricardo Azevedo

Os leitores vão rir e se emocionar com esta antologia de contos, poemas, anedotas e histórias da cultura popular que têm o estilo irresistível e bem-humorado do autor Ricardo Azevedo.

Saiba Mais

Se Eu Fosse...

Marcelo Cipis

Quantas coisas diferentes uma pessoa pode ser? Ao considerar novas identidades, possíveis e impossíveis, Marcelo Cipis cria um mosaico de situações inusitadas que vai divertir leitores de todas as idades ao mesmo tempo que os levará a se questionar sobre quem eles realmente são.

Saiba Mais

Sem Cabeça Nem Pé

José Paulo Paes

Compilação de poemas meio sem pé nem cabeça sobre gente fora do comum - a especialidade do poeta inglês Edward Lear. Considerado Altamente Recomendável para a criança, categoria Tradução, pela FNLIJ, em 1992. *Inclui o original em inglês.

Saiba Mais

Sem Pé Nem Cabeça

Elias José

A partir de expressões formadas com a palavra "pé", o texto é uma sucessão de frases predominantemente interrogativas, desvinculadas umas das outras, que exploram ambiguidades geradas pelas diferenças existentes entre o sentido próprio e o sentido figurado das palavras. O resultado é o humor vindo do inesperado ou do inusitado das questões, como acontece em "Se aquela sua proposta ainda está de pé, deve estar morta de cansaço" ou em "A gente tem que comprar muletas para uma cadeira de pé quebrado?", só para citar dois exemplos.

Saiba Mais

Senhora

José De Alencar

Aurélia é a mulher em torno da qual gira este romance de de José de Alencar. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios. E serve perfeitamente ao propósito do autor, que pretende criticar a sociedade burguesa de seu tempo: a civilização corrompe o ser humano, que nasce puro. Daí é fácil lembrar do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês responsável pelo desenvolvimento da teoria do bom selvagem: o homem é puro por natureza, a civilização é que o corrompe. Uma história como essa poderia servir tanto a um romântico como Alencar quanto a um realista como Machado de Assis, por exemplo. A linha que separa essas duas escolas é a crença em um ideal, no caso dos românticos, o que é confirmado no romance de Alencar, uma vez que Aurélia abre mão de sua ambição ao comprovar o amor verdadeiro de seu marido, Seixas.

Saiba Mais

Senhora

Luiz Antonio Aguiar, José De Alencar

Com belíssimas ilustrações de Shiko, Senhora adaptada em HQ traz a história de Aurélia Camargo, que, na aparência, era uma mulher firme e determinada. Jovem, bela, rica e inteligente, tinha todos os homens a seus pés e fazia questão de esnobá-los. No seu íntimo, entretanto, escondia-se uma moça frágil e insegura, motivada por uma decepção amorosa.

Saiba Mais

Serafim

Bel Linares, Alcy

Serafim é um menino que não gosta de ficar para o fim. Por isso, ele não se arrisca em brincadeiras desconhecidas nem em responder para a professora quando não tem certeza, por puro medo de errar. O que Serafim não sabe é que, agindo assim, ele acaba ficando mesmo para o fim, porque nunca se diverte, nunca participa de nada e fica completamente deslocado da turma. Será que ele consegue superar este sentimento?

Saiba Mais

Serafina - Primeiras Histórias

Cristina Porto

Num só volume, as três primeiras histórias de Serafina, a menina curiosa que conquistou leitores de todo o Brasil.

Saiba Mais

Serafina E O Casamento Do Seu Nonô

Cristina Porto

Seu Nonô arrumou uma namorada e vai se casar. Mas Serafina vai aceitar dividir seu velho amigo?

Saiba Mais

Serafina Sem Rotina

Cristina Porto

No "cadernofone", Serafina anota tudo: brincadeiras, receita de pão e histórias.

Saiba Mais