Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Mistério Da Lua

Sonia Junqueira

Arte do vento, feitiço ou acaso? Por que será que naquele dia a lua nasceu faltando um pedaço?

Saiba Mais

O Mistério De Minha Família

Anna Manso

A obra apresenta a investigação de uma menina, curiosa e divertida, sobre sua família e a relação de parentesco que há entre seus membros, sob um ponto de vista bem humorado. Num primeiro momento, ela explica quem é quem e nos dá mostra de sua propensão a investigar e perguntar. Um dia, ela se surpreende ao ouvir a mãe chamando o avô de papai. Ela então passa a investigar os álbuns de família e a escutar conversas, até se converter em uma autêntica detetive.

Saiba Mais

O Mistério Do Apartamento Sorriso

Pasqual Lourenço

O misterioso desaparecimento de quatro irmãos muito alegres, que viviam grudados na televisão, deixa a empregada Juju em maus lençóis. Desesperados, os pais pedem a ajuda de Primo Gordo, um herói comilão e cheio de artimanhas.

Saiba Mais

O Mistério Do Capiongo

Joaquim De Almeida

Em 1951, Raimundo dos Anjos é chamado por um coronel para investigar o sumiço de animais em sua fazenda. Chegando ao local, é informado de que o cliente viajou e só voltará em duas semanas. A partir daí, uma série de fatos estranhos surpreende Raimundo. Para resolver esse caso, ele terá de pôr a razão de lado e adentrar um mundo de lendas e poderosas orações.

Saiba Mais

O Mistério Dos Desaparecidos - Uma História Dos Dias De Hoje

Plinio Cabral

Misteriosamente, meninos de rua e moradores de uma favela começam a desaparecer. Diante do desinteresse do delegado local, a assistente social Ritinha, o escrivão Bobadila, o policial Pedrão e Barba Rala, amigo de um dos desaparecidos, decidem investigar o caso por conta própria, mas, nem por um momento, desconfiam do verdadeiro motivo dos desaparecimentos...

Saiba Mais

O Mistério Mora Ao Lado

Giselda Laporta Nicolelis

Lucas mora na mesma casa desde que nasceu. Ele conhece todo mundo por lá. Só que as coisas começam a mudar completamente quando chegam novos vizinhos. Quem são eles? O que fazem? Nessa época, Lucas conhece Lorena, uma garota muito bonita, filha de pai branco e mãe negra, e mais um dos muitos preconceitos que existem.

Saiba Mais

O Monstro

Rosana Rios

Nando estava assistindo à televisão quando descobriu que havia um monstro embaixo do sofá. O garoto não gritou nem ficou com medo: foi procurar alguém para dividir sua descoberta. Mas o problema era fazer os outros acreditarem em sua história...

Saiba Mais

O Morro Dos Ventos Uivantes

Vilma Arêas, Emily Brontë

Heathcliff é levado para a fazenda dos Earnshaw aos 7 anos, depois de ser resgatado das ruas, quase morto de fome e de fadiga. Arredio e irascível, o garoto passa a ser hostilizado por Hindley e apoiado por Cathy, filhos do sr. Earnshaw. Ao longo dos anos, acaba se apaixonando por Cathy, mas é rejeitado. Ele foge e, tempos depois, volta rico e disposto a se vingar.

Saiba Mais

O Motorista Que Contava Assustadoras Histórias De Amor

Lourenço Cazarré

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Os alunos do colégio Vicente de Paula que o digam. Durante a excursão escolar aos pontos históricos do interior gaúcho, a turma, guiada pelas palavras sedutoras de Seu Vereveveco, o motorista e um contador de histórias de mão-cheia, penetra nesse universo da narrativa oral, em que até os mortos podem viver um grande amor.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O Mundo Do Meu Amigo

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Fred e Júlio se tornam amigos e convivem na escola, que fica na cidade onde Fred mora, e na fazenda de Júlio, durante as férias. Os dois ambientes, urbano e rural, aparecem ao mesmo tempo como cenários e personagens das descobertas dos meninos a respeito desses universos tão diferentes, embora interdependentes. Acompanha texto informativo ilustrado com fotos e proposta de atividades.

Saiba Mais

O Mundo É Dos Canários

Luiz Antonio Aguiar

Sete adolescentes, uma bibliotecária e seis contos de Machado de Assis. Laura nem imagina que a literatura a levará para longe da cidade, porém, para mais perto de si mesma.

Saiba Mais

O Nariz Curioso

Christina Marques

Um nariz curioso vive infeliz, porque não gosta da cara de seu dono. O rapaz é chato e torce o nariz para tudo. Um dia, o nariz decide fugir e aventura-se pelo mundo. Sem enxergar o que cheira, acaba se dando mal e o dono, à procura do nariz, descobre uma porção de coisas novas.

Saiba Mais

O nascimento da humanidade

Fernando Vilela e Judith Nuria Maida

De onde viemos? Como surgimos? Neste livro, Judith Nuria Maida leva o leitor a pensar sobre esssas e outras tantas dúvidas sobre a origem da humanidade, de forma sutil e até divertida. No mesmo estilo dos registros rupestres, as belas ilustrações do artista plástico Fernando Vilela tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Nascimento do Universo

Judith Nuria Maida, Fernando Vilela

De onde viemos? Por que estamos aqui? A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Neste livro, Judith nuria Maida, professora de astronomia, explica a teoria do Big Bang com simplicidade e lirismo. As ilustrações tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Natal Do Avarento

Telma Guimarães Castro Andrade, Charles Dickens

O rico e avarento Scrooge sempre detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Ao se aproximar mais um período natalino, ele se prepara para comemorar a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas, uma noite, Scrooge recebe visitas inesperadas, que o fazem refletir sobre suas atitudes.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais