Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Mistério Da Lua

Sonia Junqueira

Arte do vento, feitiço ou acaso? Por que será que naquele dia a lua nasceu faltando um pedaço?

Saiba Mais

O Mistério De Minha Família

Anna Manso

A obra apresenta a investigação de uma menina, curiosa e divertida, sobre sua família e a relação de parentesco que há entre seus membros, sob um ponto de vista bem humorado. Num primeiro momento, ela explica quem é quem e nos dá mostra de sua propensão a investigar e perguntar. Um dia, ela se surpreende ao ouvir a mãe chamando o avô de papai. Ela então passa a investigar os álbuns de família e a escutar conversas, até se converter em uma autêntica detetive.

Saiba Mais

O Mistério Do Apartamento Sorriso

Pasqual Lourenço

O misterioso desaparecimento de quatro irmãos muito alegres, que viviam grudados na televisão, deixa a empregada Juju em maus lençóis. Desesperados, os pais pedem a ajuda de Primo Gordo, um herói comilão e cheio de artimanhas.

Saiba Mais

O Mistério Do Capiongo

Joaquim De Almeida

Em 1951, Raimundo dos Anjos é chamado por um coronel para investigar o sumiço de animais em sua fazenda. Chegando ao local, é informado de que o cliente viajou e só voltará em duas semanas. A partir daí, uma série de fatos estranhos surpreende Raimundo. Para resolver esse caso, ele terá de pôr a razão de lado e adentrar um mundo de lendas e poderosas orações.

Saiba Mais

O Mistério Dos Desaparecidos - Uma História Dos Dias De Hoje

Plinio Cabral

Misteriosamente, meninos de rua e moradores de uma favela começam a desaparecer. Diante do desinteresse do delegado local, a assistente social Ritinha, o escrivão Bobadila, o policial Pedrão e Barba Rala, amigo de um dos desaparecidos, decidem investigar o caso por conta própria, mas, nem por um momento, desconfiam do verdadeiro motivo dos desaparecimentos...

Saiba Mais

O Mistério Mora Ao Lado

Giselda Laporta Nicolelis

Lucas mora na mesma casa desde que nasceu. Ele conhece todo mundo por lá. Só que as coisas começam a mudar completamente quando chegam novos vizinhos. Quem são eles? O que fazem? Nessa época, Lucas conhece Lorena, uma garota muito bonita, filha de pai branco e mãe negra, e mais um dos muitos preconceitos que existem.

Saiba Mais

O Monstro

Rosana Rios

Nando estava assistindo à televisão quando descobriu que havia um monstro embaixo do sofá. O garoto não gritou nem ficou com medo: foi procurar alguém para dividir sua descoberta. Mas o problema era fazer os outros acreditarem em sua história...

Saiba Mais

O Morro Dos Ventos Uivantes

Vilma Arêas, Emily Brontë

Heathcliff é levado para a fazenda dos Earnshaw aos 7 anos, depois de ser resgatado das ruas, quase morto de fome e de fadiga. Arredio e irascível, o garoto passa a ser hostilizado por Hindley e apoiado por Cathy, filhos do sr. Earnshaw. Ao longo dos anos, acaba se apaixonando por Cathy, mas é rejeitado. Ele foge e, tempos depois, volta rico e disposto a se vingar.

Saiba Mais

O Motorista Que Contava Assustadoras Histórias De Amor

Lourenço Cazarré

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Os alunos do colégio Vicente de Paula que o digam. Durante a excursão escolar aos pontos históricos do interior gaúcho, a turma, guiada pelas palavras sedutoras de Seu Vereveveco, o motorista e um contador de histórias de mão-cheia, penetra nesse universo da narrativa oral, em que até os mortos podem viver um grande amor.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O Mundo Do Meu Amigo

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Fred e Júlio se tornam amigos e convivem na escola, que fica na cidade onde Fred mora, e na fazenda de Júlio, durante as férias. Os dois ambientes, urbano e rural, aparecem ao mesmo tempo como cenários e personagens das descobertas dos meninos a respeito desses universos tão diferentes, embora interdependentes. Acompanha texto informativo ilustrado com fotos e proposta de atividades.

Saiba Mais

O Mundo É Dos Canários

Luiz Antonio Aguiar

Sete adolescentes, uma bibliotecária e seis contos de Machado de Assis. Laura nem imagina que a literatura a levará para longe da cidade, porém, para mais perto de si mesma.

Saiba Mais

O Nariz Curioso

Christina Marques

Um nariz curioso vive infeliz, porque não gosta da cara de seu dono. O rapaz é chato e torce o nariz para tudo. Um dia, o nariz decide fugir e aventura-se pelo mundo. Sem enxergar o que cheira, acaba se dando mal e o dono, à procura do nariz, descobre uma porção de coisas novas.

Saiba Mais

O nascimento da humanidade

Fernando Vilela e Judith Nuria Maida

De onde viemos? Como surgimos? Neste livro, Judith Nuria Maida leva o leitor a pensar sobre esssas e outras tantas dúvidas sobre a origem da humanidade, de forma sutil e até divertida. No mesmo estilo dos registros rupestres, as belas ilustrações do artista plástico Fernando Vilela tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Nascimento do Universo

Judith Nuria Maida, Fernando Vilela

De onde viemos? Por que estamos aqui? A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Neste livro, Judith nuria Maida, professora de astronomia, explica a teoria do Big Bang com simplicidade e lirismo. As ilustrações tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Natal Do Avarento

Telma Guimarães Castro Andrade, Charles Dickens

O rico e avarento Scrooge sempre detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Ao se aproximar mais um período natalino, ele se prepara para comemorar a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas, uma noite, Scrooge recebe visitas inesperadas, que o fazem refletir sobre suas atitudes.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais