Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Cortiço

José Louzeiro, Aluísio Azevedo

João Romão é um comerciante, dono de um terreno onde constrói casas de baixo custo para alugar. Assim, vai se formando um cortiço no local, para a revolta de seu vizinho Miranda. A história se passa na década de 1870 e expõe a dura condição de vida da classe operária e as humilhações aos escravos às vésperas da abolição.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

No Rio de Janeiro do final do Império, o cotidiano miserável de uma habitação coletiva. Em seus cubículos amontoam-se os desfavorecidos e marginalizados da sociedade, com suas agruras e percalços na luta pela sobrevivência.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

Maior nome do Naturalismo na literatura brasileira, Aluísio Azevedo conseguiu atingir uma das mais cruas representações da realidade. Nesta obra, a própria massa humana de miseráveis torna-se protagonista da narrativa, vivendo no limiar entre o mundo da cultura e as mais brutas forças da natureza.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo, Ivan Jaf

Um cortiço carioca no fim do século XIX condiciona a vida de seus moradores. Esta adaptação para HQ preservou a acidez, o humor e a riqueza de personagens da obra original.

Saiba Mais

O Crime Do Padre Amaro

Eça De Queirós

O que é mais importante: a fidelidade aos princípios religiosos ou a satisfação dos desejos sexuais? Nesse dilema, Eça de Queirós constrói uma severa crítica à hipocrisia e à corrupção do clero no século XIX. A trajetória de Amaro, pautada pelo egoísmo e pela frivolidade, bem como a devassidão e a falta de escrúpulos dos sacerdotes, marcam este que é considerado o primeiro romance naturalista português. Com sarcasmo e ironia, o livro aborda temas que, nos dias atuais, continuam chocantes, interessantes e pertinentes.

Saiba Mais

O Curumim Que Virou Gigante

Joel Rufino Dos Santos

Tarumã queria muito ter uma irmã e vivia pedindo isso aos pais. Como a irmã não vinha, ficou só pensando como ela seria... Tanto imaginou que passou a achar que ela realmente existia. Quando pescava, pegava um peixe a mais para a irmã imaginária. Os curumins começaram a achar, então, que ela tinha mesmo nascido e decidiram presenteá-la. Mas onde está a irmã de Tarumã que nunca aparece? O indiozinho vai inventando desculpas até que ninguém mais acredita nelas.

Saiba Mais

O Despertar Da Europa

Marco Antonio De Oliveira Pais

A obra traz como título de O despertar da Europa porque é no período chamado de Baixa Idade Média, ou seja, entre os séculos X e XV, que o continente europeu começa a ganhar novos contornos sociais, culturais, artísticos, religiosos e econômicos, que marcaram de forma definitiva a Europa. O feudalismo começa a se deteriorar, oferecendo cada vez mais espaço ao comércio, com o aparecimento da burguesia e a posterior centralização da política e da economia. Na área agrícola surgem vários avanços tecnológicos, trazendo grande incremento à produção de alimentos. Apoiada em documentos fidedignos, como atas de reuniões imperiais, bibliografia sólida, iconografias da época, letras de cantigas medievais, mapas e até textos pontificiais, a obra comprova a importância desse período histórico para o surgimento das cidades, as transformações no sistema de trabalho e de servidão, as corporações de trabalhadores e artesãos e a utilização da igreja como espaço para espetáculos. O final da Idade Média abriu os primeiros caminhos para a consolidação cultural e econômica do continente europeu que conhecemos nos dias de hoje.

Saiba Mais

O Dia A Dia De Dadá

Marcelo Xavier

História sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar. Mostra um dia na vida de uma menina, a Dadá, da hora em que se levanta até a hora em que vai dormir. Dadá foi a primeira personagem do autor Marcelo Xavier modelada em massinha. E continua sendo uma criança encantadora, com sua bonequinha fantástica, humanizada, e um gato que toca violino, que lê livros, que brinca, que come bolo. A fantasia continua, e isso é o que move a literatura infantil.

Saiba Mais

O Dia Em Que Roubaram A Sombra Do Rei

José Maviael Monteiro

A sombra de um rei abrigava muitos nobres preguiçosos e oportunistas. Um dia, a sombra do monarca some e ele não consegue encontrá-la de jeito nenhum. Para não se sentir por baixo, o rei declara que somente os homens especiais não tenham sombra. Depois disso, todos no reino querem dar um fim em suas sombras, mas isso não é nada fácil...

Saiba Mais

O Dia Em Que Um Super-Herói Visitou A Minha Casa

Sonia Junqueira

Quem é que nunca sonhou em ser um super-herói? Em cruzar os céus em voos espetaculares para salvar cidades de vulcões e terremotos e acalmar monstros enfurecidos? Mas o que não nos passa pela cabeça é que um super-herói também possa sentir medo e precisar de nossa ajuda, não é mesmo? Pois foi isso o que aconteceu com a personagem dessa história, ao receber a surpreendente visita de um super-herói. Então, aproveite essa oportunidade e participe das incríveis aventuras desse nosso super-herói especial.

Saiba Mais

O Diário (Nem Sempre) Secreto De Pedro

Telma Guimarães Castro Andrade

Pedro é um adolescente comum, irrequieto e cheio de questionamentos: sobre o corpo, sobre o comportamento das pessoas. Escreve seu cotidiano em um diário, onde coloca suas surpresas, decepções, esperanças e dúvidas. É um relato bem humorado, com alguns toques de ironia, mas cheio de prazer pela vida, curiosidade pelas novas descobertas e alegria pela primeira conquista amorosa.

Saiba Mais

O Diário Escondido Da Serafina

Cristina Porto

Serafina adora se esconder e escrever no diário seu dia a dia, o aniversário dos amigos...

Saiba Mais

O Diário Perdido De Pernambuco

Luis Eduardo Matta

É Carnaval. Júlia, André, Rachid e Dona Olga curtem as festas de Olinda, na casa da amiga Almerinda. Em meio ao som do frevo nas ruas da cidade, Almerinda é ameaçada por alguém em uma sinistra fantasia de bruxa. A turma decide proteger a anfitriã e investigar a relação desse incidente com o sumiço de um frei e de um misterioso diário.

Saiba Mais

O Dragão Comilão

Rosana Rios

Nhoc-Nhoc, um dragão que mora na Caverna das Coisas Estranhas, come tudo o que encontra em seu caminho. Um dia, estava tão faminto, que começou a devorar palavras, o que fez todos os contadores de histórias se calar. E agora, o que será do mundo?

Saiba Mais

O Egito Dos Faraós E Sacerdotes

Raquel Dos Santos Funari

Este volume da coleção A Vida no Tempo trata do Egito antigo: além de enfocar sua estrutura econômica e política e de discorrer sobre o poder dos faraós, discute com especial atenção aspectos da vida cotidiana, religiosa e cultural dessa fascinante sociedade.

Saiba Mais

O Encafronhador De Trombilácios

Rosana Rios

Théo convenceu o pai a se candidatar a um emprego de encafronhador de trombilácios. O que ele não imaginava é que esse trabalho mudaria sua vida e abriria as portas de um mundo fascinante, cheio de palavras divertidas.

Saiba Mais

O Encontro Entre Culturas

Maria Cristina M Schatamacchia

O choque cultural entre tupis-guaranis e portugueses no século XVI, apresentado por meio de crônicas da época.

Saiba Mais

O Enigma Dos Chimpanzés

Rogério Andrade Barbosa

Rodrigo é surdo e nunca iria imaginar que a linguagem de sinais que aprendeu seria tão útil na enrascada em que se meteu com o amigo Fernando. Na Bolívia, acaba envolvido com uma quadrilha que usa e explora chimpanzés. Joana, a encarregada de cuidar dos animais, descobre em Rodrigo um aliado, e, juntos, arriscam a vida em uma viagem de trem para fugir dos criminosos.

Saiba Mais