Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Última Gota

J.L. Diego

Preocupada com a falta de água no planeta, Kika lê a história de Chuvisca, a última gota. Em seu caminho, a gotinha depara com a escassez e o desperdício, mas não perde a esperança.

Saiba Mais

A vida escrita: memórias de uma professora

Joice Lamb

Joice Lamb é uma educadora que serve de inspiração para todos nós. Sua trajetória na área da educação teve início quando fez magistério e cursou Letras. Desde então, passou a atuar em escolas da rede pública como professora e lá permaneceu exercendo também cargos como o de diretora e de coordenadora pedagógica. Toda a sua dedicação e o seu poder de mobilização fizeram com que fosse ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 em 2019, um dos mais importantes prêmios da Educação Básica brasileira, que celebra iniciativas realizadas por educadores Brasil afora, e também eleita Educadora do Ano. A valorização do trabalho coletivo e o convite aos professores a reavaliarem as práticas pedagógicas e experimentarem novas ideias foram os princípios norteadores do projeto #aprenderecompartilhar – Escola Inovadora, gestado por Joice. A escola e o ensinar compõem apenas algumas partes da vida desta mulher inspiradora, que neste livro também nos conta suas memórias e impressões de viagens, família, amizades, projetos, poesia, todos esses fragmentos de suas múltiplas vivências. Esta obra é direcionada aos que se interessam pelo caminho de quem contribui para transformar os rumos da educação no Brasil.

Saiba Mais

A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias

Júlio Verne

No romance mais movimentado de Júlio Verne, um inglês sério e enigmático compromete todo o seu dinheiro em uma aposta inusitada: empreender uma viagem ao redor do mundo em exatos oitenta dias, levando consigo apenas uma bolsa e um empregado recém-contratado. Em meio a situações fantásticas e aventuras incríveis, os dois conhecem e se envolvem com pessoas de várias partes do mundo, enfrentam tempestades marítimas, fanáticos religiosos, sabotagens, ataques de índios e de lobos famintos e conhecem lugares inesquecíveis. Dispondo dos mais diferentes meios de transporte para essa empreitada – desde barcos e trens até elefante e trenó a vela –, será que Phileas Fogg vai conseguir vencer a aposta?

Saiba Mais

A Voz Do Silêncio

Giselda Laporta Nicolelis

Samara é professora e vive com o marido e o filho. Ao conhecer Nádia, a filha de sua faxineira, fica muito comovida. A menina de 6 anos é surda e ela quer ajudar a garota e proporcionar-lhe um tratamento adequado. Este livro é uma ficção baseada na história real de uma professora que adotou uma criança surda-muda e lutou por sua recuperação.

Saiba Mais

Abrindo Caminho

Ana Maria Machado

Abrindo caminho mostra personagens do passado, gente de verdade que conseguiu transformar obstáculo em caminho, inimigo em amigo, fim em começo. Quantos caminhos foram abertos! E quantos caminhos existem ainda por abrir.

Saiba Mais

Adivinhe Quem Vem Para Assustar

Maurício Veneza

Desanimados com o mundo atual, quatro seres encantados se reúnem para conversar: o Saci, a Cuca, o Curupira e a Boiuna. Já não assustam mais ninguém, não conseguem transitar em paz pelas matas nem defender seu território, a natureza. Um monstro muito mais eficiente e assustador faz coisas de arrepiar cabelo da sola do pé. Vive diante da televisão, joga lixo em todo lugar, derruba matas, polui rios, usa armas perigosas: o homem, que, com seu comportamento predador, destrói o meio ambiente e atropela encantos... O texto aborda personagens do nosso folclore sem se limitar a recontar as histórias já existentes.

Saiba Mais

Afinal, Hilário Era Mesmo O Tal?

Lilian Sypriano

Liloca está furiosa por desconhecer a chegada de um escritor famoso à vizinhança. Justo ela, que sempre sabe de tudo! O tal escritor chama-se Hilário e está morando na casa abandonada perto da Casa Amarela. Ninguém sabe de onde veio. Ele passa a ser visitado pelas vizinhas, e adora receber os presentes e elogios que lhe fazem. Liloca começa a frequentar a casa do escritor. Só fala nele e vive repetindo seus ensinamentos. Rubião, intrigado, resolve investigar, pois, além de um pouco enciumado, acha a história muito estranha.

Saiba Mais

Agora Ou Nunca

Anna Catharina Siqueira

Bárbara sonha em ser jornalista, mas sua família não tem como financiar seus estudos. Até que surge a chance de ela conseguir dinheiro: a carreira de modelo. A obra aborda a bulimia e a rotina das modelos.

Saiba Mais

Aída

Rosana Rios, Giuseppe Verdi, Antonio Ghislanzoni

No alto Egito, duas mulheres se apaixonam pelo mesmo homem, Radamés, capitão da guarda. De um lado, está Amnesis, filha do faraó, e, do outro, Aída, princesa etíope feita escrava pelos egípcios e por quem Radamés também se apaixona. Aída terá de escolher entre viver seu grande amor com o líder inimigo e se manter fiel a seu pai e sua nação. Uma história de amor e coragem de uma escrava capaz de mudar o destino de dois povos.

Saiba Mais

Alberto - Do Sonho Ao Voo

José Roberto Luchetti

Desde criança, Santos-Dumont acreditou que o homem podia voar. Mestre em fazer e empinar pipas, o garoto tinha enorme interesse por máquinas e engenhocas. Depois de crescido, mudou-se para Paris e lá se dedicou a construir "máquinas de voar". Do sonho ao voo foi uma questão de tempo.

Saiba Mais

Alberto Caeiro - Poemas Completos

Fernando Pessoa

“A obra de Caeiro representa a reconstrução integral de paganismo, na sua essência absoluta, tal como nem os gregos nem os romanos, que viveram nele e por isso o não pensaram, o puderam fazer. A obra, porém, e o seu paganismo, não foram nem pensados nem até sentidos: foram vividos com o que quer que seja que é em nós mais profundo que o sentimento ou a razão.” Assim Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, descreve a obra de Alberto Caeiro, outro heterônimo e mestre de todas as facetas do poeta português que extrapolou o Modernismo e as fronteiras da península para nos encantar e nos fazer refletir. No prefácio que apresenta a obra de Caeiro, Ricardo Reis ainda ressalta a simplicidade e a não participação dos valores culturais da sociedade do seu tempo na produção desse homem do campo: “Ignorante da vida e quase ignorante das letras, quase sem convívio nem cultura, fez Caeiro a sua obra por um progresso imperceptível e profundo [...] um progresso de sensações, ou, antes, de maneiras de as ter, e uma evolução íntima de pensamentos derivados de tais sensações progressivas”.

Saiba Mais

Além Do Ponto E Outros Contos

Caio Fernando Abreu

Misturando prosa e poesia, o autor revela os impasses de uma geração que sofreu muito, mas também amou muito.

Saiba Mais

Ali-Babá E Os Quarenta Ladrões

Edson Rocha Braga

Os irmãos Cassim e Ali-Babá vivem na Pérsia. Cassim fica rico após receber a herança do sogro; Ali-Babá é um pobre cortador de lenha. Um dia, Ali-Babá encontra o esconderijo onde um bando de quarenta ladrões guarda um tesouro roubado. Começa então sua vida de aventuras.

Saiba Mais

Alice Através Do Espelho

Índigo, Lewis Carroll

Entediada e presa dentro de casa por causa da neve, Alice resolve atravessar o espelho para visitar a sala que fica do outro lado dele. Lá, a menina encontra um universo fantástico, habitado por animais, flores e peças de xadrez falantes, e tem de superar vários obstáculos para se tornar uma rainha.

Saiba Mais

Alice No País Das Maravilhas

Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1862 para ser dado como presente de Natal a uma menina chamada Alice. O autor, Charles Dodgson (que adotou o pseudônimo Lewis Carroll, pelo qual se tornou famoso), era um professor de matemática fascinado pela lógica, e escreveu uma história repleta de brincadeiras com o sentido das palavras - e das coisas. Nesta edição, as originais soluções encontradas pela tradutora Ana Maria Machado e as ilustrações de Thales Molina dão um sabor bem brasileiro a este clássico da literatura, uma história que há mais de um século diverte leitores de todas as idades.

Saiba Mais

Alice No País Das Maravilhas

Nilson José Machado, Lewis Carroll

Em uma tarde de verão, Alice deita a cabeça no colo da irmã mais velha, que lê um livro no jardim de sua casa. De repente, um coelho branco passa correndo e gritando que está atrasado. Curiosa, Alice resolve segui-lo e vai parar no País das Maravilhas. Em suas andanças por esse lugar encantado, encontra criaturas fantásticas, a maioria dada a conversas pouco amigáveis, que dão à menina muito o que pensar.

Saiba Mais

Almanaque Da Bola

Alcy, José Santos

Por meio da literatura, o futebol recebe um tratamento humorístico, relembrando a estrutura dos antigos almanaques. Com isso, há possibilidade de trabalhos com a carta enigmática, o jogo de percurso, tiras e desenhos. Na área da língua portuguesa, traz diversos gêneros textuais, como o classificado, o verbete, o poema, a fábula, a receita, a piada. No caso da prosa, enfatiza o uso da paródia, principalmente nas fabulas tradicionais. E na poesia, trabalha principalmente com a quadra e com o modernista poema-piada, nesse caso, com o poema feito a partir das próprias piadas do anedotário popular. Além disso, mostra o futebol sob o prisma da cultura popular, contendo quadrinhas, cantigas de roda, adivinhas, trava-línguas, piadas etc. Um texto de introdução ajuda o leitor a se utilizar dos recursos do almanaque, explicando o conteúdo das sessões, como resolver uma carta enigmática, como brincar com o jogo de percurso etc. Sempre buscando oferecer um humor infantil qualidade, sem referências desqualificadoras de gênero, etnia, religião etc.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais