Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Orum Ayê - Um Mito Africano Da Criação

Raimundo Matos De Leão

Este é um reconto de mitos africanos, narrados e ritualizados pelos seguidores do candomblé até hoje. No principio de tudo, Olorum, o senhor da vida, decide criar um lugar para contemplar e orixás para ajudar a governar esse lugar. Cabe a Oxalá, filho de Olorum, a tarefa da criação. Porém, ele falha em sua missão, que acaba sendo cumprida por seu irmão Odudua. Depois de ser perdoado pelo pai, Oxalá cria o ser humano usando barro. Deuses e homens convivem bem até que a desobediência de um menino provoca a separação entre o Orum (Céu) e o Ayê (Terra), e o mundo se torna o que é hoje.

Saiba Mais

Os Doze Trabalhos De Hércules

Leonardo Chianca

Enfeitiçado pela deusa Hera, Hércules mata sua esposa e seus filhos. Então, para receber o perdão dos deuses, tem de executar doze grandes feitos. Usando força, inteligência e paciência, torna-se um dos maiores exemplos dos valores gregos.

Saiba Mais

Os Lusíadas

Rubem Braga, Luís De Camões

Vasco da Gama e sua frota partem de Lisboa em busca do caminho para as Índias. Júpiter determina que todos os deuses do Olimpo ajudem a esquadra, mas Baco, receoso de que esse triunfo obscureça seus feitos no Oriente, intervém contra os navegantes.

Saiba Mais

Os Lusíadas

Luis Vaz De Camões

Os feitos do homem podem superar os dos deuses? Essa é a pergunta-chave da maior epopeia já escrita em língua portuguesa. As aventuras de Vasco da Gama e dos navegantes em direção à Índia e as lutas contra monstros abissais e seres mitológicos propiciam aos leitores viver, junto com os personagens, essa turbulenta e impressionante jornada por "mares nunca de antes navegados". Esta edição traz uma seleção dos trechos mais significativos de Os lusíadas, acrescida de comentários e notas explicativas.

Saiba Mais

Os Lusíadas

Luís De Camões

Marco do Classicismo português, a obra-prima de Luís de Camões foi publicada pela primeira vez em 1572. Considerado um dos maiores poetas da história da literatura universal, Camões teve o mérito de refletir, nos versos do que se pode chamar epopeia moderna, a mentalidade da nação portuguesa e de sua época.

Saiba Mais

Os Mitos Gregos E A Música

Marcos Martinho, André Diniz

Dois irmãos viajam à Grécia para visitar o tio arqueólogo que trabalha no sítio arqueológico de Delfos. Lá, os garotos aprendem mais sobre cultura grega e música e descobrem que o conhecimento pode surgir das mais diversas formas: eles conversam sobre história, filosofia, mitologia e até rock

Saiba Mais

Outros Quinhentos

Marcelo Bizerril

Cris é uma estudante bastante preocupada em optar por alguma profissão, pois está concluindo o ensino médio, e a pressão do exame vestibular é grande. Para tranquilizá-la, seu pai a convida para uma viagem pelo interior do Brasil com destino final em Mato Grosso, onde ele irá fotografar o grande tatu-canastra. Na primeira parada da viagem, precisamente na Serra da Canastra, e após montar acampamento com alguns colegas, Cris e seu novo amigo João Pedro saem para uma caminhada, mas se perdem em território indígena. Paulo, um índio da tribo xavante, os encontra e os leva até sua aldeia. Agora, Cris e João Pedro precisam voltar para o acampamento com a ajuda de Paulo, não sem antes conhecer mais sobre a cultura xavante.Repleto de descrições que revelam as belezas naturais da flora, fauna e cultura brasileiras, esta obra traz em uma inesperada aventura a riqueza e a beleza da diferença.

Saiba Mais

Poesia Lírica E Indianista

Gonçalves Dias

A exuberante natureza pátria e o massacre do índio empreendido pela colonização portuguesa no Brasil, a busca incessante do equilíbrio em relação ao amor e à amada. Esses são alguns temas presentes na poesia de Gonçalves Dias, fundamental para a compreensão, hoje, do que é ser brasileiro. Marco do nosso Romantismo, os poemas de Gonçalves Dias mesclam à herança clássica os motivos e a expressão de nossa nacionalidade dialogando, por meio da originalidade, com a tradição lírica ocidental.

Saiba Mais

Procurando Assombração E Outras Histórias

Márcia Batista

Recontos livres de oito narrativas da literatura oral brasileira, abrangendo diversos tipos de contos: de terror, cômico, etiológico, do ciclo da morte, de encantamento e de animais, entre outros. Neles podemos observar sentimentos comuns ao ser humano, presentes no inconsciente coletivo, como o medo em geral: do desconhecido, de monstros e, claro, da morte…

Saiba Mais

Quintal da Cultura

TV Cultura, escrito por Elton Mattos

Quando o vento da aventura sopra perto de Doroteia, Ofélia, Osório e Ludovico, é sinal de que algo mágico vai acontecer. Já pensou poder viajar para outro lugar ou para um passado bem distante, como a Floresta Amazônica, no meio de uma aldeia indígena sendo atacada por espanhóis, em pleno século XVI? E conhecer Zumbi e Dandara no Quilombo dos Palmares? Quem sabe entregar uma valiosa encomenda para um imperador inca? Você vai se divertir e se emocionar com as aventuras do Quintal da Cultura e aprender com as lições de Quelônio na Seção Oxente. O que está esperando? Abra o livro e deixe o vento da aventura te levar! Boa viagem!

Saiba Mais

Sos Ararinha-Azul

Edith Modesto

Os pais de Rafael vão passar uma temporada nos Estados Unidos a trabalho. Por causa disso, o garoto, que mora em São Paulo, terá de passar um semestre inteiro com a avó, dona Ju, em um sítio, no interior da Bahia. Mas isso não será nenhum sacrifício para ele, pois não havia nada de que mais gostasse: rever os amigos, passear pela mata, pescar e... liberdade! Rafael só não podia imaginar que no meio de tanta tranquilidade na bucólica Curuçá, ele e seus amigos deparariam com uma quadrilha que trafica animais silvestres. Começa, então, uma aventura para proteger os animais e desmascarar os criminosos. Além disso, acontece algo inesperado: o aparecimento da ararinha-azul. Embarque nessa história e descubra como Rafael e seus amigos se envolvem na luta pela preservação da vida e se tornam heróis.

Saiba Mais

Tapete Mágico

Ana Maria Machado

As histórias deste livro foram recolhidas por Ana Maria em diversas partes do mundo: da Jamaica, veio "O touro da língua de ouro", dos Estados Unidos, "Os dois gêmeos", da França, "Melusina, a dama dos mil prodígios", da Finlândia, "Um herói fanfarrão e sua mãe bem valente".

Saiba Mais

Teseu E O Minotauro

Luiz Guasco

O rei Egeu, de Atenas, passava por sérias dificuldades. De tempos em tempos, era obrigado a fornecer rapazes e moças para a cidade de Creta. O destino desses jovens era trágico: alimentar o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro, que vivia num labirinto e comia carne humana. Para libertar Atenas desse terrível tributo, Egeu teve de aceitar que seu único filho, o bravo Teseu, enfrentasse aquele monstro, num combate mortal.

Saiba Mais

The Brazilian Exchange Student

Telma Guimarães

Com texto escrito em inglês, a obra apresenta aos leitores comparações entre diferentes culturas através da temática do namoro. De forma leve e divertida, não rotula os jovens como bobos ou irresponsáveis, mas valoriza a amizade e o respeito entre eles.

Saiba Mais

Três Cavaleiros - Rei Artur / Ivanhoé / O Guerreiro Dos Cabelos De Fogo

Thomas Malory, Walter Scott, Lourenço Cazarré

O Rei Artur teria existido realmente? Foi uma figura histórica ou um herói de lendas antigas, que viveu grandes aventuras junto com os Cavaleiros da Távola Redonda, às voltas com objetos mágicos e misteriosos como a espada Excalibur e o cálice do Graal? Certamente, cada leitor terá o seu ponto de vista depois de ler "Rei Artur", adaptado a partir da obra de Thomas Malory, escrita em meados da década de 1460. "Ivanhoé", outro herói que carrega as marcas da História e da lenda, acompanha Ricardo Coração de Leão que, ao voltar das Cruzadas, luta para recuperar seu lugar como rei da Inglaterra. A narrativa escrita por Walter Scott se passa na Inglaterra do século XII. Nela, além de Ivanhoé e Ricardo Coração de Leão, encontramos outras personagens marcantes, como a bela judia Rebeca e seu pai Isaac, a meiga Rowena, Cedric, Wamba, Gurth, Robin Hood e seus seguidores. Em "O Guerreiro dos Cabelos de Fogo", de Lourenço Cazarré, que também é o adaptador dos dois clássicos, temos uma narrativa que se passa no século XVIII. Guilherme Kugelfest, um menino perdido e faminto, caminha pelas ruas da cidade de Cádiz, depois de deixar seu país natal, a Alemanha. Depois de ser ajudado pelo padre Antonio Seppmayer, Guilherme decide acompanhá-lo na viagem que fará para o Novo Mundo. Os dois acabam por chegar ao sul do Brasil, lugar onde o jovem viverá aventuras que exigirão coragem, inteligência e força de caráter.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais

U'Yara, Rainha Amazona

Margarida Patriota

Lugar de mulher é na... Tribo Og. Isso mesmo! Porque lá os homens servem apenas para serviços como varrer, limpar e catar piolhos. É nesse lugar que nasce U’Yara, uma garota destemida cheia de ideias pioneiras e boas intenções que, para se tornar rainha, vai ter de engolir muito sapo – ou outro animal qualquer lá da Amazônia. Haja ternura para lidar com os desmandos de Murumu’Xaua, com crenças imutáveis e ultrapassadas e planos terríveis para tirar-lhe o direito ao trono. U’Yara terá de aprender a lidar com o querer de um povo, a mudar tradições arraigadas demais em pensamentos acomodados e, principalmente, a equalizar diferenças promovendo a igualdade, porque, para isso, vale a pena ser a rainha amazona.

Saiba Mais

Um Vampiro Apaixonado Na Corte De D. João

Ivan Jaf

Quando Bonaparte invade Portugal, a corte foge para o Brasil. Encaixotado no navio real, o vampiro Clemente também se dirige para a colônia. Aqui, ele conhece Fátima e se envolve em grandes confusões.

Saiba Mais