Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Cavalo Solitário

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Dois cavalos solitários ficam sabendo da existência um do outro e decidem se conhecer ao mesmo tempo. No caminho, acabam se cruzando, mas não se dão conta do encontro. E agora? Será que cada um vai voltar para o seu lado e eles vão continuar sozinhos?

Saiba Mais

O Chamado Do Monstro

Patrick Ness

Desde que a mãe de Conor adoeceu, ele sempre tem o mesmo pesadelo horrível. Por isso, quando um monstro surge no quarto, o garoto não se abala. Mas a relação entre eles não será fácil: o monstro quer a verdade - e dela Conor tem medo.

Saiba Mais

O Cidadão De Papel

Gilberto Dimenstein

Em edição reformulada e atualizada, a obra leva para a sala de aula a discussão da cidadania em nosso país. Com exemplos de cidadania e imagens impactantes, o autor apresenra aos jovens o Brasil de agora para formar os cidadãos de amanhã.

Saiba Mais

O Código Polinômio

Luzia Faraco Ramos

O relógio antigo do pai de Leo desaparece, e o ladrão deixa como pista desafios matemáticos. Leo pede a ajuda da professora Paula para desvendar os códigos, o que acaba por despertar o ciúme da namorada Kika. Será que a Matemática vai conseguir solucionar esse problema também?

Saiba Mais

O Colecionador De Manhãs

Walther Moreira-Santos

Vencedor do Prêmio Luis Jardim de Literatura e destaque em mais três premiações no Brasil e em Portugal, este livro é destinado a leitores dos 8 aos 80 anos e fala do afeto, esse sentimento delicado como pássaro com asa quebrada. São duas histórias sobre a relação avô e neto, pai e filho, com a poesia e a criatividade que já consagraram o autor como um dos grandes nomes da prosa moderna. Em "Você já viu um pastor de nuvens?", o menino Daniel conta que seu avô é um deles: com muita idade e já sem amigos vivos, ele usa seu tempo para ir à praça para olhar o céu e observar as mudanças de cores e das formas das nuvens. "O colecionador de manhãs" mostra como um menino, ao procurar um guarda-chuva para ir comprar jornal numa manhã chuvosa, encontra uma caixa de madeira esquecida numa cômoda. Ao abri-la, depara com cartões-postais e fotografias dos mais variados lugares do mundo, retratando o amanhecer – todos assinados, datados e comentados pelo pai, que partiu para uma viagem, da qual nunca mais voltou, antes de ver o filho nascer. Emocionado, o menino guarda novamente a caixa para que, no futuro, seu filho ou seu neto também possam encontrá-la.

Saiba Mais

O Comprador De Aventuras

Ivan Angelo

Um cego querendo captar a beleza de um quadro, um defensor da gramática combatendo os erros nas placas da cidade e o primeiro amor... Em cada uma das crônicas, Ivan Angelo convida o leitor a rir, pensar e se emocionar.

Saiba Mais

O Conde De Monte Cristo

Telma Guimarães Castro Andrade, Alexandre Dumas

Edmond Dantés está prestes a se casar com Mercedes quando vê seu destino mudar completamente. É traído pelo melhor amigo e passa quinze anos na prisão, o que faz dele um homem amargo e determinado. Certo dia, consegue fugir e encontra um tesouro. Dá início, assim, ao seu plano de vingança.

Saiba Mais

O Conde De Monte Cristo

José Angeli, Alexandre Dumas

Edmond Dantés está prestes a se casar, mas, devido a intrigas, é considerado traidor e condenado. Fica preso por 14 anos no castelo da ilha de If, onde conhece um padre que lhe explica aonde encontrar um tesouro. Dantés foge da prisão, acha o tesouro e passa a buscar vingança contra seus inimigos.

Saiba Mais

O Corcunda De Notre-Dame

Jiro Takahashi, Victor Hugo

Quasímodo, o sineiro corcunda da catedral de Notre-Dame, é temido e desprezado pelas pessoas por causa de sua feiura. Obrigado por dom Claude a atacar a bela cigana Esmeralda, ele é preso e torturado. Depois, quando a moça é condenada à morte por um crime que não cometeu, o corcunda a salva e a leva para a catedral. Porém, novas reviravoltas acontecem nessa história de amor.

Saiba Mais

O Corcunda De Notre-Dame

Telma Guimarães Castro Andrade, Victor Hugo

O corcunda Quasímodo mora na catedral de Notre-Dame, em Paris. É temido e desprezado em razão de sua feiura. Em contrapartida, a bela Esmeralda encanta a todos, inclusive ao capitão Febo, que se apaixona por ela. Mas o ciúme doentio do cônego Claude a condena à morte injustamente. Quasímodo enfrenta tudo e todos para salvar a cigana.

Saiba Mais

O Cortiço

José Louzeiro, Aluísio Azevedo

João Romão é um comerciante, dono de um terreno onde constrói casas de baixo custo para alugar. Assim, vai se formando um cortiço no local, para a revolta de seu vizinho Miranda. A história se passa na década de 1870 e expõe a dura condição de vida da classe operária e as humilhações aos escravos às vésperas da abolição.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

No Rio de Janeiro do final do Império, o cotidiano miserável de uma habitação coletiva. Em seus cubículos amontoam-se os desfavorecidos e marginalizados da sociedade, com suas agruras e percalços na luta pela sobrevivência.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

Maior nome do Naturalismo na literatura brasileira, Aluísio Azevedo conseguiu atingir uma das mais cruas representações da realidade. Nesta obra, a própria massa humana de miseráveis torna-se protagonista da narrativa, vivendo no limiar entre o mundo da cultura e as mais brutas forças da natureza.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo, Ivan Jaf

Um cortiço carioca no fim do século XIX condiciona a vida de seus moradores. Esta adaptação para HQ preservou a acidez, o humor e a riqueza de personagens da obra original.

Saiba Mais

O Crime Do Padre Amaro

Eça De Queirós

O que é mais importante: a fidelidade aos princípios religiosos ou a satisfação dos desejos sexuais? Nesse dilema, Eça de Queirós constrói uma severa crítica à hipocrisia e à corrupção do clero no século XIX. A trajetória de Amaro, pautada pelo egoísmo e pela frivolidade, bem como a devassidão e a falta de escrúpulos dos sacerdotes, marcam este que é considerado o primeiro romance naturalista português. Com sarcasmo e ironia, o livro aborda temas que, nos dias atuais, continuam chocantes, interessantes e pertinentes.

Saiba Mais

O Curumim Que Virou Gigante

Joel Rufino Dos Santos

Tarumã queria muito ter uma irmã e vivia pedindo isso aos pais. Como a irmã não vinha, ficou só pensando como ela seria... Tanto imaginou que passou a achar que ela realmente existia. Quando pescava, pegava um peixe a mais para a irmã imaginária. Os curumins começaram a achar, então, que ela tinha mesmo nascido e decidiram presenteá-la. Mas onde está a irmã de Tarumã que nunca aparece? O indiozinho vai inventando desculpas até que ninguém mais acredita nelas.

Saiba Mais

O Despertar Da Europa

Marco Antonio De Oliveira Pais

A obra traz como título de O despertar da Europa porque é no período chamado de Baixa Idade Média, ou seja, entre os séculos X e XV, que o continente europeu começa a ganhar novos contornos sociais, culturais, artísticos, religiosos e econômicos, que marcaram de forma definitiva a Europa. O feudalismo começa a se deteriorar, oferecendo cada vez mais espaço ao comércio, com o aparecimento da burguesia e a posterior centralização da política e da economia. Na área agrícola surgem vários avanços tecnológicos, trazendo grande incremento à produção de alimentos. Apoiada em documentos fidedignos, como atas de reuniões imperiais, bibliografia sólida, iconografias da época, letras de cantigas medievais, mapas e até textos pontificiais, a obra comprova a importância desse período histórico para o surgimento das cidades, as transformações no sistema de trabalho e de servidão, as corporações de trabalhadores e artesãos e a utilização da igreja como espaço para espetáculos. O final da Idade Média abriu os primeiros caminhos para a consolidação cultural e econômica do continente europeu que conhecemos nos dias de hoje.

Saiba Mais

O Dia A Dia De Dadá

Marcelo Xavier

História sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar. Mostra um dia na vida de uma menina, a Dadá, da hora em que se levanta até a hora em que vai dormir. Dadá foi a primeira personagem do autor Marcelo Xavier modelada em massinha. E continua sendo uma criança encantadora, com sua bonequinha fantástica, humanizada, e um gato que toca violino, que lê livros, que brinca, que come bolo. A fantasia continua, e isso é o que move a literatura infantil.

Saiba Mais