Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance, que faz uma bem-humorada crônica de costumes do Brasil de dom João VI. A ironia e o deboche com que Manuel Antônio de Almeida conta as trapalhadas de Leonardo, primeiro malandro da literatura nacional, situam a obra além das características do movimento literário do período em que foi escrita, o Romantismo.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Carlos Heitor Cony, Manuel Antônio De Almeida

O romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a malandragem como ocupação. O jovem vive se envolvendo com mulheres e arrumando confusões, a ponto de ser preso algumas vezes. Com uma trajetória dessas, não deixa de ser irônico o fato de que Leonardo acabe se tornando um militar.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Mal-Assombradas De Um Fantasma Canhoto

Luiz Antonio Aguiar

Anjão, Prisca, Manouk e Deco são os Achudos: jovens nerds cheios de opinião sobre tudo, curiosos por descobrir sempre mais. Um dia, no intuito de desvendar se assombração é ou não deste universo, os quatro decidem invadir um casarão abandonado, onde têm o desprazer de conhecer Sir Simon de Canterville, um famoso fantasma da literatura que vai ensinar a eles muito sobre o terror...

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

Toda a riqueza do livro de Machado de Assis foi transportada para esta história em quadrinhos por dois grandes autores. O resultado é uma adaptação primorosa, que não se limita a reproduzir o clássico, mas possibilita novos modos de compreender a obra. A sociedade brasileira do século XIX é retratada com fidelidade na trama em que Brás Cubas se apresenta como um defunto autor e narra suas memórias a partir de sua morte.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

José Louzeiro, Machado De Assis

Publicado em 1881, este romance é o marco do Realismo brasileiro. Brás Cubas, homem abastado que nunca precisou trabalhar, escreve uma autobiografia depois de morrer. O defunto relata passagens de uma vida cheia de insucessos e mesquinharias. Com sua ironia característica, Machado apresenta uma visão cruel da natureza humana.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

No romance, um defunto dialoga com o leitor e conta sua vida. Abusando da ironia, Brás Cubas traça um perfil impiedoso de si próprio e das pessoas com quem conviveu. Mais que isso, faz um retrato sarcástico da sociedade de seu tempo.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Menina Bonita Do Laço De Fita

Ana Maria Machado

Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.

Saiba Mais

Menino De Asas

Homero Homem

Filho de um casal de camponeses, o Menino de Asas tem um desejo na vida: quer ser igual aos outros garotos de sua idade. Quer se mover só com as pernas e não ser visto como uma aberração. Após ingressar na escola e causar problemas para o professor, o Menino de Asas é obrigado a abandonar o lugar sob a ameaça dos pais de seus colegas, que os proíbem de voltar à escola enquanto ele estiver por lá. Após terminar os estudos em casa, a família decide que o Menino de Asas deve partir para o Rio de Janeiro, cidade onde ele não será visto como alguém diferente. Homero Homem, um dos autores clássicos da série Vaga-Lume, apresenta uma história comovente e poética, tratando de temas delicados como o preconceito e a rejeição.

Saiba Mais

Meninos Em Guerra - História De Amizade E Conflito Na África

Jerry Piasecki

Uma triste realidade é comum em vários países da África: as guerras civis, que destroem populações e impedem o progresso de gerações. Esse assunto delicado é abordado em Meninos em guerra e pode ser introduzido em sala de aula por meio da história de Thomas e Deng, garotos sequestrados por milicianos e forçados a guerrilhar. Torturas, ataques armados e mortes passam a fazer parte do dia a dia, e eles precisam esquecer que são adolescentes e lutar pela sobrevivência. Uma lição de paz, que inspira o enfrentamento das injustiças e do ódio que gera preconceito e violência contra inocentes.

Saiba Mais

Meninos Sem Pátria

Luiz Puntel

Marcão e Ricardo vivem na pequena cidade de Canaviápolis com a mãe, que está grávida, e com o pai, que é jornalista. Durante uma partida decisiva de futebol de botão o pai dos meninos chega em casa apavorado, contando que arrombaram a redação do jornal onde trabalha. Alguns dias depois, a família começa a receber ameaças pelo telefone e na rua. O jornalista e a mulher ficam preocupados, até que um dia o pai de Marcos desaparece. Com a ajuda de freiras, eles descobrem que o pai está na Bolívia e começam então uma verdadeira jornada no exílio, passando pelo Chile e pela França. Marcão e seus irmãos vão viver as aventuras da infância e da juventude longe de casa, durante o período do regime militar no Brasil. Sob a perspectiva do garoto, os leitores das novas gerações aprenderão sobre a história recente do país neste clássico de Luiz Puntel da série Vaga-Lume.

Saiba Mais

Mensagem

Fernando Pessoa

Épico. Irônico. Lírico. Boa parte da complexidade desta obra poética, essencialmente nacionalista, está nas muitas facetas – contraditórias apenas na aparência. Em seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa enaltece, mais do que a história e os feitos de sua pátria, a “alma portuguesa” e seus enigmas em poemas que mais tarde se tornariam ícones do Modernismo português.

Saiba Mais

Mensagem Para Você

Ana Maria Machado

Mensagens estranhas invadem os computadores de Soninha, Zé Miguel, Fabiana, Robinho, Mateus e Guilherme. Elas parecem atravessar épocas e distâncias. Quem escreve assina ora como Marco Polo, ora como a rainha Nefertite. O que há por trás desse enigma?

Saiba Mais

Metade É Verdade, O Resto É Invenção

Pedro Antônio De Oliveira

Na rua Petúnia, número 22, em uma casa verde, mora o menino que anota o seu dia a dia nas páginas deste livro. Tudo o que acontece na vizinhança e em sua vida de criança merece um olhar atento e sensível. Ele conta como aprendeu a andar de bicicleta, como voou de balão, como criou uma tartaruga, como o galo do colega virou ensopado. Também conta do passeio de maria-fumaça, da bicicleta com motor que um amigo esperto inventou, dos misteriosos vizinhos que foram embora sem se despedir, sem conhecer ninguém, e lembra com saudade de sua professora mais querida. São crônicas da meninice, que fazem o leitor lembrar do que viveu na infância.

Saiba Mais

Meu Cofrinho, Meu Futuro

Saraiva

Abordar a educação financeira sob a perspectiva da cidadania, de educação para o consumo e poupança, de planejamento e mudanças de atitude. Destinado às crianças de 8 a 10 anos, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O conteúdo é introdutório e relevante às crianças que estão aprendendo a entender o que é e como lidar com dinheiro e aos pais e adultos que desejam que as crianças tenham uma ideia de como é a economia de uma forma geral, como os adultos ganham dinheiro (e por quê), a importância de planejar o consumo, de pensar no que é necessário de verdade.

Saiba Mais

Meu Livro De Folclore

Ricardo Azevedo

Esta premiada coletânea reúne contos, ditados, adivinhas, trava-línguas, personagens e outras manifestações do nosso folclore. Uma obra que chama a atenção para a literatura oral brasileira, acompanhando a criança na descoberta desse rico universo cultural.

Saiba Mais

Meu lugar no mundo

Sulami Katy

O que é ser índio nos dias de hoje? Como os índios enxergam os não índios? A índia Sulami recebeu uma missão: ir a São Paulo divulgar sua cultura. Na viagem, fez descobertas tão especiais que acabou escrevendo um livro.

Saiba Mais