Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Catarina Malagueta

Cristina Porto

Catarina vive no interior com sua família. Mas sua vida muda muito quando vai estudar música na cidade grande e conhece um mundo novo e nada hospitaleiro. Ela vai precisar reunir toda a sua força de vontade para vencer seus medos e superar seus desafios.

Saiba Mais

Chinelinho - Uma História Sem Par

Carolina Michelini, Michele Iacocca

Um garoto adora pegar escondido o chinelo do pai e sair andando pela casa. A farra acaba quando ele é flagrado e o pai o leva para comprar chinelos do tamanho certo. Será?

Saiba Mais

Clara E Os Fantasminhas

Thierry Robberecht

Clara é uma menina falante e carinhosa. Mas isso muda no dia em que quebra, sem querer, o colar preferido de sua mãe. Ela, então, mente, dizendo que não sabe nada a respeito. Aí surgem uns fantasminhas que tiram o sono de Clara.

Saiba Mais

Com O Coração Do Outro Lado Do Mundo

Tânia Alexandre Martinelli

Num mundo em que as dificuldades financeiras são capazes de separar uma família, Laís descobre que crescer é complicado, mas vale a pena. A família de Laís é muito unida, mas um dia seus pais lhe contam que decidiram ir para o Japão trabalhar e que vão deixá-la com os avós. Saudades, dor e rejeição são os sentimentos que Laís passa a conhecer. A eles vêm juntar-se o ciúme e o amor, sensações novas que a garota experimenta junto com sua turma de amigos. Com coragem e vontade de enfrentar os desafios, Laís segue seu caminho na direção do conhecimento de si mesma.

Saiba Mais

Contos Brasileiros 3

Aluísio Azevedo, Domingos Pellegrini, A. De Alcântara Machado, Érico Veríssimo, Ivan Angelo, Mário De Andrade, Orígenes Lessa, Otto Lara Resende, Ricardo Ramos

Observando ao redor, registrando fatos e mesclando-os com situações imaginadas, estes escritores, de épocas e estilos distintos, entram com maestria no mundo das palavras e exploram lembranças, mudanças, medos e esperanças. Proporcionam assim ótimos momentos de leitura.

Saiba Mais

Coragem Não Tem Cor

Marcia Kupstas

Os irmãos Benjamim e Lúcio conseguem uma bolsa de estudos em um colégio de elite, e passam a viver em mundo muito diferente daquele que conheciam. Eles terão de lutar para conquistar o respeito que merecem.

Saiba Mais

Crescer É Perigoso

Marcia Kupstas

Gustavo decide escrever um diário para extravasar as emoções. Aos 15 anos, ele vive os conflitos comuns da idade. Nas páginas em branco, o garoto expõe desejos e inseguranças e questiona tudo, inclusive sobre seu lugar no mundo. Em seu desabafo, conta que sofre discriminação por ser descendente de japoneses. Enquanto acompanha o relato de Gustavo, o leitor participa de suas alegrias e tristezas durante o difícil processo de crescimento.

Saiba Mais

De bicicleta na guerra

Nicola Cinquetti

Em 1944, em meio à II Guerra Mundial, na Itália dominada pelo fascismo, um menino de 13 anos, Martino, mescla fatos que ocorrem na realidade com a fantasia de uma corrida de bicicleta inventada por ele. Um dia, o menino é encarregado de ir a uma cidade maior nas proximidades para comprar um remédio para a mãe, adoecida. Então seu tio, um antifascista que conspira contra a presença dos alemães na região, lhe confia uma missão secreta: receber um pacote que lhe será entregue pelo dono de uma osteria.

Saiba Mais

De Sonhar Também Se Vive...

Giselda Laporta Nicolelis

Vítor foi abandonado ainda bebê dentro de uma caixa de papelão tão frágil quanto ele, e cresceu em um abrigo para menores. Seu maior sonho é ter uma família: pais amorosos e irmãos divertidos com quem possa brincar e compartilhar segredos. Ele também quer ter uma bicicleta, um cachorro, ser astronauta, comandante de navio ou até escritor, pois escreve belas histórias. De sonho em sonho o garoto descobre, maravilhado, que pode sonhar à vontade, porque eles são infinitos... Será que os desejos de Vítor vão se transformar em realidade? Porque, apesar de tudo, de sonhar também se vive...

Saiba Mais

Devezenquandário De Leila Rosa Canguçu

Lourenço Cazarré

Leila Rosa é uma adolescente que mora em Brasília e escreve no computador um devezenquandário, contando para uma amiga imaginária, Fulana, o que a faz refletir, os acontecimentos familiares que aos poucos vão formando seu caráter, as dúvidas próprias da adolescência que não sabe como resolver, enfim, tudo o que mexe com sua cabeça e com seu coração.

Saiba Mais

Dez Dias De Cortiço

Ivan Jaf

Após completar 50 anos, um experiente jornalista decide abandonar tudo e escrever um livro-reportagem com base na obra O cortiço. Para realizar seu sonho, ele terá de enfrentar a própria família.

Saiba Mais

Diário Ao Contrário

Sônia Barros

Eduardo resolve escrever um diário. Só que é um diário escrito de trás para a frente. Volta então no tempo e revive cada momento para registrar o dia mais feliz de sua vida, aquele 24 de dezembro que lhe trouxe o maior de todos os presentes: uma família.

Saiba Mais

Diga Xis

Teresa Noronha

Paulinho está aborrecido. Terá de passar todo o feriado ouvindo os nãos de sua mãe. Após uma conversa com o avô, o menino descobre uma boa maneira de conseguir o que quer: é só dizer ´xis´, abrindo um grande sorriso. E não é que funcionou?! O feriado foi uma maravilha, mas o que Paulinho não sabia era que essa palavra também podia causar muita confusão.

Saiba Mais

Dom Casmurro

Machado De Assis

Bento Santiago é um homem solitário, ensimesmado, casmurro. Na velhice, ele relembra sua história e a do seu maior amor, a bela Capitolina. Acaba partilhando com o leitor o ciúme e a grave suspeita que o tornaram tão amargo. Mas teria Capitu realmente traído Bentinho?

Saiba Mais

Dom Casmurro

Machado De Assis

História de amor e ciúmes que acontece no Rio de Janeiro do século XIX, criada por Machado de Assis, o autor por trás do rabugento narador dom Casmurro, apelido de Bentinho. Bentinho só ganhou esse apelido depois de adulto, por razões que ficam claras no desenrolar da história. Ou que não ficam tão claras assim: ciumento, ele conta a história de uma traição a partir de seu ponto de vista, não há provas (pelo menos não temos certeza delas), não há outra voz que forneça uma perspectiva diferente sobre a história. Então... será que ele tem razão? Quem realmente é Capitu, dona de olhos de ressaca? Quem é Escobar? Há anos muitos leitores debatem essa história, tentando encontrar uma prova que tenda mais para um lado do que para o outro. O que realmente podemos dizer é que o romance, que marca o Realismo brasileiro, é emocionante e... divertido, cheio de ironias, no estilo inconfundível desse autor sensível e observador.

Saiba Mais

Dom Casmurro

Hildebrando A. De André, Machado De Assis

Bentinho cresceu junto de sua vizinha Capitu e se apaixona por ela ainda criança. Destinado pela mãe à carreira eclesiástica, consegue escapar da batina e casar-se com a moça. Sua vida segue feliz até a morte de seu melhor amigo, Escobar. Ao observar Capitu no enterro, Bentinho passa a acreditar num suposto adultério. Capitu morre e ao leitor resta a dúvida: houve ou não traição?

Saiba Mais

Dom Casmurro

Ivan Jaf, Machado De Assis

O leitor é enredado no turbilhão das memórias de Bento e da dúvida que o assombra. Um grande clássico com imagens que emocionam e mantêm o lirismo de seu mistério.

Saiba Mais

Dona Lola

Maria José Dupré

Éramos seis foi publicado em 1943 e deu a Maria José Dupré o reconhecimento literário, tornando-se um dos livros de maior sucesso da literatura brasileira. Mas a obra termina deixando dúvidas: Como D. Lola envelhece? Onde está Alfredo? Isabel formará uma família? E Julinho? D. Genu continuará tendo afeição por mortos? Olga e Clotilde ainda vivem em Itapetininga? A fim de saciar a curiosidade do leitor, em 1949, a autora publicou Dona Lola, romance que dá continuidade à história da narradora-personagem. E, agora, setenta anos depois da primeira edição, a editora Ática relança a obra.

Saiba Mais