Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Escravidão No Brasil Colonial

Gloria Porto Kok

Com base em minuciosa pesquisa e documentos da época, a historiadora Glória Porto Kok trata de um tema polêmico, cujas marcas são até hoje sentidas na sociedade brasileira: a escravidão de negros e índios na América portuguesa. Discutindo os vários aspectos da questão, desde o aprisionamento dos índios até a resistência dos quilombos, a autora faz referência aos diferentes conflitos culturais gerados pela mentalidade escravista. Uma obra importante e atual, que desperta nossa consciência para os problemas da sociedade.

Saiba Mais

Espumas Flutuantes E Outros Poemas

Castro Alves

Conhecido por denunciar as injustiças e as torturas do sistema escravocrata, Castro Alves é um dos maiores poetas do Romantismo brasileiro. Além da crítica social, cantou a liberdade e o amor, e produziu versos que retratavam a figura feminina de maneira inovadora em meados do século XIX, por apresentar a sensualidade das relações amorosas com beleza e naturalidade. Os poemas aqui reunidos, pertencentes às obras "Espumas flutuantes", "Os escravos", "A cachoeira de Paulo Afonso" e "Poesias coligidas", conservam seu interesse por esses temas e pela riqueza da linguagem, arrebatadora e repleta de musicalidade.

Saiba Mais

Fábricas E Homens

Cristina Meneguello, Edgar Salvadori De Decca

A coleção História Geral em Documentos trata de temas da história universal, utilizando-se de tipos de documentos de época – documentos que ilustram acontecimentos e períodos marcantes da história do mundo. Este volume aborda os seguintes tópicos: a Revolução Industrial e seu papel nas grandes transformações ocorridas na modernidade; a Inglaterra do século XVIII antes e depois da chegada das fábricas. Documentos de época e obras literárias retratando a tensão social, a miséria e a insalubridade dos primeiros tempos do sistema capitalista.

Saiba Mais

Fernando Pessoa E Outros Pessoas

Davi Fazzolari

Ao adotar a cidade de Lisboa como um dos personagens, a obra é repleta de ruas e avenidas que se revelam a cada nova página, a cada novo encontro do olhar com o traço do premiado Guazzelli. Se Lisboa pode ser um tabuleiro para Pessoa e para seus leitores, a partir dos versos e da prosa de seus heterônimos principais (os outros pessoas – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares), a linguagem das HQs pode gerar ainda outros espaços. Novas viagens para novos viajantes ou para velhos marinheiros saudosos dos atracadouros do Tejo, sedentos por revisitar Lisboa.

Saiba Mais

Fragosas Brenhas Do Mataréu

Ricardo Azevedo

No século XVI, em Portugal, um garoto de 15 anos é condenado a trabalhar na frota portuguesa e embarcar para o novo mundo. A viagem acaba em naufrágio e, quando consegue pisar em terra firme, o menino sobrevive meses solitário, até encontrar um povoado. Entre paixões, perigos e descobertas, há o confronto das verdades estabelecidas e o desassossego de uma vida cheia de indagações.

Saiba Mais

Histórias cruzadas

Eliana Martins

Um pajé foge para esconder um artefato na floresta, na esperança de que alguém o encontre em tempos de paz. Três irmãos se preparam para uma grande expedição pelo interior do Brasil para demarcar terras boas para a expansão econômica. Uma jovem estudante, às vésperas do vestibular, ainda está em dúvida quanto ao futuro – principalmente quando começa a ter sonhos com um velho indígena que pede a ajuda dela. Por mais que não se conheçam, as histórias desses personagens se cruzam e mudam não apenas a eles mesmos, mas o destino dos povos indígenas brasileiros.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Jovens Brasileiros

Ivan Jaf, Maria Odette Simão Brancatelli, Vera Lúcia Vilhena De Toledo

Este livro apresenta uma abordagem inovadora da história do nosso país: retrata o Brasil em 11 períodos, do pré-descobrimento até o momento recente, na convenção Rio+20, em 2012. O país é visto sob a perspectiva de 11 jovens que se deparam pela primeira vez com questões típicas da adolescência, como sexo, amizade, trabalho, amor e violência. Com linguagem e conteúdo bem estruturados, a obra reúne contos curtos e divertidos, que estimulam a reflexão sobre o universo sociocultural do leitor.

Saiba Mais

Machado E Juca

Luiz Antonio Aguiar

No Rio de Janeiro do final do século XIX, o garoto Juca e o escritor Machado de Assis tentam desvendar o desaparecimento de uma mulher. "Ao transformar o próprio escritor em personagem, [...] Luiz Antonio Aguiar brinca de ser Machado e bota o bruxo na berlinda [...] No final das contas, para além do mistério do desaparecimento de Tiago Matacavalos, uma outra questão vai intrigar o leitor: quem era, afinal, o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?" (Rosa Amanda Strausz, "Mistério envolve menino e bruxo do Cosme Velho", Caderno Ideias, Jornal do Brasil, 6 nov. 1999.)

Saiba Mais

Marília De Dirceu, Cartas Chilenas

Tomás Antônio Gonzaga

Esta edição comentada reúne os melhores momentos de criação poética de Tomás Antonio Gonzaga: o lirismo suave, e por vezes doloroso, de Marília de Dirceu e a sátira política de Cartas chilenas.

Saiba Mais

Medo E Vitória Nos Mares

Janaína Amado, Luiz Carlos Figueiredo

Os temores e o desejo de aventura e riqueza que impulsionaram as viagens pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico são o tema central deste volume. Os monstros imaginários, as tempestades, os tipos de embarcação, as dificuldades enfrentadas pelos navegadores e as principais etapas da conquista portuguesa são tratados em um texto interessante e de fácil leitura, que se apoia, como toda a coleção, em farta iconografia, grande parte dela de época. As grandes navegações se tornam, assim, um tema instigante. Seus alunos certamente vão se divertir com as crenças dos marinheiros do século XV, que imaginavam que no Atlântico viviam monstros capazes de devorar uma embarcação e que em terras desconhecidas havia pessoas sem cabeça. O que não é muito diferente do que fazemos hoje, quando imaginamos estranhos seres extraterrestres; afinal, fantasiar é uma atitude típica do ser humano.

Saiba Mais

Mensagem

Fernando Pessoa

Épico. Irônico. Lírico. Boa parte da complexidade desta obra poética, essencialmente nacionalista, está nas muitas facetas – contraditórias apenas na aparência. Em seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa enaltece, mais do que a história e os feitos de sua pátria, a “alma portuguesa” e seus enigmas em poemas que mais tarde se tornariam ícones do Modernismo português.

Saiba Mais

Morte No Colégio

Luis Eduardo Matta

Ao investigar o assassinato do diretor do colégio onde estuda, Ivan nunca poderia imaginar que ficaria próximo de descobrir todo o mistério que envolve o continente perdido de Atlântida.

Saiba Mais

No Caminho Dos Sonhos

Moacyr Scliar

Refugiado em uma praia, Marcelo recebe cartas que revelam sua história familiar. Falam de seu avô, um químico judeu que fugiu da Alemanha nazista, e de seu pai, que nos anos pré-1964 lutou ao lado dos comunistas em São Paulo.

Saiba Mais

No Tempo Do Feudalismo

Heloisa Steinmann

Acompanhando a trajetória de Pierre, filho de camponeses, e de Bernard, filho de um administrador de castelo, o leitor vai conhecer o cotidiano da Europa medieval durante a crise do feudalismo.

Saiba Mais

O Brasil É Feito Por Nós?

Ricardo Soares

O livro conta a história de um garoto de 11 anos que vê o pai perder o emprego, no início da década de 1970. Ao mesmo tempo que passa por dificuldades financeiras em casa, na escola é estimulado a ser patriota, ouvindo slogans como "O Brasil é feito por nós", "Brasil, ame-o ou deixe-o" e "O Brasil merece o nosso amor". Ele confronta as duas experiências e começa a perceber que a propaganda de um país em crescimento, com espaço para todos, não corresponde ao que acontece na vida de sua família.

Saiba Mais