Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Histórias Verdadeiras

Giselda Laporta Nicolelis

Este livro reúne onze narrativas inspiradas por notícias publicadas pela imprensa. Fatos reais ocorridos em diferentes contextos e situações dão o tom a histórias que aliam informações extraídas das notícias a detalhes criados pela autora. Entre as narrativas, estão a do marinheiro abandonado em uma ilha por desacato ao capitão, a do americano que reencontra a criança que salvou na guerra e a do rapaz que confunde a realidade com o mundo virtual.

Saiba Mais

Homem Não Chora

Flavio De Souza

Diante das atitudes do pai ao perder o emprego (tristeza, preocupação, introversão) e ao encontrar outro (choro de alegria), um menino pequeno passa por um momento de insegurança, pontilhado por dúvidas, inquietações, descobertas. Seus questionamentos a respeito do tema “homem não chora” são balizados pelas diversas possibilidades de pontuação que o narrador usa para a frase-título, criando fechos originais para cada episódio. Tudo isso faz do texto uma história rica e terna, com um desfecho que reafirma o homem como um ser que sente – e, portanto, ri, chora, sofre, ama.

Saiba Mais

Horror, Humor & Quadrinhos

Heloisa Prieto

Martim vive em apuros, porque é perseguido por um trio de encrenqueiros da escola. Um dia, ele é acusado injustamente de estragos no colégio e, então, começa a criar histórias em quadrinhos para denunciar as maldades dos colegas.

Saiba Mais

Hqs - Quando A Ficção Invade A Realidade

Rosana Rios

Déo é apaixonado por HQs desde garoto, e de leitor a autor foi apenas uma questão de tempo. Mas jamais imaginou que ficção e realidade se enfrentariam, afetando para sempre sua vida.

Saiba Mais

I can’t sleep

Telma Guimarães

Lúdico e divertido, o texto aborda a questão do sono, mas a sua principal função é a de apresentar ao leitor algumas estruturas da língua inglesa (como os números, por exemplo).

Saiba Mais

Ilhados - Tratado Sobre Guris

Lourenço Cazarré

Quem pensa que vida de guri é só alegria, jogo de bola e banho de açude precisa olhar mais de perto, atentamente, para descobrir que é muito mais do que isso. Vida de guri também é ansiedade com as novas descobertas, os ritos de iniciação, o pesadelo nas noites acaloradas, a cumplicidade gostosa do avô ou do cusco. É também o chamado para o combate, a convivência com a intolerância, o medo da humilhação, o confronto com a morte, o controle do animal que existe dentro de si. Mas, o melhor da vida de guri é exasperar-se com o universo indecifrável das mulheres, o despertar para o próprio valor e a esperança no que está por vir.

Saiba Mais

Ilíada

José Angeli, Homero

Na Grécia Antiga, três deusas disputam o titulo de "a mais bela". Páris é escolhido para decidir a competição. Seu voto vai para Afrodite, que, em retribuição, concede-lhe o direito de ter a mulher mais linda do mundo: Helena, esposa do chefe grego Menelau. Esta obra descreve a história da famosa guerra entre gregos e troianos, a Guerra de Troia.

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Ingênuo? Nem Tanto...

Bariani Ortêncio

A ingenuidade do homem do campo, que pode colocá-lo em situações engraçadas, e também a sua matreirice, que funciona como arma eficiente mesmo diante dos mais poderosos, estão presentes nestas dezenas de narrativas. Curtas, como preferem os jovens, mas profundas, pois, por trás das situações sempre bem-humoradas que retratam, delineia-se uma lição filosófica nada desprezível. Quando o homem do campo tem também vivência de cidade, chega a dar nó em goteira e ainda esconder as pontas!

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

A meiga Inocência conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no ambiente rústico do cerrado. Porém, duas inesperadas visitas abalam a tranquilidade da família: Meyer, um cientista alemão, e Cirino, rapaz da cidade que cura a moça de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre Inocência e o "doutor" será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai dela. Esse drama move o romance de Taunay, um dos derradeiros e mais emocionantes livros de ficção romântica brasileira.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Is it possible?

Telma Guimarães

Este livro trabalha as letras do alfabeto em inglês. Mas, em vez de contar uma história, faz, de maneira inusitada e criativa, uma lista de situações impossíveis e engraçadas envolvendo animais.

Saiba Mais

Isso É Amor

Mique Moriuchi, Sam Williams

Conseguimos nomear o que está ao nosso redor, descrever o que vemos, sentir o ar, ouvir os sons, cantar, desenhar, pintar, atravessar o oceano, chegar à Lua... Mas como definir o amor em palavras?

Saiba Mais

Isso Não É Brinquedo!

Ilan Brenman

Para as crianças pequenas, tudo pode virar brinquedo: o balde de água, o coador de suco de laranja, as panelas, o sapato do papai, o batom da mamãe… É claro que elas sabem que não são brinquedos de verdade, mas o que vale mesmo é a imaginação.

Saiba Mais

Isso Ninguém Me Tira

Ana Maria Machado

Gabi e Bruno estão apaixonados. Mas o garoto é o grande amor de Dora, melhor amiga e prima de Gabi. A confusão só aumenta quando a família das garotas resolve se meter na história.

Saiba Mais

Jacaré Com Janelinha, Quem Já Viu Que Me Apresente! E Outros Poemas

Maria Augusta De Medeiros

Este é o livro dos versos que celebram a água e toda a vida que depende dela. Assumindo a essência desse elemento, os poemas se derramam generosos como a chuva acariciando os ouvidos e a mente de quem gosta de poesia. Além do sr. Jacaré, temos a honra de apresentar um verdadeiro imperador que não tira seu traje de gala nem para dormir. E também a senhorita Foca (não repare em suas maneiras; ela é mesmo muito irrequieta), e o Caranguejo-Eremita (por acaso você tem uma casa para trocar?) e uma galanteza de Cavalo-Marinho. E ainda temos a dona Ostra – não seja tão fechada, diga olá! Essa turma é meio úmida, mas ainda não seque as mãos porque aí vem mais água: a sra. Marola, a sra. Chuva e a sra. Sereia.

Saiba Mais