Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Menino Que Descobriu As Palavras

Cineas Santos

O menino se encanta com o poder das palavras de despertar sentimentos.

Saiba Mais

O Menino Que Gostava De Passáros (E De Muitas Outras Coisas)

Isabel Minhós Martins, Bernardo Carvalho

Ricardo vivia com medo de que seu planeta "morresse", por isso poupava luz, água e combustível. Mas, ao notar que a maioria das pessoas não fazia o mesmo, ele acaba desistindo. Até que, um dia, o garoto fica tão impressionado com um pássaro que volta a cuidar da natureza. Mais que isso: passa a amá-la, respeitá-la e se ver como parte dela.

Saiba Mais

O Menino Que Quebrou O Tempo

José Maviael Monteiro

Pedro Paulo chega à casa do relojoeiro Mané na hora do cochilo dele. Curioso, o menino mexe em tudo e tenta descobrir o segredo da ampulheta mágica, capaz de acertar todos os relógios. Mas ele deixa a ampulheta cair e ela se quebra. E o pior: isso faz parar todos os relógios da cidade.

Saiba Mais

O Menino Sem Imaginação

Carlos Eduardo Novaes

Tavinho costuma dizer que a televisão imagina por ele. Até que uma pane deixa o Brasil inteiro sem televisão. Então, Tavinho precisa aprender a imaginar sozinho...

Saiba Mais

O Mercador De Veneza

Marilise Rezende Bertin, William Shakespeare

Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassânio pede ao mercador Antônio três mil ducados emprestados para poder cortejar Pórcia, uma rica herdeira de Belmonte. Não tendo recursos imediatos para auxiliar o amigo, Antônio decide pedir um empréstimo a Shylock, um judeu agiota e seu inimigo. Shylock vê nisso uma chance de vingança e concorda em emprestar o dinheiro, desde que Antônio empenhe uma libra de sua própria carne como garantia. Mas os barcos de Antônio naufragam, deixando o mercador sem condições de pagar o empréstimo. Shylock então invoca seus direitos, levando Antônio a um julgamento dramático, permeado ao mesmo tempo de intolerância e compaixão.

Saiba Mais

O Mestre Dos Games

Afonso Machado

Cláudio vai passar férias com o avô, mas não larga seu game. Um dia, os dois são rendidos por bandidos. O garoto foge e vai parar em outra dimensão, dentro de um jogo. Nesse lugar virtual, ele encontra ajuda para amadurecer e salvar o avô.

Saiba Mais

O Meu, O Seu, O Nosso - Refletindo Sobre Atitudes E Espaços De Convivência

Michele Iacocca

Por meio de cartuns e textos explicativos, o autor estimula as crianças a refletir sobre seu espaço no mundo. A viagem começa no quarto e evai sendo ampliada até chegar ao planeta Terra. O leitor descobre ainda como se articulam as partes que formam as cidades, os estados e o país, conhece a história da formação dos centros urbanos e recebe dicas de cidadania.

Saiba Mais

O Mistério Da Casa Verde

Moacyr Scliar

Coisas estranhas ocorrem em um velho casarão. Para descobrir o que está acontecendo, Arturzinho e seus amigos têm de recorrer ao conto de Machado de Assis.

Saiba Mais

O Mistério Da Cidade-Fantasma

Marçal Aquino

Perdido numa cidade deserta, um grupo de jovens presencia fatos estranhos, que fazem a turma questionar se aquele lugar é tão abandonado quanto parece. Será que ali existem fantasmas?

Saiba Mais

O Mistério Da Ilha

Ana Maria Machado

Carlos, um garoto mimado, sai para velejar com Chico, filho de um empregado de seu pai. Por causa de uma neblina, eles se perdem e vão parar em uma ilha desconhecida. Ali, a diferença social entre os dois desaparece e Carlos descobre o valor do respeito e do caráter.

Saiba Mais

O Mistério Da Lua

Sonia Junqueira

Arte do vento, feitiço ou acaso? Por que será que naquele dia a lua nasceu faltando um pedaço?

Saiba Mais

O Mistério De Minha Família

Anna Manso

A obra apresenta a investigação de uma menina, curiosa e divertida, sobre sua família e a relação de parentesco que há entre seus membros, sob um ponto de vista bem humorado. Num primeiro momento, ela explica quem é quem e nos dá mostra de sua propensão a investigar e perguntar. Um dia, ela se surpreende ao ouvir a mãe chamando o avô de papai. Ela então passa a investigar os álbuns de família e a escutar conversas, até se converter em uma autêntica detetive.

Saiba Mais

O Monstro

Rosana Rios

Nando estava assistindo à televisão quando descobriu que havia um monstro embaixo do sofá. O garoto não gritou nem ficou com medo: foi procurar alguém para dividir sua descoberta. Mas o problema era fazer os outros acreditarem em sua história...

Saiba Mais

O Motorista Que Contava Assustadoras Histórias De Amor

Lourenço Cazarré

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Os alunos do colégio Vicente de Paula que o digam. Durante a excursão escolar aos pontos históricos do interior gaúcho, a turma, guiada pelas palavras sedutoras de Seu Vereveveco, o motorista e um contador de histórias de mão-cheia, penetra nesse universo da narrativa oral, em que até os mortos podem viver um grande amor.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O Natal Do Avarento

Telma Guimarães Castro Andrade, Charles Dickens

O rico e avarento Scrooge sempre detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Ao se aproximar mais um período natalino, ele se prepara para comemorar a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas, uma noite, Scrooge recebe visitas inesperadas, que o fazem refletir sobre suas atitudes.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais