Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Patabulle Pés No Chão

Juliette Vallery, Tristan Mory

Patabulle vive com a cabeça nas nuvens. Ele adora voar com o seu pensamento, cochichar segredos ao vento… Dentro da garagem de casa, Patabulle construiu um foguete para conhecer o espaço sideral. Ele nem sabia onde aquilo iria parar, mas seria uma viagem especial!

Saiba Mais

Pé De Cobra, Asa De Sapo

Rafael Soares De Oliveira

Criaturas do imaginário popular se apresentam em divertidas quadrinhas rimadas: o Fantasma, o Vampiro, o Curupira, o Tritão e outros 34 "seres terríveis".

Saiba Mais

Pedrinho Dá O Grito

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Quando a antiga e eficiente empregada vai embora, a família de Pedrinho se vê às voltas com uma série de problemas: perdem a hora, ninguém faz o café da manhã, não tem quem se preocupe com o almoço, o pai e a mãe têm de sair para o trabalho... Instala-se o caos, até que Pedrinho dá o grito: do jeito que está não dá pra ficar!

Saiba Mais

Pedro E O Lobo

Heloisa Prieto

Vovô morre de medo de que Pedro saia para brincar na floresta! Pedro morre de vontade de brincar com seus amigos animais na mata. De manhãzinha, enquanto o vovô dorme, Pedro sai em direção à floresta, onde o Lobo ronda faminto…

Saiba Mais

Pedro Pet Plástico

Eduardo Albini

Pedro andava de patinete pelo parque quando teve uma ideia ao ver umas garrafas PET jogadas debaixo de uma árvore. Coisa feia deixar lixo por aí, né?! Neste livro de imagens, os personagens dão soluções criativas para a reutilização de garrafas PET, uma real ameaça ao meio ambiente. O leitor poderá dar outros nomes aos personagens e recontar a história do jeito dele. As ilustrações misturam desenho com colagens, fortalecendo a ideia da reutilização dos materiais tratada na história.

Saiba Mais

Petúnia

Roger Duvoisin

Uma gansa atrapalhada encontra um livro na fazenda e acredita que se tornou sábia apenas por carregá-lo embaixo da asa. Assim ela ganha o respeito de todos os bichos do local, mas eles acabam pagando o pato quando Petúnia começa a usar sua “sabedoria” para ajudá-los… Um clássico, publicado pela primeira vez em 1950, nos Estados Unidos, mas cuja mensagem se mantém atual e universal.

Saiba Mais

Pinóquio

Cecília Casas, Carlo Collodi

O velho Gepeto fabrica um boneco de madeira e lhe dá o nome de Pinóquio. Com pena do velho solitário, uma fada dá vida ao boneco para que ele faça companhia a Gepeto. Pinóquio se torna um garoto muito travesso, que sonha em se transformar num menino de verdade.

Saiba Mais

Pinóquio

Carlo Collodi

O velho Gepeto é um carpinteiro que vive sozinho e sonha em ter um filho. Um dia, ele cria um boneco de madeira que ganha vida, graças à magia de uma fada. Batizado de Pinóquio, o boneco se torna um garoto muito travesso, que deseja se tornar um menino de verdade. Depois de se meter em várias confusões e viver grandes aventuras, Pinóquio vai ter seu desejo realizado.

Saiba Mais

Pinote, O Fracote E Janjão, O Fortão

Fernanda Lopes De Almeida

Janjão agride os colegas sem motivo algum, mas Pinote resolve usar a inteligência para enfrentar as truculências de Janjão.

Saiba Mais

Planeta Bicho - Um Almanaque Animal! Poemas

Luiz Roberto Guedes

Descubra várias curiosidades sobre o Planeta Bicho, lendo este almanaque animal! Nele, poesia e ilustração dialogam perfeitamente, onde os animais, como a aranha e o beija-flor, o cão e os dinossauros, o porco-espinho e o poraquê, ilustrados por Mateus Rios, ligam-se e interagem nos cenários criados com maestria para eles.

Saiba Mais

Poemas Miudinhos - Para Brincar E Ritmar

Neusa Sorrenti

A música e a poesia estão em toda parte. Elementos da natureza, cenas do cotidiano e mesmo situações absurdas vêm à tona com os versos líricos e singelos de Neusa Sorrenti. São textos breves e bem humorados para cantar e musicar, mas, acima de tudo, para se divertir e emocionar. Cada poema traz uma sugestão de acompanhamento musical, com instruções passo a passo e ilustrações detalhadas para a confecção de instrumentos a partir de sucata ou materiais fáceis de serem encontrados. Um ótimo meio para introduzir as crianças no universo musical.

Saiba Mais

Poemas Para Brincar

José Paulo Paes

Um clássico da poesia infantil brasileira em que José Paulo Paes propõe a seus leitores brincar com a língua portuguesa. Os poemas apresentam jogos de palavras e até um abecedário com significados inusitados, que diverte, instiga a criatividade das crianças e ainda faz pensar.

Saiba Mais

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas

Almir Correia

Coletânea de poemas sapecas e traquinas, ternos e emocionados, que divertem e encantam o leitor. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

Saiba Mais

Poeminhas Fenomenais

Alexandre Azevedo

Abra uma janela para o céu e olhe as nuvens, sinta a chuva no rosto, sinta também o calor do sol e não tenha medo de tempestades. Perceba a mudança das estações. Se quiser ainda mais emoção, passeie pelos planetas, segure o rabo de um cometa, leve um tombo com uma estrela cadente… Assim, entre astros e fenômenos da natureza, o poeta lhe oferece um universo de poemas, com os quais você pode brincar e passear por uma galáxia de palavras, sensações e sentimentos!

Saiba Mais

Poesia Pela Cidadania

Odete Rodrigues Baraúna

Cidadania não é coisa só de adulto. Este livro fala sobre o assunto de um jeito atraente e divertido.

Saiba Mais

Polegarzinha

Hans Christian Andersen

Para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, um homem rouba alguns rabanetes da plantação de uma casa vizinha. Mas a dona da casa, uma bruxa malvada, fica aborrecida com o furto e rapta a linda bebê do casal, chamada Rapunzel.

Saiba Mais

Policarpo, O Inseto Desclassificado

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Policarpo, um inseto, nasce de um ovo e se vê sozinho em uma mata. Sem saber nada a respeito de si mesmo, começa a procurar outros seres da sua espécie. Mas, por ser raro, não é reconhecido pelos outros com os quais passa a conviver. À procura da própria identidade, Policarpo envolve-se em uma série de aventuras com vaga-lumes, formigas, borboletas, besouros, até viver a experiência da metamorfose, assistida por uma minhoca, com quem bate um papo e deixa fluir emoções e sentimento de rejeição, tal qual um adolescente. A partir daí, surge a necessidade de ele se encarar como adulto. Desanimado, Policarpo voa-anda sem rumo até chegar à cidade grande e viver outra desventura, dessa vez entre baratas. Finalmente, cansado, é apanhado por um entomologista, que o reconhece, classifica-o (portanto, atribui-lhe uma identidade) e dá à história um final inusitado.

Saiba Mais

Pollyanna

João Anzanello Carrascoza, Eleanor H. Porter

Órfã, Pollyanna é obrigada a morar com a tia ranzinza em uma casa inóspita. Mas seu jeito positivo de ver a vida contagia essa mulher amarga e todos que encontra em seu caminho.

Saiba Mais