Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Procura-Se Um Fantasma

Jorge Fernando Dos Santos

O professor de História Ricardo de Sousa Barbosa, que mora e trabalha em Juiz de Fora, é chamado às pressas a Petrópolis para o enterro de seu tio, o capitão Fausto de Sousa, da Marinha brasileira. Como único herdeiro do capitão, Ricardo recebe a notícia de que agora é dono de um casarão mal-assombrado. Após reviravoltas em sua vida profissional, o professor resolve assumir o casarão e transformá-lo numa pousada. A principal atração do local: a assombração do fantasma Sancho Perro, “antigo conhecido” de seu tio. Com o tempo, o local passa a ser frequentado por pessoas muito estranhas… na narrativa, o leitor passeia por Petrópolis, cidade histórica fluminense, junto com o professor Ricardo. No caminho, conhece sua arquitetura, seus principais fatos históricos e vários personagens importantes que por lá passaram.

Saiba Mais

Pula, Boi!

Marilda Castanha

Boi-Bumbá recebeu a visita de uma garota que queria saber tudo sobre a Festa do Boi. A menina tinha pressa de obter as informações, mas o velho boi a convenceu a passar um tempo ali e acompanhar os preparativos para a festividade. Na noite de São João, ela entendeu os detalhes daquela história e descobriu que aquilo tudo também tinha passado a fazer parte de sua vida.

Saiba Mais

Quadrinhas Brasileiras

Sílvio Romero

As quadrinhas deste livro foram selecionadas da recolha feita por Sílvio Romero no final do século XIX. São versos simpáticos e divertidos, que encantam leitores de todas as idades.

Saiba Mais

Quarto de despejo

Carolina Maria De Jesus

"Grandes roteiristas têm muito o que aprender com a obra dessa mulher, creiam-me. Ninguém é o mesmo depois de receber o olhar de Carolina Maria de Jesus." — Elisa Lucinda, atriz, poeta, escritora e cantora brasileira. Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais marcantes da literatura brasileira, trouxe à tona nos anos 1960 a dura realidade das favelas de São Paulo, sua luta pela sobrevivência e a busca por dignidade em meio à pobreza extrema. Em Quarto de despejo, a autora aborda temas ainda atuais, como desigualdade social, racismo, exclusão, mas também resiliência, esperança e o desejo de uma vida melhor. Esta adaptação do diário para os quadrinhos, feita por mulheres pretas, mantém a essência e a autenticidade do original e continua a ressoar questões sociais e humanitárias que persistem em nossa sociedade.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Que Azar, Godofredo! — Crônicas

Alexandre Azevedo

Críticas inteligentes e originais ao homem moderno e à sua organização social. "E o maior elogio que se pode fazer a este livro é que ele não frustra a expectativa provocada pela primeira crônica. Todas, ou quase todas, estão no mesmo nível. Este é um cronista que já nasceu pronto." (Luis Fernando Verissimo)

Saiba Mais

Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto

Raimundo Matos De Leão

Livro composto de cinco narrativas extraídas do folclore brasileiro: a história do príncipe Lagartão; a briga entre o macaco esperto e a mulher mais esperta ainda; o sequestro da menina dos brincos de ouro; o eterno conflito entre o cachorro, o gato e o rato; a ida de Lampião ao inferno. Todas as histórias estão estruturadas em forma de texto teatral, predominando o tom humorístico e a linguagem poética, na qual se destacam o ritmo e as rimas.

Saiba Mais

Quem Matou Honorato, O Rato?

Lilian Sypriano

Honorato era um rato que aprontava bastante confusão, além de ser muito comilão. Todos na Casa Amarela tinham motivo para desejar o seu sumiço, mesmo que fosse perambulando para comer um queijo suíço. Numa noite, que maldição, foi encontrado mortinho sobre a pia, com a barriga inchada feito bola de sabão. A polícia foi chamada para o caso esclarecer, e todos foram considerados suspeitos pela morte do pobre ser. O final da história você vai ter de ler para saber e me dizer! Vamos lá! Esclareçam o fato: Quem matou Honorato, o rato?

Saiba Mais

Quem Matou O Mestre De Matemática?

Lourenço Cazarré

Lourival, um garoto de quinze anos, está em apuros: é o principal suspeito da morte do professor Eurico Prata, o milionário mais pão-duro da cidade. Mas ele é apenas o primeiro de uma longa e divertida lista de sete suspeitos. Nesta sátira do gênero policial, estão presentes todas as peças de um quebra-cabeça para uma boa trama: vários suspeitos, todos com boas razões para matar a vítima, um desfecho inesperado e uma grande dose de bom humor.

Saiba Mais

Quem Tem Medo De Lobo?

Fanny Joly

Um garoto brinca sozinho quando ouve um barulho estranho. De repente, dá de cara com um lobo. Depois de uma longa perseguição, o menino sobe numa árvore e, para distrair o bicho, oferece a ele uma bala puxa-puxa. É sua salvação! O lobo fica com os dentes grudados e desaparece.

Saiba Mais

Quem Tem Medo De Mar?

Fanny Joly

Chegam as férias e todo mundo vai para a praia. A menina não fica muito contente, pois o mar não lhe parece nada seguro. As ondas assustadoras lhe dão um medo danado! E o fundo, então? Só pode ser povoado por monstros horríveis! Mas, de perto, será isso mesmo?

Saiba Mais

Quenco, O Pato

Ana Maria Machado

Quenco é um pato diferente. Ao contrário dos outros patos, não quer nem saber de água. Ele gosta mesmo é de ler e também de brincar com Pipico, seu amigo pintinho. Um dia, porém, Pipico cai no lago e, sem pensar, Quenco pula na água para salvá-lo. Será que, depois disso, Quenco vai mudar de opinião?

Saiba Mais

Querido Deus

Telma Guimarães Castro Andrade

Cada um de nós se relaciona com a fé a seu modo: uns rezam, alguns meditam e outros apenas "conversam" com Deus, como é o caso do narrador-personagem deste livro. Nesta obra, o garoto bate um longo papo com Ele, discute os problemas de sua família, de sua escola e, acima de tudo, expressa sua gratidão pelas respostas que recebe das "linhas tortas" que lhe vêm do céu.

Saiba Mais

Quero Minha Mãe

Telma Guimarães Castro Andrade

Era Dia das Mães! A escola havia organizado uma festa para homenageá-las. Mas Dani estava magoada: sabia que sua mãe não apareceria nem mesmo para ver a surpresa que fora preparada para ela. Prometeu não chorar quando o número de teatro fosse anunciado. A peça Chapeuzinho Vermelho divertiu as crianças, e o lobo desajeitado arrancou gargalhadas de todos. Mas eis que, sob a fantasia do lobo, surge… adivinhe quem?

Saiba Mais

Quero Ser Belo

Tânia Alexandre Martinelli

Priscila e André são obcecados pela beleza física, mas o amor, o respeito e a amizade os ajudam a redirecionar seus valores. Uma busca incessante pelo corpo perfeito, pela beleza que está a toda hora estampada nas capas de revistas. Este é um drama criado pela ditadura das agências de modelo e dos folhetins adolescentes. A obra aborda, de forma objetiva e clara, com uma linguagem ágil e jovem, esse problema atual que atinge muitos jovens de nosso país. Num gostoso ambiente escolar, os heróis desta empolgante história irão descobrir os verdadeiros valores da vida.

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

Considerada uma das obras-primas de Machado de Assis, esta obra trata da vida do pacato professor Rubião, que se torna rico ao receber a herança de Quincas, filósofo excêntrico, criador da teoria do Humanitismo. Como sempre, os valores sociais e a alma humana são investigados pela fina lente de Machado de Assis, que lança luzes de argúcia e ironia sobre a nossa condição.

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

No fim do século XIX, Rubião, ingênuo professor mineiro, herda uma fortuna do amigo Quincas Borba e muda-se para o Rio de Janeiro. Envolvido num jogo de paixão, ganância e loucura, Rubião se vê refém da máxima "ao vencedor, as batatas", em que apenas os mais fortes triunfam. Neste romance, Machado de Assis revela as transformações de fim do Império brasileiro. Com personagens impactantes, mostra a formação de uma sociedade em que se evidenciam a sede pelo poder e a presença da desigualdade.

Saiba Mais