Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Pão E Circo

Leo Cunha, André Salles-Coelho

Digo conheceu Tetê. É isso mesmo, Digo é o nome de um garoto. Um garoto um tanto resmungão, é verdade, mas dá para gostar dele. E a Tetê? A Tetê é uma menina esperta, viva, alegre. Mais fácil ainda gostar dela. Os dois se conhecem na rua, pois vivem na rua mesmo. Está achando que essa história só pode ser muito triste? Que nada, criança sempre tem graça e encanto. E, entre malabarismos e poesias, esses dois vão encantar você.

Saiba Mais

Para Ver Com O Coração

Nelson Albissú

Quem é Biribim? Um ET que caiu de uma nuvem ou produto da fantasia de Zizi, uma menina solitária e inventadeira? Nessa história, imaginação e realidade fundem-se no cotidiano de uma menina muito criativa, que experimenta ver com o coração. E questões como solidão, amizade, confiança, cooperação, preconceito, preservação do meio ambiente são colocadas de maneira singular, permeada de lirismo.

Saiba Mais

Passagem Secreta Para O Sonho

Sônia Barros

Pedro é um garoto tão tímido que sua mãe o chama de bicho do mato, apelido do qual passou até a gostar depois de ter lido Mogli. Entretanto, diferentemente do menino lobo, o personagem narrador vive em um apartamento de uma cidade grande, e suas aventuras sempre se deram por meio de histórias, ou contadas por sua avó Conceição, ou, após ter se alfabetizado, avidamente lidas por ele mesmo. Nutrida pelos livros – os quais Pedro cresceu achando que fossem brinquedos –, a imaginação faz o garoto "voar", principalmente dentro do armário de seu quarto, seu mato-esconderijo secreto.

Saiba Mais

Poeminhas Fenomenais

Alexandre Azevedo

Abra uma janela para o céu e olhe as nuvens, sinta a chuva no rosto, sinta também o calor do sol e não tenha medo de tempestades. Perceba a mudança das estações. Se quiser ainda mais emoção, passeie pelos planetas, segure o rabo de um cometa, leve um tombo com uma estrela cadente… Assim, entre astros e fenômenos da natureza, o poeta lhe oferece um universo de poemas, com os quais você pode brincar e passear por uma galáxia de palavras, sensações e sentimentos!

Saiba Mais

Princesas São Diferentes

Tânia Alexandre Martinelli

A vida de Celeste corria às mil maravilhas até o dia em que teve de se mudar com os pais do sítio onde moravam, em Santa Catarina, para outro, no interior de São Paulo. Na nova escola, ela tem dificuldades para fazer amizades, pois é discriminada pelos colegas de classe por ser considerada diferente deles: tem a pele muito clara, cabelos loiros e olhos azuis, o que lhe valeu o apelido de “lagartixa transparente”. Porém, certo dia, um beija-flor muda o rumo das coisas na vida dessa menina. Aos poucos, Celeste descobre que é possível fazer novos amigos e ser feliz novamente.

Saiba Mais

Rio Vivo, Rio Morto

Tânia Alexandre Martinelli

Beatriz não consegue lembrar onde colocou seu CD-ROM de jogos superlegais que acabara de ganhar. Procura no quarto, vasculha suas coisas, pergunta para a mãe, para o pai, para a irmã, e nada. Simplesmente tinha desaparecido. Impossível. Mas e se dona Edite guardou seu CD-ROM, quem sabe, no guarda-roupa da sua mãe, pensando que era dela? Aproveitando que os pais estavam assistindo ao noticiário na sala, Beatriz entra no quarto deles e inicia sua busca. Não encontra o CD-ROM, mas sim uma foto que a deixa maravilhada: uma moça bonita de chapéu, em um barco, em meio a uma paisagem deslumbrante. Mas, para sua surpresa, esse rio não mais existia. O que teria acontecido com ele?

Saiba Mais

Sonho De Minhoca

Ivan Jaf

O sonho de Bastiana Oligogueta é atravessar a rua. Grande coisa... você deve estar pensando. Só que, para ela, é algo quase impossível de ser realizado. Por quê? Porque Bastiana é uma minhoca. Sim, uma minhoca que mora com a família num vaso de margaridas, no parapeito de uma janela, no oitavo andar de um edifício, numa rua muito movimentada. Ufa! Na verdade, ela quer atravessar a rua para chegar ao "paraíso": o terreno baldio em frente ao prédio, uma terra infinita e deliciosa. Mas, mesmo sabendo das dificuldades que terá pela frente, Bastiana decide tentar, lutar por seu sonho e fazer a sua história.

Saiba Mais

Treze Contos

Edson Gabriel Garcia

Será que um homem pode fazer papel de mulher numa peça de teatro? E uma garota pode ser goleira num time de meninos? Bode é animal de estimação? Estas e outras histórias compõem a obra Treze contos, relatando acontecimentos emocionantes, surpreendentes, do dia a dia da garotada e sua visão do mundo.

Saiba Mais

Um Muro No Meio Do Caminho?!

Raimundo Matos De Leão

Você já reparou em sua rua? O que acha dela? Juca está chateado porque acha a rua em que mora sem graça e tão igualzinha todos os dias que poderia fazer o caminho de casa para a escola de olhos fechados. Por isso, avisou os amigos que queria um muro no meio do caminho. Que doideira é essa? Ninguém entendeu! Mas depois de muita conversa, todos arregaçaram as mangas e... um muro diferente, alegre e colorido foi construído: ao invés de separar, transformou-se em ponto de encontro de crianças, adultos e velhos. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Um Rato Na Biblioteca

Carlos Augusto Segato

Com a chegada do gato Xaxá à biblioteca, os dias de festa dos pequenos roedores estavam contados. Intimidados, os ratos sobreviventes não voltaram mais para roer os livros. Só Asponsito, um ratinho míope e desengonçado que adorava ficar olhando as gravuras, continuou visitando as estantes. Uma noite, quando Xaxá "especialista em ratos de biblioteca" se preparava para dar o salto mortal sobre Asponsito, as imagens fascinantes do Gato de Botas o paralisaram. Essa surpresa interrompeu aquela perseguição e deu início a uma inesperada amizade entre gato e rato...

Saiba Mais

Uma Dúzia E Meia De Bichinhos

Marciano Vasques

Borboleta, joaninha, centopeia, cigarra, formiga, abelha e muitos outros bichinhos desfilam pelas páginas desse singelo livro de poemas, que celebra as pequenas maravilhas da natureza. Com a sensibilidade do olhar infantil, os versos retratam as belezas e as características de pequenos seres que vivem ao nosso redor, mas muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos.

Saiba Mais