Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Macaco Que Duvidava

Anna Flora

Uma história que relaciona filosofia com direitos macacais e, é claro, humanos, por meio dos macacos, mas sem ser científica e sem termos abstratos. As crianças vão ter noções de filosofia, pois intuirão sobre liberdade, igualdade, qualidade de vida etc. Compreenderão, desde pequenas, que não devemos simplesmente aceitar o que é imposto pela sociedade; é preciso duvidar de vez em quando, como faz o macaco Platão. A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

O Macaco Que Inventava

Anna Flora

Esta é a história do macaco Arquimedes, que dá risada, balança o rabo, pula de galho em galho e se diverte muito com a macacada. Mas Arquimedes faz uma coisa que os outros macacos não fazem: gosta de desenhar com um pauzinho na terra. Traça círculos, quadrados e triângulos. Adora olhar para as coisas, pensar sobre elas e fazer perguntas para entendê-las: “Por que a pedra afunda no rio?”; “Por que as folhas das árvores são verdes?”; “Por que o vento tem força?”. Descubra essas e outras macaquices, com o macaco que inventava. A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

Papo De Pato

Bartolomeu Campos Queirós

O texto conta a história de dois patos, um pelado, outro penado, problema cuja solução é extremamente original e criativa. Cheio de rimas e aliterações, jogos de sílabas e palavras exploradas com humor e nonsense (quebra repentina do sentido lógico), o texto todo em letra bastão é também um excelente treino de leitura para crianças recém-alfabetizadas.

Saiba Mais

Quem Matou Honorato, O Rato?

Lilian Sypriano

Honorato era um rato que aprontava bastante confusão, além de ser muito comilão. Todos na Casa Amarela tinham motivo para desejar o seu sumiço, mesmo que fosse perambulando para comer um queijo suíço. Numa noite, que maldição, foi encontrado mortinho sobre a pia, com a barriga inchada feito bola de sabão. A polícia foi chamada para o caso esclarecer, e todos foram considerados suspeitos pela morte do pobre ser. O final da história você vai ter de ler para saber e me dizer! Vamos lá! Esclareçam o fato: Quem matou Honorato, o rato?

Saiba Mais

Rubião Gatão, O Mágico Trapalhão!

Lilian Sypriano

Rubião Gatão, o mordomo trapalhão, resolveu mudar de profissão: decidiu ser mágico! Mas isso acabou sendo meio trágico. Querendo tirar coelho da cartola, Rubião trocou as bolas e, sem querer, fez a Liloca desaparecer. Que truque será que ele pode usar para reverter essa situação e não criar ainda mais confusão? O que ele tem de aprender para fazer a Liloca reaparecer? Ih... isso não vai dar certo! Os gatinhos da Casa Amarela vão ter de acompanhar tudo bem de perto!

Saiba Mais

Sem Pé Nem Cabeça

Elias José

A partir de expressões formadas com a palavra "pé", o texto é uma sucessão de frases predominantemente interrogativas, desvinculadas umas das outras, que exploram ambiguidades geradas pelas diferenças existentes entre o sentido próprio e o sentido figurado das palavras. O resultado é o humor vindo do inesperado ou do inusitado das questões, como acontece em "Se aquela sua proposta ainda está de pé, deve estar morta de cansaço" ou em "A gente tem que comprar muletas para uma cadeira de pé quebrado?", só para citar dois exemplos.

Saiba Mais

Tia Carlota Não Escuta Direito E Entende Tudo Do Seu Jeito

Lilian Sypriano

Os moradores da Casa Amarela foram surpreendidos por uma visita não muito querida: a Tia Carlota, irmã do Vovô Gatônio. O grande problema é que a Tia Carlota, além de chata, não escuta direito e entende tudo do seu jeito. Também bisbilhota a casa, reclama, dá ordens à Liloca e, o que é pior, tem o péssimo hábito de soltar rojões de cheiro insuportável. Até que Liloca arquiteta um plano para fazê-la ir embora.

Saiba Mais

Tomás, Um Leva E Traz

Lilian Sypriano

Ao avistar o Tomás, conhecido pela fama de pessoa não confiável, Rubião foi logo puxando conversa: queixou-se de solidão, de não ter tempo para namorar e passear, de estar com o salário atrasado, de excesso de trabalho e de não merecer a atenção de Julinho e da Vovó. Mas quando Vovô saiu para comprar as sementes que Rubião plantaria para a horta de Liloca, teve uma desagradável surpresa. Tomás torceu toda a conversa e falou da ingratidão do mordomo, dizendo que ele havia se queixado e difamado o patrão. Como ficou Rubião nessa situação?

Saiba Mais

Tonho Parente, Culpado Ou Inocente?

Lilian Sypriano

Tonho Parente é um jardineiro bem competente que acaba indo trabalhar no colorido jardim da Casa Amarela. Os gatinhos que moram lá logo se encantam com o trabalho precioso desse jardineiro jeitoso. Mas Liloca Gatoca, desconfiada de tanto que pensa, não acredita em tanta eficiência! Será que Tonho Parente é culpado ou inocente?

Saiba Mais

Um Outro Jeito De Voar

Gilberto Mansur

Esta é a história de Asa Curta, um passarinho já velho que não sabe voar, mas sabe muita coisa. Por não voar, sente-se infeliz e tem vergonha do seu problema, isolando-se da convivência de amigos. Quer viajar, ir aos lugares, usar as asas e os olhos para conhecer o mundo e as pessoas. Até que um dia, a codorna o procura para esclarecer uma série de dúvidas. E, respondendo às inúmeras perguntas da codorna, Asa Curta descobre que, mesmo sem voar, sabe mais do que os que viajam, pois usa a inteligência e a memória para conhecer o mundo e as pessoas.

Saiba Mais

Um Zoológico No Meu Jardim

Mirna Pinsky

Era uma vez um menino que cuidava de seu jardim, que, de tão imenso, cabia um zoológico com gramado e até aquário dentro dele! E tinha tantos bichos: aranha, mosca, vespa, bem-te-vi, sabiá, gato, tatu-bola, minhoca, peixe, gavião, abelha, cigarra, grilo... E árvores também: goiabeira, jabuticabeira, parreira, roseira, amoreira, limoeiro...

Saiba Mais

Zé Murieta, O Homem Da Capa Preta

Lilian Sypriano

Numa tarde tranquila, Julinho vê, na caixa de correio da Casa Amarela, uma carta do morador do número 660, que o carteiro entregou por engano. Disposto a desfazer o erro, Julinho sai em busca do verdadeiro destinatário e... surpresa! É justamente o endereço do casarão abandonado do homem da capa preta, o morador misterioso de quem muitos têm medo.

Saiba Mais