Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

Toda a riqueza do livro de Machado de Assis foi transportada para esta história em quadrinhos por dois grandes autores. O resultado é uma adaptação primorosa, que não se limita a reproduzir o clássico, mas possibilita novos modos de compreender a obra. A sociedade brasileira do século XIX é retratada com fidelidade na trama em que Brás Cubas se apresenta como um defunto autor e narra suas memórias a partir de sua morte.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

José Louzeiro, Machado De Assis

Publicado em 1881, este romance é o marco do Realismo brasileiro. Brás Cubas, homem abastado que nunca precisou trabalhar, escreve uma autobiografia depois de morrer. O defunto relata passagens de uma vida cheia de insucessos e mesquinharias. Com sua ironia característica, Machado apresenta uma visão cruel da natureza humana.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

No romance, um defunto dialoga com o leitor e conta sua vida. Abusando da ironia, Brás Cubas traça um perfil impiedoso de si próprio e das pessoas com quem conviveu. Mais que isso, faz um retrato sarcástico da sociedade de seu tempo.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Morte No Colégio

Luis Eduardo Matta

Ao investigar o assassinato do diretor do colégio onde estuda, Ivan nunca poderia imaginar que ficaria próximo de descobrir todo o mistério que envolve o continente perdido de Atlântida.

Saiba Mais

Na Mira Do Vampiro

Lopes Dos Santos

Duda e Toninho não acreditavam em vampiros - até que uma mulher aparece morta com dois furos no pescoço. Eles iniciam uma investigação para desvendar tudo sobre um terrível vampiro à solta na cidade.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais

Não Se Esqueçam Da Rosa

Giselda Laporta Nicolelis

Hanako tem apenas 13 anos e corre risco de vida: sofre de osteopatia, degeneração progressiva dos ossos. Sua doença tem origem genética, pois as células reprodutoras de seu pai foram afetadas pela radioatividade a que estivera exposto durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima. Sem saber ao certo quanto tempo lhe resta de vida, Hanako vai registrando em seu diário as reflexões que faz sobre as guerras e suas vítimas.

Saiba Mais

Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo, Reinaldo Seriacopi

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram. Inspirado em narrativas góticas, Álvares de Azevedo criou uma obra alucinante, que marcou a literatura brasileira. Esta adaptação, em HQ, enaltece o lirismo da obra com um roteiro sensível e belos desenhos.

Saiba Mais

O Beijo Do Papagaio

Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

Papagaio-uma-cor não era como os outros papagaios. Falava pouco – devido à voz aguda tão criticada pelo seu bando –, não participava de algazarras com os demais. Além disso, sentia-se diferente por não exibir o colorido exuberante visto nas penas das outras aves de sua espécie. No entanto, guardava o desejo de conhecer outros mundos. Queria partir e se apaixonar… E esse desejo se realiza quando ele encontra Dandara, uma sapinha que o ajudará a descobrir o que é o amor.

Saiba Mais

O Chamado Do Monstro

Patrick Ness

Desde que a mãe de Conor adoeceu, ele sempre tem o mesmo pesadelo horrível. Por isso, quando um monstro surge no quarto, o garoto não se abala. Mas a relação entre eles não será fácil: o monstro quer a verdade - e dela Conor tem medo.

Saiba Mais

O Escaravelho Do Diabo

Lúcia Machado De Almeida

A única pista que Alberto tem sobre a série de assassinatos que está acontecendo é que vítimas ruivas recebem um escaravelho pelo correio antes de morrer. Ele precisa descobrir o que está por trás desses crimes misteriosos antes que outras mortes ocorram na cidade.

Saiba Mais

O Outro Gume Da Faca

Fernando Sabino

Maria Lúcia trai o marido, Aldo, com o melhor amigo dele. Aldo, então, planeja a vingança de forma surpreendente. Mas a situação escapa de seu controle e ele se vê preso em uma armadilha. O que fazer quando o feitiço vira contra o feiticeiro?

Saiba Mais

O Peixe Azul

Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

Amarelo e Azul são dois peixes bem diferentes. Um é grande e bonachão. O outro, pequenino e choramingueiro. Unidos por uma anizade nascida da gratidão, eles ensinam a um menino que passa suas tardes às margens do rio a importância de agradecer: pelas belezas naturais que nos cercam, pelo sol que nos aquece e ilumina... Agradecer pela vida, enfim. Ensinam ainda a acreditar na força da cumplicidade, fruto da certeza de que todos os seres vivos compartilham a incrível aventura da existência.

Saiba Mais

Os 13 Porquês

Jay Asher

Ao voltar da escola, Clay Jensen recebe um pacote com fitas cassetes narradas por uma colega, nas quais ela conta por que cometeu suicídio. Ele precisa ouvir tudo para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Saiba Mais

Os Restos Mortais

Fernando Sabino

Para tomar conta da casa durante sua viagem, o pai faz questão de trazer um humilde empregado de seu sítio. O filho não gosta da idéia e, aliás, acha o tal do empregado muito esquisito. Mas isso é apenas o começo de um sinistro pesadelo. Mal o pai parte, o empregado morre misteriosamente.E enterrar os restos mortais se revela mais difícil do que qualquer um pode imaginar. Em Os Restos Mortais, Fernando Sabino consegue unir mistério, humor, emoção e lirismo, numa narrativa envolvente pela simplicidade da linguagem e pela força dramática de um desfecho surpreendente.

Saiba Mais

Palmeira Seca

Jorge Fernando Dos Santos

Palmeira seca conta a emocionante saga de uma família do interior de Minas Gerais. O velho patriarca Durval rememora seu passado e desvenda ao leitor as raízes de uma tradição que se inicia à época dos bandeirantes e, séculos depois, tem seu final marcado por trágicos acontecimentos. Com uma história forte, repleta de emoções controversas que atingem o público jovem e adulto, Palmeira seca é uma leitura cativante. Em 1989, recebeu o Prêmio Guimarães Rosa, na Categoria Romance.

Saiba Mais

Poesia Lírica E Indianista

Gonçalves Dias

A exuberante natureza pátria e o massacre do índio empreendido pela colonização portuguesa no Brasil, a busca incessante do equilíbrio em relação ao amor e à amada. Esses são alguns temas presentes na poesia de Gonçalves Dias, fundamental para a compreensão, hoje, do que é ser brasileiro. Marco do nosso Romantismo, os poemas de Gonçalves Dias mesclam à herança clássica os motivos e a expressão de nossa nacionalidade dialogando, por meio da originalidade, com a tradição lírica ocidental.

Saiba Mais