Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Raposa E As Uvas Envenenadas

Consuelo Lima

Releitura bem-humorada da fábula de Esopo “ A raposa e as uvas”. Nesta versão, a raposa interage com uma lagarta que se julga dona da videira e cujos minúsculos espinhos são venenosos. Após algumas desventuras enquanto tenta comer as uvas, a raposa se vê, enfim, autorizada a fazê-lo por uma linda borboleta. A fala final da borboleta, à guisa de moral, dá margem a excelentes debates e reflexões. O texto bem escrito, com humor e bom ritmo narrativo é lindamente ilustrado por Regina Miranda e marca a estreia da médica mineira Consuelo Lima na literatura infantil.

Saiba Mais

A reprodução das joaninhas - 2ª Ed.

Neide Simoes Mattos, Suzana Facchini Granato

Quais são as mudanças pelas quais passam as joaninhas? A obra mostra tudo: da postura dos ovos ao voo. Além de possibilitar o aprendizado sobre a reprodução e os diferentes ciclos de vida desses besourinhos por meio de belíssimas imagens, a leitura é acessível para as crianças.

Saiba Mais

Acorda, Rubião! Tem Fantasma No Porão!

Lilian Sypriano

Liloca Gatoca de tudo tem medo, e isso não é segredo. Vive atazanando a vida de todo mundo da Casa Amarela dizendo que vê alma penada. Vê fantasma, escuta vozes e barulho de corrente... com Liloca é preciso ser muito paciente, porque toda hora ela grita, mostrando o quanto fica aflita. Haja assombração! Então, acorda, Rubião! Tem fantasma no porão!

Saiba Mais

Adote Um Amigo

Lino De Albergaria

Qual criança nunca sentiu, pelo menos uma vez, vontade de ter um animal de estimação? Pois é sem querer que Babe acaba indo parar nos braços de Igor. E tudo por causa de um certo anúncio e de uma estranha mulher. Essa e as outras aventuras pelas quais passam só estão começando. Com as irreverentes ilustrações de Orlando, esta obra mostra a bonita relação de amizade e cuidado entre as pessoas, crianças ou adultos, e os seus bichos queridos.

Saiba Mais

Afinal, Hilário Era Mesmo O Tal?

Lilian Sypriano

Liloca está furiosa por desconhecer a chegada de um escritor famoso à vizinhança. Justo ela, que sempre sabe de tudo! O tal escritor chama-se Hilário e está morando na casa abandonada perto da Casa Amarela. Ninguém sabe de onde veio. Ele passa a ser visitado pelas vizinhas, e adora receber os presentes e elogios que lhe fazem. Liloca começa a frequentar a casa do escritor. Só fala nele e vive repetindo seus ensinamentos. Rubião, intrigado, resolve investigar, pois, além de um pouco enciumado, acha a história muito estranha.

Saiba Mais

Alberto - Do Sonho Ao Voo

José Roberto Luchetti

Desde criança, Santos-Dumont acreditou que o homem podia voar. Mestre em fazer e empinar pipas, o garoto tinha enorme interesse por máquinas e engenhocas. Depois de crescido, mudou-se para Paris e lá se dedicou a construir "máquinas de voar". Do sonho ao voo foi uma questão de tempo.

Saiba Mais

Ali-Babá E Os Quarenta Ladrões

Edson Rocha Braga

Os irmãos Cassim e Ali-Babá vivem na Pérsia. Cassim fica rico após receber a herança do sogro; Ali-Babá é um pobre cortador de lenha. Um dia, Ali-Babá encontra o esconderijo onde um bando de quarenta ladrões guarda um tesouro roubado. Começa então sua vida de aventuras.

Saiba Mais

Amigos

Luis Díaz

Rex é um cachorro. Pompom, um gato. Foram comprados no mesmo dia, na mesma loja. Sem mãe e sem pai, só os humanos como companhia, ficam amigos. São bastante diferentes um do outro: Rex é carinhoso com os humanos, estabanado e bagunceiro. Às vezes apronta alguma e fica de castigo, preso na corrente. Nessas horas, Pompom sempre está por perto... e até pensa em como Rex é meio bobo. Ele, um gato, não dá tanta confiança às pessoas. É vaidoso, independente, só pensa em si mesmo... e no Rex, é claro! Mas a amizade que constroem é para a vida inteira...

Saiba Mais

Apenas Diferente

Anna Claudia Ramos

Nicolau é um menino estranho aos olhos dos outros. Gosta de ficar sozinho, diz que conversa com o avô que já morreu, lê muito, gosta de escrever e quase não brinca fora de casa. Seu irmão, Ariel, é uma criança como as outras: alegre, brincalhão, está sempre na rua com os outros meninos. A comparação é inevitável: Nicolau é esquisito, Ariel é uma criança normal. Os pais parecem pensar assim, a professora também, a coordenadora da escola, idem. Só a avó de Nicolau pode entendê-lo: para ela, ele é uma criança apenas diferente. À medida que Nicolau cresce, vai tendo certeza de que é diferente e aprendendo a aceitar isso, ou seja, entende que não é anormal nem doente. Adulto, torna-se escritor e, ao ter um filho, parecido com ele, aceita e compreende a necessidade de solidão do menino.

Saiba Mais

Armazém Do Folclore

Ricardo Azevedo

As histórias do rico repertório da cultura popular brasileira ganham ainda mais fluência e brilho com o texto e as ilustrações de Ricardo Azevedo, que pesquisa o tema há mais de 20 anos.

Saiba Mais

As Férias Da Bruxa Onilda

Enric Larreula, Roser Capdevila

O calor estava infernal e Bruxa Onilda decidiu ir à praia. Lá participa de um concurso de castelos de areia e ganha o primeiro lugar. O prêmio era uma prancha de windsurfe. Aí começa uma grande confusão. Ela quase se afoga, é levada para o hotel e, de tão assediada pelos fãs, resolve fugir pela janela.

Saiba Mais

As Memórias Da Bruxa Onilda

Enric Larreula, Roser Capdevila

Desde criança, Bruxa Onilda apronta poucas e boas. Ela estava sempre atenta às magias de sua mãe e por isso acabou aprendendo cedo como utilizar seus poderes. Em seu primeiro aniversário, ela ganhou um bolo e um grande ovo, de onde saiu a coruja Olhona, que virou sua grande amiga e companheira de muitas aventuras.

Saiba Mais

As Mentiras De Paulinho

Fernanda Lopes De Almeida

Paulinho adora inventar histórias. Mas não são mentiras, são outro tipo de verdade...

Saiba Mais

Bruxa Onilda E A Macaca

Enric Larreula, Roser Capdevila

Para sair da rotina, Bruxa Onilda decide arranjar uma macaca de estimação. E, para isso, viaja até a África! Lá se envolve em grandes confusões. O passeio é cansativo, mas, pelo menos, a bruxa consegue o que queria...

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Festa

Enric Larreula, Roser Capdevila

Certo dia, Bruxa Onilda é convidada para uma grande festa. Ela não perderia aquele evento por nada! Durante o baile, dança com um jovem alquimista, participa de uma corrida de vassouras e de um concurso de beleza, o Miss Aiquehorror. será que ela ganha essa competição?

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Inglaterra

Enric Larreula, Roser Capdevila

Bruxa Onilda descobre que um inglês oferecerá uma recompensa para quem acabar com o fantasma que ronda seu castelo. Não tem dúvida: segue para a Inglaterra. Lá conhece o Palácio de Buckingham e o Big Ben. Ao chegar à casa do magnata, ela descobre que o fantasma é um velho amigo seu.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Nova Iorque

Enric Larreula, Roser Capdevila

A Feira Internacional de Bruxologia e Ciências Ocultíssimas de Nova Iorque era a chance da Bruxa Onilda ficar famosa com sua nova poção mágica. Mas, na exposição, descobriu a maior novidade de todos os tempos: uma vassoura com quatro marchas, freio e motor turbo.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Paris

Enric Larreula, Roser Capdevila

Quando ficou sabendo do concurso de moda que aconteceria em Paris, Bruxa Onilda criou um figurino original e foi voando para lá. Só que a vassoura estava com problemas e ela caiu em pleno Museu do Louvre! Pobrezinha! Será que, mesmo diante de tanta confusão, ela conseguirá vencer o concurso?

Saiba Mais