Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Outro Apaixonado Por Marília De Dirceu

Jair Vitória

Pedro Sião Alcantil, o Pedroco, um rico domador de cavalos, nutria um amor platônico por Maria Doroteia e planejava se declarar. Mas a chegada de um ouvidor e poeta português, o doutor Gonzaga, a Vila Rica atrapalhou todos os seus planos. A moça não resistiu e se apaixonou por aquele que fazia versos, que em sua poesia a chamava de Marília, enquanto ele era o seu Dirceu. Desesperado, sem conseguir tirar Maria Doroteia da cabeça, o que era amor virou obsessão. Pedroco queria vingança. Nesta obra, Jair Vitória reconstrói a história imortalizada pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, misturando à ficção acontecimentos, costumes e personagens da história do Brasil. Assim, viajamos à Ouro Preto da Inconfidência Mineira, da exploração do ouro, das igrejas e obras de Aleijadinho, das encenações teatrais e da poesia.

Saiba Mais

Os Bruzundangas

Lima Barreto

Um país imaginário, mas que nos parece bastante familiar: essa é a realidade mostrada por Lima Barreto ao falar da Bruzundanga. As crônicas, recheadas de ironia, revelam como os interesses privados governam a vida dos cidadãos dessa república, numa paródia contundente da sociedade brasileira no início do século XX. O autor faz uma crítica feroz aos preconceitos, à política conservadora e aos valores literários da época.

Saiba Mais

Os Três Mosqueteiros

José Angeli, Alexandre Dumas

Athos, Porthos e Aramis são três mosqueteiros do rei. Assessorados por D'Artagnan, jovem recém-chegado a Paris com o sonho de integrar a guarda real, eles se envolvem na luta pela sucessão do trono na França absolutista. Com o lema "um por todos e todos por um", os quatro amigos vivem situações cheias de humor e suspense.

Saiba Mais

Política Pra Quê?

Marcelo Siqueira Ridenti

Este livro faz um painel da política brasileira, do fim da ditadura do Estado Novo até a era Lula e a eleição de Dilma, em pleno século XXI. Analisa os partidos no período democrático de 1946 a 1964, o bipartidarismo imposto pela ditadura de 1965 a 1979, e a volta do pluripartidarismo em 1980, seguido pelo retorno à democracia nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. A proposta é ressaltar a importância da participação política de todos, iluminando as alternativas políticas e as visões de mundo que lhes dão base. Ao traçar o histórico e as diversas conexões de influência dos partidos no país, Ridenti abre o horizonte de compreensão da política brasileira,retratando um Brasil que muitos não conhecem.

Saiba Mais

Pra Você Eu Conto

Moacyr Scliar

O primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa? Nesta obra, Juca conta a seu neto a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, uma professora que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos. Emoção e convite à reflexão esperam pelo leitor nesta cativante história de vida.

Saiba Mais

Redações Perigosas Ii, A Fome

Telma Guimarães Castro Andrade

A vida da professora de História Rosemeire parecia estar entrando nos eixos: a nova rotina de aulas em um colégio particular, o concurso de redação sobre o tema “fome”, do qual seus alunos participam, o trabalho de leitura crítica para a editora que publicaria as redações vencedoras... Mas, muitas vezes, a calmaria precede a tempestade, e o que parecia ser apenas um trabalho de correção de textos desencadeia uma série de descobertas que a lançam em investigações e situações perigosas. Leitura instigante, este livro possibilita a reflexão e o olhar crítico a respeito de questões contundentes, como a desigualdade social, a fome e a corrupção.

Saiba Mais

Revolução Em Mim

Marcia Kupstas

O ano de 1984 é marcante para Maria Rita. A separação dos pais a obriga a se mudar para o humilde sobrado da avó. Acostumada com mordomias, ela tem de lidar com uma nova realidade. A escola ainda lhe reserva surpresas...

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

José Louzeiro, Lima Barreto

A história se passa nos primeiros anos da República brasileira. Policarpo Quaresma é um major de hábitos regulares, cujo lazer é estudar a pátria e tudo o que lhe diz respeito. Cercado de militares medíocres e sem vocação, seu exacerbado nacionalismo é considerado loucura perigosa, e ele é trancafiado em um hospício. Após anos de luta incansável para preservar as tradições e os costumes nacionais, Quaresma acaba descobrindo que a Pátria que quisera ter era um mito. Sátira impiedosa de um Brasil burocrático que ainda hoje se mantém atual.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Viagens De Gulliver

Cláudia Lopes, Jonathan Swift

Gulliver é um aventureiro que parte para desbravar novas terras. Depois de um naufrágio, chega a Lilliput, terra de pessoas minúsculas. Em seguida, vai a Brobdingnag, onde ocorre o contrário: todos são enormes. Em Laputa, conhece um povo que só pensa em música e matemática. E, na Terra dos Houyhnhnms, nova surpresa: os homens são irracionais e os cavalos, inteligentes e delicados.

Saiba Mais

Viagens De Gulliver

James Riordan, Jonathan Swift

O aventureiro Gulliver vai parar em Lilliput, um reino onde tudo é minúsculo. Depois conhece Brobdingnag, onde tudo é gigantesco. Lançada em 1726, esta obra maravilha leitores de todas as idades.

Saiba Mais