Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Um Lugar Cheio De Ninguém

Marcelo Xavier

São 22 horas do último dia do mês de julho de 1957 na cidade de Vitória. Neno atravessa a porta – ou ponte – que nos faz adormecer e sonhar e dorme profundamente. Ao acordar, tudo está assustadoramente deserto e silencioso. Incrédulo, o menino resolve testar a realidade e aventurar-se pelas ruas da cidade. Autointitula-se Governador Neno e caminha até sua escola, onde, já desanimado, volta a atravessar a porta – ou ponte – do sono e dos sonhos. Então, nasce um novo Neno.

Saiba Mais

Um Muro No Meio Do Caminho?!

Raimundo Matos De Leão

Você já reparou em sua rua? O que acha dela? Juca está chateado porque acha a rua em que mora sem graça e tão igualzinha todos os dias que poderia fazer o caminho de casa para a escola de olhos fechados. Por isso, avisou os amigos que queria um muro no meio do caminho. Que doideira é essa? Ninguém entendeu! Mas depois de muita conversa, todos arregaçaram as mangas e... um muro diferente, alegre e colorido foi construído: ao invés de separar, transformou-se em ponto de encontro de crianças, adultos e velhos. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Um Outro Pôr De Sol

Marta Neves

Um menino não tinha nada além das maçãs que vendia. Não tinha pai nem mãe, não tinha histórias pra contar, nem nome ele tinha. O menino era só menino, assim como uma maçã é só maçã. Mas tinha um sonho: viajar para bem longe para ver como era o pôr do sol do outro lado do mundo. Um dia, o menino teve uma ideia: inventar, com desenhos, a história de sua viagem para o outro lado do mundo. A história dessa viagem de aventuras e importantes descobertas é contada num texto sensível e poético, com o auxílio de desenhos, colagens, bordado e recortes sobre papel artesanal, num trabalho extremamente original da própria autora.

Saiba Mais

Um Passarinho Me Contou

José Paulo Paes

O poeta brinca com o nome dos bichos, faz adivinhas, prega peças e também conta histórias e diverte com piadas em 16 poemas.

Saiba Mais

Um Redondo Pode Ser Quadrado?

Canini

O Redondo podia fazer quase tudo com os redondos: uma Lua cheia, um Sol feliz, uma girafa enrolada, um porco com nariz ,um gato ou uma gata, um elefante com tromba de chafariz... Não duvide! O que importa é ter imaginação. Com um redondo é possível fazer até um leão! Mas o que o Redondo queria mesmo era fazer um quadrado. Mas que ideia! Será que um redondo pode ser quadrado?! Um dia, passando por uma fila de redondos, ele descobre um jeito de fazer redondos quadrados... ou seria um quadrado redondo? Obra que estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas.

Saiba Mais

Um, Dois, Três, Quatro...

Alcy

No primeiro livro da coleção Unidunitê, as crianças têm a oportunidade de lidar com situações que envolvem a noção de número e contagem. Em ilustrações grandes, bem-humoradas e muito coloridas, a primeira parte do livro envolve a percepção de quantidades em cada página (1 a 10) e a segunda propicia, além da percepção de quantidades, a agregação e a subtração. Ambas permitem a percepção e o conhecimento da seqüência numérica de 1 a 10, além de desenvolver habilidades de percepção de cores e formas.

Saiba Mais

Uma Aldeia Perto De Casa

Telma Guimarães Castro Andrade

Com o intuito de realizar uma pesquisa escolar sobre o Dia do Índio, Marcelo e sua irmã são levados pelos pais a conhecer uma aldeia indígena próxima à cidade onde vivem. Lá, os dois descobrem que seus habitantes não vivem como eles imaginavam. E, a partir de uma entrevista com o pajé da aldeia, fazem descobertas surpreendentes...

Saiba Mais

Uma Certa Primavera

Tadeu Pereira

Quem pensa que em cidade pequena não acontece nada não conhece Jenipapo do Sul. E quem acha que primavera é apenas a estação das flores não sabe dos efeitos dessa época do ano sobre as ideias e os hormônios dos garotos jenipapenses. Unindo um ritmo ágil a uma boa dose de diálogos bem humorados, esta obra vai fazendo do leitor um espectador deliciado das brincadeiras e preocupações de dois amigos inseparáveis: Beto e Edu. Tudo lhes interessa e ocupa: as garotas apaixonantes, os desejos contidos e incontidos, o time de futebol, a iminente falência da escola onde estudam, as excentricidades do vice-prefeito local... Afinal, a amizade multiplica as alegrias e divide as tristezas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Vapt-Vupt

Valquíria Malagoli

Valquíria Gesqui Malagoli explora o universo infantil a partir de rimas singelas e delicadas em poemas breves, mas carregados de emoção e bom-humor. Brincadeiras de criança, personagens fantásticos, bichos, sonhos e mesmo a própria poesia servem de matéria-prima para a autora criar um universo onírico repleto de beleza.

Saiba Mais

Vida Da Gente

Fernando Bonassi

Seleção de crônicas publicadas no suplemento “Folhinha de S.Paulo”, esta obra parte do princípio de que aprender a ler o mundo criticamente é necessário não só aos adultos, mas também às crianças. É um direito delas discutir a realidade, participando e vivenciando a cidadania.

Saiba Mais

Vida De Cachorro

Flavio De Souza

Cansado da falta de atenção da família para com seus problemas, Pedro, um menino de 8 anos, resolve se transformar num cachorro. Imediatamente ele passa a andar de quatro e a latir. E é então que começam as correrias mais engraçadas, as brincadeiras mais gostosas, as estripulias mais malucas de sua vida.

Saiba Mais

Zé Murieta, O Homem Da Capa Preta

Lilian Sypriano

Numa tarde tranquila, Julinho vê, na caixa de correio da Casa Amarela, uma carta do morador do número 660, que o carteiro entregou por engano. Disposto a desfazer o erro, Julinho sai em busca do verdadeiro destinatário e... surpresa! É justamente o endereço do casarão abandonado do homem da capa preta, o morador misterioso de quem muitos têm medo.

Saiba Mais

Zero Zero Alpiste

Mirna Pinsky

Daniel recebeu o apelido de Zero Zero Alpiste porque tem as bochechas rosadas e cobertas de sardas. Ele não gosta que o vejam chorando, pois um dia o pai lhe disse que "homem não chora". Mas ele vive uma aventura com uma flor que lhe mostra não só que homem chora como também que homem deve e precisa chorar de vez em quando.

Saiba Mais