Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Pelos Caminhos Do Sangue

Rogerio G. Nigro

Obra voltada a estudantes do Ensino Fundamental II, mas com profundidade também útil aos do Ensino Médio, Pelos caminhos do sangue apresenta um enfoque interessante sobre o sistema circulatório, mostrando a trajetória da descoberta das funções de cada órgão. Afinal, se hoje a ciência sabe bastante a respeito do sangue, esse nosso líquido vital, isso se deve ao trabalho de alguns estudiosos que enfrentaram inúmeros obstáculos ao longo da história. Trata também das principais doenças e anomalias relacionadas ao sangue, bem como dos cuidados necessários para preveni-las ou combatê-las.

Saiba Mais

Perseguição

Tânia Alexandre Martinelli

Não, não, este não é um livro de aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying. Leo e Malu sofrem esse tipo de perseguição no nono ano: são alvos de comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto. Todos os dias. Por causa do cabelo, do peso, da roupa, não importa. É tudo preconceito. Preconceito? "Ah, mas é só brincadeira!", alguns vão dizer. "Não precisa ser radical, qual o problema? Eles não ligam..." Ligam sim. E não sabem o que fazer. Em quem confiar? Para quem contar? Como anular as provocações e reestruturar a autoestima Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação...

Saiba Mais

Poesia Marginal

Ana Cristina Cesar, Cacaso, Chacal, Francisco Alvim, Paulo Leminski

O experimentalismo, a irreverência, o lirismo e a rebeldia de cinco poetas da "geração mimeógrafo" em uma antologia que revela o espírito não conformista da juventude durante a ditadura militar.

Saiba Mais

Política Pra Quê?

Marcelo Siqueira Ridenti

Este livro faz um painel da política brasileira, do fim da ditadura do Estado Novo até a era Lula e a eleição de Dilma, em pleno século XXI. Analisa os partidos no período democrático de 1946 a 1964, o bipartidarismo imposto pela ditadura de 1965 a 1979, e a volta do pluripartidarismo em 1980, seguido pelo retorno à democracia nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. A proposta é ressaltar a importância da participação política de todos, iluminando as alternativas políticas e as visões de mundo que lhes dão base. Ao traçar o histórico e as diversas conexões de influência dos partidos no país, Ridenti abre o horizonte de compreensão da política brasileira,retratando um Brasil que muitos não conhecem.

Saiba Mais

Ponha-se No Seu Lugar!

Ana Pacheco

Lucas acorda e percebe que seu nariz não está mais em seu rosto, no lugar dele, não há nada, apenas uma superfície lisa. Zizo, seu arqui-inimigo, reconhece que o nariz encontrado no meio do pão de queijo que comprou na cantina da escola é o de Lucas e acaba jogando-o na lata de lixo a fim de se livrar dele. Então, o nariz ganha vida própria e torna-se a nova atração do colégio, provocando admiração unânime, de meninas e meninos. Nariz conquista Florinha, a mais bonita e rica do colégio, cuja garota Lucas havia decidido que queria namorar. Depois disso, inicia-se a aventura em que Lucas tenta reconquistar seu nariz e colocar o Nariz no lugar dele.

Saiba Mais

Por Mares Há Muito Navegados

Álvaro Cardoso Gomes

Dedé odiou sua tarefa: ler Os lusíadas nas férias! Mas seu pai tem a solução: refazer a rota de Vasco da Gama, revivendo a emoção e as aventuras narradas no livro de Camões.

Saiba Mais

Primavera Dos Mortos

Jorge Fernando Dos Santos

Uma enxurrada arrastou Leôncio e sua cunhada Gláucia para a morte prematura. Essa foi a história contada em Morro do Calvário após uma tempestade castigar o lugarejo. O suposto acidente teria sido esquecido, não fosse uma pista inconveniente aflorar três anos depois, indicando um duplo assassinato. Como explicar o buraco de bala encontrado no crânio da mulher e qual seria o verdadeiro relacionamento entre ela e o cunhado? Na árdua tarefa de investigar o mistério, o delegado Galeno Valadares se vê diante do silêncio obstinado de todos os que conheciam as vítimas. Transferido da capital por discordar da ditadura militar que então governa o país, ele logo percebe que os habitantes da pacata cidadezinha guardam segredos, muitos segredos…

Saiba Mais

Prisioneiro B-3087

Alan Gratz

Este livro é baseado na vida de Ruth e Jack Gruener. Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener assiste à invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. Do início ao fim do conflito, o garoto passa por dez campos de concentração e enfrenta viagens em vagões de gado. Faminto, sujo e subjugado, ele é um exemplo de perseverança. Sua jornada é contada neste tocante relato.

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Quem Quer Ficar, Quem Quer Partir

Marcia Kupstas

Quem quer ficar, quem quer partir pode significar enfrentar ou esquecer, ganhar ou perder, ficar ou fugir, viver ou morrer... Um fato revolveu o passado que estava esquecido em Pedra Alta, onde muitas vidas se cruzaram: Madu morreu. Enfim, somente vinte anos depois, ao se despedirem de uma pessoa tão querida, um grande mistério que envolvia a amizade de DEDALU será revelado, quando três amigas de infância se reencontram.

Saiba Mais

Quem, Eu? - Um Poeta Como Outro Qualquer

José Paulo Paes

Neste depoimento de caráter autobiográfico, José Paulo Paes narra a sua trajetória pessoal e profissional: de menino do interior e bom leitor, desde a infância, até se tornar tradutor, poeta e crítico literário. E, ao relembrar suas experiências, orienta os jovens na difícil tarefa de conciliar a vida profissional – a carreira que se escolhe ou se é levado a escolher – e a vocação.

Saiba Mais

Quer Tc Comigo?

Valéria Melki Busin

Marcelo conhece Rita na internet, e os dois iniciam um namoro virtual. Será que Marcelo deve contar a ela que é negro?

Saiba Mais

Quero Ser Belo

Tânia Alexandre Martinelli

Priscila e André são obcecados pela beleza física, mas o amor, o respeito e a amizade os ajudam a redirecionar seus valores. Uma busca incessante pelo corpo perfeito, pela beleza que está a toda hora estampada nas capas de revistas. Este é um drama criado pela ditadura das agências de modelo e dos folhetins adolescentes. A obra aborda, de forma objetiva e clara, com uma linguagem ágil e jovem, esse problema atual que atinge muitos jovens de nosso país. Num gostoso ambiente escolar, os heróis desta empolgante história irão descobrir os verdadeiros valores da vida.

Saiba Mais

Rastros e riscos: minhas memórias de leitores

Ana Maria Machado

“Este livro é um registro precioso da transformação que a leitura pode ter na sociedade.” – Marcos da Veiga Pereira, editor. Escrito por Ana Maria Machado e publicado às vésperas da comemoração de 80 anos de vida da autora, trata-se de um livro de memórias autobiográficas, com uma reunião de relatos de experiências relacionadas a livros e leitores ao longo da carreira de escritora. Nas palavras de Ana Maria: “Rastros de uma jornada que me trouxe até aqui. Uma boa jornada, apesar dos riscos”.

Saiba Mais

Rei Lear

Hildegard Feist, William Shakespeare

Idoso e cansado, o rei Lear resolve dividir o reino entre suas três filhas: Goneril, Regane e Cordélia. Para ter direito à sua parte, elas têm de provar o amor ao pai por meio de palavras. As mais velhas, Regane e Goneril, saem-se bem, enganando o velho monarca com bajulações. Mas Cordélia, a filha predileta e sincera no seu amor, desaponta o pai com sua resposta e é deserdada. Lear traça dessa forma seu destino. Por não conseguir distinguir entre lisonja e sentimentos verdadeiros, descobrirá depois de muito sofrimento quem realmente são suas filhas.

Saiba Mais

Revolução Em Mim

Marcia Kupstas

O ano de 1984 é marcante para Maria Rita. A separação dos pais a obriga a se mudar para o humilde sobrado da avó. Acostumada com mordomias, ela tem de lidar com uma nova realidade. A escola ainda lhe reserva surpresas...

Saiba Mais