Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Mágica Para Cegos - Contos E Contracontos

Marco Túlio Costa

Personagens comuns, loucos, mágicos, marginais e cegos enfrentam os desafios de uma realidade em que as fronteiras entre o cotidiano e o absurdo nem sempre estão delimitadas. O que parece certo em uma narrativa é colocado em dúvida na outra; o mistério de um conto se desvenda em outro, o protagonista de uma história é coadjuvante em outra… Um recuso para mostrar que as situações podem ser vistas de diferentes ângulos.

Saiba Mais

Mano Descobre A Arte

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

Mano tem de lidar com dois novos alunos que menosprezam os ensinamentos da professora de arte. Junto com a amiga Carol, ele se envolve num sarau e entra em contato com importantes referências artísticas, como o autor William Shakespeare.

Saiba Mais

Mano Descobre A Confiança

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

Mano perde o avô, que também era seu melhor amigo. Enquanto aprende a lidar com essa perda, ele conhece uma garota que mexe com sua cabeça. Mistérios, emoções intensas e descobertas inesperadas marcam a travessia de Mano rumo à maturidade.

Saiba Mais

Mano Descobre A Liberdade

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

Em uma narrativa gostosa e emocionante, Mano descobre o passado surpreendente de seu avô e aprende o verdadeiro sentido da palavra "liberdade".

Saiba Mais

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais

Márika E O Oitavo Ano

Lino De Albergaria

Márika é uma adolescente. Não como qualquer uma: ela é uma estrangeira em terra estranha. Com o coração dividido entre a saudade que sente de sua mãe, que ficou na República Tcheca, e o compromisso de refazer sua vida ao lado de seu pai no Brasil, ela vai perceber que a vida, apesar dos momentos difíceis, tem um lado muito doce e alegre. E que lugar é mais doce e alegre do que o Brasil? Este livro, conduzido pela jovem Márika, é o terceiro de uma série com as mesmas personagens que crescem e vão-se confrontando com as novidades, os conflitos e as surpresas trazidas pela vida.

Saiba Mais

Matéria De Delicadeza

Stela Maris Rezende

Um livro de contos sobre jovens em situações de decisão. Na primeira parte da obra, as personagens estão envolvidas em conflitos interiores. Na segunda, as histórias apresentam a elaboração de planos e a colocação deles em prática, há mais diálogo com o mundo real. A terceira parte são contos em que as personagens, em pleno mundo exterior, dão uma guinada na vida: planos, desejos e ações se misturam no diálogo; correm-se riscos, em situações emocionantes, narradas em linguagem poética.

Saiba Mais

Melhores Dias Virão

Giselda Laporta Nicolelis

Enquanto a mãe e os irmãos trabalham, Lenílson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Conhece Zelão e sua gangue e, dessa forma, entra para o mundo da marginalidade. Depois de fugir da Febem, organiza sua própria gangue. Tentando escapar de um grupo de extermínio, resolve morar em uma cidade do interior, onde encontra oportunidade de refazer sua vida. Narrando sua própria história, o protagonista dá um exemplo de como superar a pobreza e os erros cometidos.

Saiba Mais

Memórias De Um Jovem Padre

Álvaro Cardoso Gomes

José pensa em abraçar a vida religiosa. No auge da dúvida, lê O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, que abala suas ideias sobre a vocação. Também seu coração é balançado pela tentadora Maria Cláudia.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance, que faz uma bem-humorada crônica de costumes do Brasil de dom João VI. A ironia e o deboche com que Manuel Antônio de Almeida conta as trapalhadas de Leonardo, primeiro malandro da literatura nacional, situam a obra além das características do movimento literário do período em que foi escrita, o Romantismo.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Carlos Heitor Cony, Manuel Antônio De Almeida

O romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a malandragem como ocupação. O jovem vive se envolvendo com mulheres e arrumando confusões, a ponto de ser preso algumas vezes. Com uma trajetória dessas, não deixa de ser irônico o fato de que Leonardo acabe se tornando um militar.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

José Louzeiro, Machado De Assis

Publicado em 1881, este romance é o marco do Realismo brasileiro. Brás Cubas, homem abastado que nunca precisou trabalhar, escreve uma autobiografia depois de morrer. O defunto relata passagens de uma vida cheia de insucessos e mesquinharias. Com sua ironia característica, Machado apresenta uma visão cruel da natureza humana.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

No romance, um defunto dialoga com o leitor e conta sua vida. Abusando da ironia, Brás Cubas traça um perfil impiedoso de si próprio e das pessoas com quem conviveu. Mais que isso, faz um retrato sarcástico da sociedade de seu tempo.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Meninos Em Guerra - História De Amizade E Conflito Na África

Jerry Piasecki

Uma triste realidade é comum em vários países da África: as guerras civis, que destroem populações e impedem o progresso de gerações. Esse assunto delicado é abordado em Meninos em guerra e pode ser introduzido em sala de aula por meio da história de Thomas e Deng, garotos sequestrados por milicianos e forçados a guerrilhar. Torturas, ataques armados e mortes passam a fazer parte do dia a dia, e eles precisam esquecer que são adolescentes e lutar pela sobrevivência. Uma lição de paz, que inspira o enfrentamento das injustiças e do ódio que gera preconceito e violência contra inocentes.

Saiba Mais

Mensagem

Fernando Pessoa

Épico. Irônico. Lírico. Boa parte da complexidade desta obra poética, essencialmente nacionalista, está nas muitas facetas – contraditórias apenas na aparência. Em seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa enaltece, mais do que a história e os feitos de sua pátria, a “alma portuguesa” e seus enigmas em poemas que mais tarde se tornariam ícones do Modernismo português.

Saiba Mais

Mensagem Para Você

Ana Maria Machado

Mensagens estranhas invadem os computadores de Soninha, Zé Miguel, Fabiana, Robinho, Mateus e Guilherme. Elas parecem atravessar épocas e distâncias. Quem escreve assina ora como Marco Polo, ora como a rainha Nefertite. O que há por trás desse enigma?

Saiba Mais