Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Lúcia Já-Vou-Indo

Maria Heloísa Penteado

A lesma Lúcia é tão devagar que, para ir a uma festa, tem de sair de casa com uma semana de antecedência.

Saiba Mais

Lunetando

Márcia Leite

Pedro ganha de seu pai uma luneta antiga. Ele fica radiante com o presente, mas não consegue ver as estrelas nem a Lua. De sua janela só vê prédios. O garoto, então, descobre algo fascinante: as janelas dos prédios vizinhos. O que acontecerá quando seus olhos descobrirem Luísa, uma garota que também gosta de lunetar?

Saiba Mais

Macaquices

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Um macaco decide retratar a macacada. Todos ficam tão animados que começam a fazer poses diversas. Uns pulam, outros gritam e a confusão é tanta que o pintor tem de mudar a tela de lugar o tempo todo, em busca do melhor ângulo. Até que a tela fica pronta. Qual será o resultado?

Saiba Mais

Mãe Canguru, Filho Canguru

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Agarrado à bolsa da mãe, o canguru pergunta sobre tudo. Com o tempo, ele deixa o calor materno para descobrir o mundo com seus próprios pulos.

Saiba Mais

Mágica Terra Brasileira

Elias José

Poemas bonitos e emocionados inspirados em quadros da pintora Meiga Villas Boas, descrevendo cenas e paisagens de um cotidiano tipicamente brasileiro, especialmente mineiro, com suas personagens simples, suas festas e eventos que ainda persistem, timidamente, no interior do país.

Saiba Mais

Mamãe Botou Um Ovo!

Babette Cole

Papai e mamãe decidiram contar aos filhos como são feitos os bebês. E acabaram inventando um monte de besteiras, sem imaginar que as crianças já sabiam de toda a verdade.

Saiba Mais

Manchas

Renata Bueno

Manchas estão em toda parte. Mas com um pouco de imaginação é possível transformá-las em monstros, bichos, castelos ou até mesmo em uma barba! Manchas pontudas, redondas, largas ou estreitas... Manchas semelhantes que formam coisas tão diferentes, ou que quando estão juntas dão origem a texturas e objetos curiosos. Experimente esta aventura e divirta-se usando a capa do livro para fazer suas manchas e também transformá-las em arte!

Saiba Mais

Maneco Caneco Chapéu De Funil

Luís Camargo

Maneco Caneco Chapéu de Funil é formado por vários objetos cansados de não fazer nada, que saem em busca de aventura.

Saiba Mais

Mãos Ao Alto! É Um Assalto!

Lilian Sypriano

Os habitantes da Casa Amarela se veem às voltas com desconfianças acerca de dois amigos do Vovô Antônio Gatônio, que vão visitá-lo para assistir a um jogo do Fluminense. Como se não bastasse a cara de poucos amigos de Liloca Gatoca no dia do jogo, na manhã seguinte Vovó Catita Gatita vai ao banco para receber sua aposentadoria e… Mãos ao alto! É um assalto! E agora? Será que os amigos de Vovô têm alguma coisa a ver com isso?

Saiba Mais

Mãos De Vento E Olhos De Dentro

Lô Galasso

Tico adora olhar, com sua amiga Lia, as figuras que as nuvens formam. Quando descobre que a menina é cega, ele passa a modelar a forma das nuvens em argila.

Saiba Mais

Marcus Robô

Maria Heloísa Penteado

O desejo de Maruca é atendido por uma fada e ela ganha um robô que faz tudo. Mas a menina está atrasada na escola e não consegue ler o que está escrito nos botões de seu robô. Em vez de apertar o botão de arrumar a cama, aciona o de dar banho em criança e vai parar no chuveiro! Após muita confusão, Maruca descobre que é melhor deixar a preguiça de lado e aprender a ler.

Saiba Mais

Maria Borralheira

Sílvio Romero

Maltratada pela madrasta e pelas duas filhas dela, Maria Borralheira acha uma varinha de condão e, assim, consegue um lindo vestido e uma carruagem para ir à festa da cidade. Este conto popular, recolhido por Sílvio Romero no interior do Sergipe, é uma versão brasileira do clássico infantil Cinderela.

Saiba Mais

Maria Poliana

Lino De Albergaria

Insatisfeita com seu nome, Maria Poliana, que prefere ser chamada de Ana, entra em conflito com a nova professora de Português, que durante a chamada usa o nome verdadeiro da menina. Paralelamente, outros problemas a incomodam: os pais separados, a mãe, que além de se fazer de vítima por não trabalhar fora é a culpada pelo nome horrível (tirado de Pollyana, de Eleanor H. Porter, livro que a mãe adora e que Ana se recusa a ler), sem contar os olhos verdes e irônicos de Rodrigo, seu colega, com quem entra numa batalha surda. Com a agressividade e a intolerância típica dos adolescentes, Ana vive seus conflitos e novas descobertas, conseguindo lidar com as questões que a afligem.

Saiba Mais

Maria Sapeba

Ana Maria Machado

A lenda do linguado, um peixe que os índios chamavam de Maria Sapeba, mistura o jeito indígena de explicar os bichos com as histórias que eles ouviam dos jesuítas que vieram catequizá-los.

Saiba Mais

Maria Vai Com As Outras

Sylvia Orthof

A ovelha Maria ia sempre com as outras. Mas, um dia, ela resolveu trilhar seus próprios caminhos.

Saiba Mais

Maricá, Marilá E Maricolá

Maria Heloísa Penteado

Maricolá é uma bruxa diferente de suas irmãs: usa vestido cor-de-rosa, toma banho e quer namorar o moço da quitanda.

Saiba Mais

Marinheiro Rasgado

Ricardo Azevedo

Marinheiro Rasgado era um homem que vivia na praça de uma cidade e que tinha muitas histórias para contar para as crianças que se tornaram amigas dele, principalmente sobre as suas aventuras vividas na China. O texto tematiza a dualidade entre aparência e essência, entre o individual e o coletivo. Trata também da curiosidade, do fascínio pela descoberta de algo novo, das brincadeiras, do relativismo, do amor, da morte e da separação e da amizade.

Saiba Mais